Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Qual é a maneira correta de comer brócolis para aproveitar seus nutrientes?

Tipo:

Qual-é-a-maneira-correta-de-comer-brócoli-para-aprovechar-sus-nutrientes-500×349-500×349

O brócolis é um vegetal muito famoso em todo mundo reconhecido por sua grande quantidade de benefícios para o corpo, destacando-se sua ação anti-inflamatória, propriedades anticancerígenas e poder alcalinizante que ajuda a melhorar a saúde do organismo. Esse alimento é considerado como um dos alimentos mais completos e nutritivos, pois é uma fonte de vitaminas C e E, betacaroteno, flavonoides, isotiocianatos, compostos com enxofre, fibra dietética, luteína e muito poucas calorias. Entretanto, a maioria dos consumidores desconhece qual é a forma correta de prepará-lo e costuma comer somente  o florete ou a parte superior do vegetal. Para começar a comer brócolis da forma adequada e aproveitando ao máximo todos seus nutrientes, a seguir compartilharemos mais dados sobre esse vegetal e sua forma correta de consumo.


Quais são as partes do brócolis que devemos comer?

As pessoas que incluem brócolis em sua dieta costumam comer somente suas flores, jogando no lixo as folhas e os talos. O que a maioria não conhece, é que é justamente nessas partes do brócolis onde se concentram uma grande quantidade de nutrientes que deveriam ser aproveitados.

Por exemplo, os talos dos brócolis contêm uma importante quantidade de fibra, que de fato, supera a que as flores têm. Além disso, suas folhas contêm betacaroteno em maiores quantidades comparado com os talos e as flores.

Como incluir os talos do brócolis em sua dieta?

O sabor dos talos do brócolis é ligeiramente doce e muito delicioso. Podem ser consumidos retirando sua capa exterior e cortando-os em partes. Para sua correta preparação devem ser cozidos antes que as flores, já que demoram uns minutos a mais em ficarem prontos.

Como incluir folhas de brócolis em sua dieta?

As folhas do brócolis muitas vezes são descartadas porque não sabemos que são ricas em nutrientes. As folhas se caracterizam por seu alto conteúdo de betacaroteno, que é um importante antioxidante capaz de reduzir os riscos de câncer de mama e as possibilidades de desenvolver degenerações maculares ligadas à idade.

Também são uma fonte de vitamina A, importante para fortalecer o sistema imunológico e proteger a visão. Só 30 gramas de folhas de brócolis podem contribuir com 44% da quantidade de vitamina C recomendada por dia.

As folhas do brócolis podem ser ingeridas na dieta da mesma forma em que se preparam as flores, mas a melhor forma de comê-las é assadas, refogadas ou ao vapor.

Qual é a forma ideal de comer brócolis ao vapor?

A maioria das pessoas não tem conhecimento, mas a forma de preparar os alimentos é muito importante na conservação de todos os seus nutrientes. Nesse caso, é importante saber como cozinhar de forma adequada o brócolis ao vapor, já que isso permitirá aproveitar seus grandes benefícios.

Essa forma de preparar o brócolis fará com que possamos aproveitar todos seus nutrientes e contribuirá com incríveis benefícios ao corpo. De fato, em um estudo realizado em 2008 e publicado pelo Jornal De Agricultura e Química, determinou-se que a cocção ao vapor é a forma adequada de preparar as verduras, já que permite conservar a maioria dos nutrientes e, como consequência, os resultados serão mais saudáveis.

Como prepará-lo?

Pode-se cozinhar ao vapor só ou acompanhado com outras verduras. Para isto o ideal é utilizar uma panela própria para a cocção ao vapor, na qual devemos deixar o brócolis durante 15 minutos aproximadamente.

Como combinar o brócolis?

Uma das vantagens do brócolis é que é um alimento muito versátil que se combina muito bem com outros alimentos e sabores. Essa verdura vai muito bem com alimentos ricos em vitamina B, como é o caso dos tomates e os espinafres. Também pode ser consumido de uma maneira mais simples, enfeitando-o com azeite de oliva e suco de limão.

Como preparar uma salada saudável de brócolis?

Essa hortaliça pode ser o ingrediente principal de suas saladas saudáveis dentro de uma dieta equilibrada.

Ingredientes

1 kg de brócolis
2 tomates
1 pimentão verde
½ cebola
150 g camarão cozido
Azeite de oliva
Um pouco de pimenta
Uma pisca de sal
Instruções

Separar e lavar bem os ramos de brócolis. Pôr para cozinhar em água salgada e quando estiverem preparados, escorrer e reservar em uma tigela.
Cortar os tomates em cubos, o pimentão em lâminas e picar a cebola em tiras finas. Misture tudo com os camarões para logo acrescentar à tigela com o brócolis.
Sirva a salada fria.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

353489000.jpg
Diga adeus às espinhas e à acne com esta máscara de aveia e leite

Os cravos e as espinhas são problemas cutâneos muito comuns, que costumam...

35306_highlight
Coxa empanada prática, econômica e deliciosa da Vó Ana

Coxa empanada é feita em passos simples. Vem ver!!

Captura de Tela 2017-11-12 às 13.03.19
COMO FAZER RECHEIO DE BOLO E TORTA – 4 RECEITAS DE RECHEIOS PARA BOLO RECHEADO

Um bom bolo e uma boa torta tem que vir acompanhada de...

51982_original
Pizza Light com tomate seco e rúcula

Que tal uma opção RÁPIDA e SAUDÁVEL pra hoje?

Deixe seu comentário

X