Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Requeijão de corte da fazenda: Saiba como preparar essa receita tradicional de maneira prática

Tipo:

requeijao-de-corte-da-fazenda

Ingredientes:

  • Leite – quantidade de sua preferência para a coalhada
  • Leite q.b. para as demais etapas
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Quanto maior a quantidade de leite para coalhar, maior a quantidade de coalhada. Numa panela coloque o leite para coalhar e espere 2 dias para retirar a manteiga e só depois esquentar a coalhada. Reserve a manteiga retirada para outra etapa.
  2. Em outra panela, coloque a coalhada e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, para não criar soro novamente e deixe aquecer, não é para deixar ferver. Essa mistura tem que ficar na temperatura de mamadeira.
  3. Passe essa mistura por um pano de prato para coar todo o soro. Amarre o pano ou o saco onde foi disposta a coalhada e deixe pendurado em algum local até o outro dia para escorrer completamente todo o soro e formar a coalhada escorrida.
  4. No outro dia, retire a coalhada escorrida de entro do saco ou do pano de prato, coloque numa vasilha e esfarele bem com uma colher ou com as mãos. Coloque a manteiga reservada no início, numa panelinha e leve ao fogo baixo até derreter.
  5. Numa panela grande, em fogo médio, coloque a coalhada esfarelada, adicione leite suficiente para cobrir toda a coalhada. Assim que iniciar fervura, o leite vai mudar de cor e vai formar o soro. Remova totalmente esse soro dessa mistura.
  6. Repita esse processo de “lavar a massa da coalhada” por mais 2 vezes e remova completamente o soro e cada vez da lavagem.
  7. Na última “lavagem”, a mistura já vai estar “dando liga”, e com uma textura totalmente diferente da textura da coalhada escorrida.
  8. Irá reduzir um pouco e estará adquirindo uma cremosidade. Disponha novamente no saco onde foi coada a coalhada, para remover o soro que se formou nessa última lavagem.
  9. Numa panela grande coloque um pouco da manteiga retirada e derretida, e a massa da coalhada lavada esfarelada. Adicione sal a gosto.
  10. Leve ao fogo baixo, e literalmente iremos “fritar” essa massa, mexendo o tempo todo, até obter uma mistura cremosa, elástica e homogênea. E o requeijão de corte mais delicioso do mundo acaba de ficar pronto.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g





Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

11076271_1005470299463080_6403674939003521166_n
Bacalhau dos deuses

Aprenda com a gente a fazer um bacalhau dos deuses!!! Acredite, o...

cafe-mexicano-f8-12422
Café Mexicano

O café mexicano chegou para apimentar e esquentar!!

138365_highlight
Bolo de uva

Sabe aquele bolo de uva que a vovó fazia? Aqui tem a...

Amor aos Pedaços
Amor aos Pedaços

Modo de Preparo: Bolo: Bata as claras em neve e reserve. Bata...

Deixe seu comentário

X