Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Propriedades curativas do alho

Tipo:

551000.jpg

O alho é um ingrediente comum em muitas de nossas refeições. No entanto, muitos ignoram que, além de trazer um toque inconfundível para nossos alimentos, ele também pode melhorar significativamente nossa saúde.


Durante muito tempo, as propriedades curativas do alho foram utilizadas para a preparação de medicamentos naturais, por exemplo, por seus efeitos diuréticos, causados pela ação de seus óleos essenciais e seus açúcares de baixo peso molecular, e recentemente, surgiram diferentes estudos científicos que validam seu uso como remédio eficaz para muitas outras doenças. Mas, o que faz deste um alimento tão bom para nosso bem-estar?

O alho para prevenir

O alho é um elemento muito efetivo na prevenção de todo tipo de doença e males cardiovasculares. Logo, por exemplo, ajuda a reduzir a pressão arterial nas pessoas, graças a estimulação da produção de ácido sulfídrico, o qual relaxa os vasos sanguíneos e melhora o fluxo de sangue no organismo. Além disso, ajuda a prevenir e reduzir o endurecimento das artérias que dificulta a circulação. 

Por outro lado, é também excelente para a digestão. Mesmo que em algumas pessoas possa gerar gases, e não ser recomendado para aqueles que sofrem de acidez ou males gástricos fortes, o consumo de alho traz grandes benefícios para o sistema digestivo, já que ajuda a processar melhor nossos alimentos. 

Além disso, o alho colabora com a eliminação de resíduos do organismo, ajuda a prevenir as inflamações estomacais e intestinais, e inclusive pode eliminar bactérias danosas nos intestinos, sem afetar aquelas que ajudam no processo da digestão.

Como foi mencionado no começo, ele é também um excelente diurético, facilitando a eliminação de líquidos e toxinas. Para conseguir este efeito em nosso organismo, basta realizar a seguinte fórmula, muito simples: misturar alguns dentes de alho moídos em um litro de água e consumir diariamente dois copos deste preparado, durante duas semanas. Deve-se esperar pelo menos uma semana para voltar a consumi-lo.

Finalmente, muitos estudos sugerem que existe uma relação entre o consumo regular do alho e a redução do risco de adquirir distintos tipos de câncer, devido as suas propriedades antibacterianas e pelo bloqueio da formação de substâncias cancerígenas.

O alho parece apresentar resultados bons na prevenção dos diferentes tipos de câncer que afetam o trato gastrointestinal, isso pode ser devido ao seu conteúdo de enxofre, o qual teria efeitos positivos na luta contra essa doença.

O alho para curar

Não existe nada melhor do que a prevenção para estar saudável, porém é inevitável que, eventualmente, soframos com algum tipo de doença. Neste caso, o alho também pode ser um aliado muito importante para nós. Por exemplo, a alicina, um componente desta planta, é um potente antibiótico, muito eficaz na eliminação de micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas.

Além disso, trata-se de um antibiótico seletivo: por ser natural, elimina as bactérias nocivas sem danificar aquelas que são boas para nosso organismo.

O alho é também um poderoso fungicida e antiviral. Este último foi demonstrado em pacientes com HIV, que depois de consumir ao redor de 5 dentes diariamente, mostram uma atividade imune anormal. Isso é somente uma mostra dos poderosos efeitos curativos deste alimento.

Propriedades curativas do alho: saúde a nosso alcance

Seja sozinho, em preparados, ou com os alimentos, o seu consumo é uma excelente forma de afastar e curar muitas doenças.

É importante considerar que, a fim de aproveitar ao máximo todos os nutrientes e as propriedades do alho, o melhor é consumi-lo cru. No entanto, existem outras apresentaçõesem pó, desidratado ou em forma de óleo.

Inclusive é possível adquirir cápsulas de alho processado, as quais permitem aproveitar os componentes deste grande alimento e trazem uma solução ideal para aquelas pessoas que não toleram seu aroma ou sabor, assim que já sabe: você não tem desculpa para não consumi-lo!

Imagem cortesia de Christine Vaufrey

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

exercicio_-_bracos_e_costas_ed
EM 21 DIAS, BRAÇOS E COSTAS TONIFICADOS E COM MENOS GORDURA – MAS VOCÊ TEM QUE FAZER ISTO!

Braços, costas, nádegas e abdome são áreas que quando acumulam gorduras, há...

128242_highlight
Pavê de mousse de maracujá e brigadeiro branco

Pavê delicioso leva mousse de maracujá e brigadeiro branco. Tem como resistir?...

22549728_722832241239023_1900727993462468162_n
Empadão de Frango Com Requeijão

INGREDIENTES. 1/2 lata de creme de leite. 4 xícaras (chá) de farinha...

Como Trufar Panetone
Como Trufar Panetone

Ingredientes: 1 panetone (pode ser chocotone) 250g de chocolate ao leite ou...

Deixe seu comentário

X