Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O que causa dores no calcanhar?

Tipo:

839888615.jpg

A dor no calcanhar é uma realidade comum e incômoda, algo que sem dúvida já te ocorreu alguma vez. É uma dor pulsante que se estender por todo o pé e nos impede de realizar os movimentos normais. E quais são suas causas? A seguir, falaremos exatamente disso. Confira!


Qual pode ser a origem de uma dor no calcanhar?

calcanhares-rachados1

Habitualmente a dor no calcanhar pode aparecer depois de um esforço particular que realizamos, ou de um pequeno acidente ou ainda, simplesmente, surgir subitamente sem que saibamos bem qual é a razão.

A primeira coisa que devemos saber é que o osso do calcanhar é o maior dos 26 ossos que formam o pé humano, e que, por sua vez, possui 33 articulações. Isso quer dizer que essa é uma parte realmente sofisticada e ao mesmo tempo delicada, com seus mais de 100 tendões, músculos e ligamentos. É normal que em algumas situações sua saúde e sua integridade sejam afetadas.

Quando a dor surge pode ser sentida mais na parte frontal ou na parte traseira do calcanhar, um sofrimento que afeta o desenvolvimento mecânico dos passos quando andamos. A tensão e a dor podem ocorrer devido a uma série de fatores que nos acometem uma vez após outra. Antes de tudo, é preciso saber que será o médico quem dará um diagnóstico preciso sobre a situação.

1. Esporões

Essa costuma ser, sem dúvida, a origem mais frequente de dores no calcanhar. Mas, o que é realmente um esporão? Trata-se de um crescimento ósseo na parte inferior do osso do calcanhar e é, por assim dizer, como uma prolongação de poucos milímetros do próprio osso, o que causa muita dor.

Costuma surgir depois de um esforço excessivo dos músculos e ligamentos do pé, que alonga a parte do tecido que conecta o calcanhar à parte anterior da pele, desgrudando assim a membrana que cobre o osso do calcanhar. E por que acontece? Pode ser por uma forma errada de andar, pelo mau uso de sapatos, por correr de forma inadequada durante um dia, por forçar incorretamente o pé e inclusive devido à obesidade.

Todas essas causas devem ser nossas conhecidas, para que saibamos que uma dor no calcanhar dessa origem é normal.

2. Fascite plantar

Fascite-plantar

Se a dor no calcanhar se estende até a base do pé, há uma grande probabilidade de que o problema seja uma fascite plantar. Ela ocorre quando existe uma inflamação na parte do tecido conjuntivo fibroso (fascia), que envolve da base do pé até o calcanhar e a parte anterior do pé. A inflamação, por sua vez, tem origem em grandes esforços, longas caminhadas, corridas, passeios por tempo excessivo com sapatos incômodos, dentre outras.

As fibras do tecido mole da pele do pé se estiram muito ou se rompem, causando muita dor. Mas, outro aspecto a considerar é que às vezes o esporão também está associado à fascite plantar.

Quando sofremos de fascite plantar descansar proporciona apenas um alívio temporal. Depois de um tempo a dor aparece novamente, sempre que movimentamos e alongamos o calcanhar. Assim, é essencial que um médico examine e defina um tratamento.

Além do tratamento convencional, não duvide da eficácia de alguns remédios caseiros e não se esqueça, por exemplo, que o gelo pode aliviar a dor e que massagens com óleo de alecrim podem diminuir inflamações.  As bandagens funcionais também oferecem bons resultados, bem como rolar nossos pés sobre uma garrafa de água congelada.

3. Pronação (movimento de rotação do pé) excessiva

andar-emagrecer4

Talvez o termo “pronação excessiva” não te seja familiar, para simplificar, esse movimento ocorre quando andamos de modo incorreto e acabamos por girar o pé. Considere que ao andar o calcanhar toca o chão primeiro, o peso é transferido primeiro para a parte exterior do pé e depois para o dedão.

Mas quando dobramos muito o pé, ou seja, dobramos muito o arco do pé, provocamos um alongamento excessivo e tensão nos ligamentos e tendões que estão unidos à parte inferior do osso do calcanhar. E é preciso considerar que essa lesão no pé, se não for corrigida, pode prejudicar também o joelho e o quadril.

Por isso, se não observamos bem a maneira como andamos, todo o esqueleto pode ser afetado por haver um desequilíbrio. Uma informação curiosa, porém, verdadeira.

4. Outras causas da dor no calcanhar

calcanhares

  • Artrite reumatoide e outras formas de artrite: uma realidade muito comum e dolorosa, as complexas articulações do calcanhar costumam se ressentir muito mediante a presença de artrite.
  • Gota: o excesso de ácido úrico no corpo pode levar a uma inflamação na parte inferior do dedão do pé, além de nos calcanhares. O incômodo é muito incisivo.
  • Bursite: certamente você já ouviu falar da bursite, que é muito parecida com o esporão porém, nesse caso, quem cresce de forma anormal é um nervo, um neuroma que comprime essa região do pé e que cresceu, como já dissemos, de uma forma pouco funcional.
  • A deformidade de Haglund: também é muito comum. Ocorre devido ao uso excessivo de salto alto. Devido a essa prática o osso da parte de trás do calcanhar cresce, exatamente na região onde está o tendão de Aquiles. É muito doloroso.
  • A inflamação do tendão de Aquiles: pessoas que mantêm uma vida muito ativa e costumam praticar esportes, por exemplo, já escutaram falar desse tipo de lesão. A inflamação também é chamada de tendinite do tendão de Aquiles e acontece quando submetemos essa parte do pé a tensões em inúmeras ocasiões.
  • As contusões ósseas: acontecem basicamente devido a impactos. Em situações onde chutamos algo sem querer ao caminhar, ou recebemos um impacto de repente. Nesse caso não será difícil reconhecer a causa. Lembre-se que se isso te acontecer a primeira coisa a fazer será aplicar uma compressa de gelo na região afetada.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

2de6a9151e57e7cb46f585577433fd0f.jpg
Ele mete bolinhas de gude no forno… e depois… UAU! Resultado impressionante! Nunca imaginei!

Nunca esperava que o resultado fosse este, mas a verdade é que...

alimentacao-altera-sabor-leite-materno-1-610×300
O que a mãe come muda o sabor do leite para o bebê? Surpreenda-se com a resposta

Manter uma alimentação adequada durante a gestação e o período de amamentação...

BISCOITO DE QUEIJO (CROCANTE E NÃO MURCHA) FAÇA E GANHE MUITO DINHEIRO! FÁCIL E RÁPIDO.
BISCOITO DE QUEIJO (CROCANTE E NÃO MURCHA) FAÇA E GANHE MUITO DINHEIRO! FÁCIL E RÁPIDO.

Ps. Esses foram feitos com polvilho azedo. Usem o doce que fica...

Deixe seu comentário

X