O abacate é um dos alimentos básicos recentes da alimentação saudável moderna. A deliciosa tigela de guacamole pode ser o seu próximo lanche favorito, e sem culpa por causa da presença dessa fruta saudável.


Os muitos benefícios do abacate conquistaram a comunidade preocupada com a saúde. Esta fruta é rica em vitaminas essenciais como vitamina B5, B6, C, K, E, potássio, etc. Abacates também são uma ótima fonte de fibras e dizem ter um ácido graxo saudável para o coração, semelhante ao encontrado no azeite de oliva.

Devido à sua versatilidade na cozinha, a popularidade do abacate continuou a aumentar. Podem ser facilmente incluídos em todos os pratos para enriquecer a cor, ou para substituir uma escolha menos saudável sem alterar o sabor da refeição.

Explicamos como cultivar seus próprios abacates em alguns passos simples, sem a necessidade de um grande jardim.

1. Brote o caroço do abacate

Pegue o caroço do abacate e enfie três palitos nele. Certifique-se de que eles sejam colocados aproximadamente no meio e equidistantes. Os palitos devem ser fortes e idênticos, pois permitirão que o miolo fique suspenso.

Em seguida, coloque o caroço do abacate em um copo com água, de forma que sua ponta arredondada fique de molho em 2 cm de água. Use os palitos conforme a foto acima.

Deixe os caroços de molho por duas a seis semanas em um local quente, longe da luz solar direta.

Durante esse tempo, você deve ver as raízes e o caule crescerem. Quando o caule tiver 15 cm de comprimento, corte-o para 7 cm. Deixe as raízes engrossar e as folhas crescerem.

2. É hora de plantar

Encha um vaso de 25 cm de diâmetro com solo rico em nutrientes. Plante o caroço em um pequeno buraco feito no centro do vaso, certificando-se de que suas raízes estejam no solo e que metade do caroço esteja descoberto. Para uma boa drenagem, pode-se usar um vaso de barro com furo no fundo.

Mantenha o solo úmido sem saturar muito, certificando-se de regar suas sementes generosa e regularmente. Se as folhas começarem a amarelar ou murchar, deixe o caroço secar por um tempo e continue regando em quantidades menores. Se as folhas ficarem marrons e secas, provavelmente você não está regando o abacate o suficiente. Coloque o vaso em uma bacia e regue até que a bacia esteja cheia, depois deixe assim por pelo menos 1/4 de hora, para garantir que sua planta esteja completamente drenada.

3. Desfrute do seu próprio abacateiro!

Você fez isso! Continue regando o abacateiro e você notará que os frutos começam a se formar, embora demore um pouco.