Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Mamão, uma fruta extraordinária

Tipo:

mamao-fruta-extraordinaria-500×332

O mamão, ou papaia por seu nome científico Carica papaya, é o fruto do mamoeiro ou papaieira, originário do sul do México e países vizinhos. É um fruto de polpa alaranjada e sabor adocicado, que possui mil e uma utilidades.
Pode ser consumido em sua forma natural, ou ainda como acompanhamento em saladas, bolos, geleias, sucos, doces ou pratos sofisticados, dentre outros.


Mas, para além da culinária, o mamão, como as demais frutas, é composto por minerais e nutrientes que o transformam em um poderoso aliado da saúde.

A seguir, esclareceremos quais benefícios são esses. Ao final deste artigo os amantes da fruta terão mais motivos para amá-la, e aqueles que não são fãs poderão considerar a possibilidade de consumi-lo com mais frequência.

Valor nutricional
O mamão apresenta uma boa quantidade de vitaminas, como A, C e do complexo B, além de ferro, cálcio, fósforo, potássio e carboidratos.

Em termos de calorias ele também não deixa a desejar. Cada 100 gramas de mamão possuem em média 50 calorias, o que o torna uma ótima opção para os cafés da manhã.

Além disso, 100 gramas de mamão papaia, por exemplo, apresentam em média 100% da recomendação de vitamina C diária para mulheres e 90% para homens.

Porém, a listagem de componentes não para por ai. O mamão ainda possui enzimas como a papaína e a fibrina, das quais falaremos mais a seguir, além de fibras e carotenoides.

Mas, como todos estes componentes químicos do mamão podem interferir em nosso organismo e nos beneficiar? A seguir responderemos a esta pergunta.

Propriedades medicinais
Antes de listar todas as incríveis propriedades medicinais desta fruta, vale a pena enfatizar um pouco mais as propriedades de alguns de seus principais componentes.

Cada parte do mamão pode ser utilizada, de acordo com suas propriedades, com finalidades medicinais diferentes. Isso inclui suas flores, sementes, raízes, folhas e até mesmo o látex produzido pela planta.

VITAMINAS

Cada vitamina presente no mamão desempenha um papel fundamental em algum setor específico de nossa saúde. Vejamos:

– Vitamina A: atua como um poderoso antioxidante, o que significa que desempenha importante papel no combate aos radicais livres, associados ao aceleramento do envelhecimento.

Auxilia o sistema imunológico, é essencial na fase de crescimento e desenvolvimento de crianças e responsável pelo bom funcionamento dos olhos, afinal as córneas são protegidas nada mais, nada menos, do que pela vitamina A.

Esta vitamina não é produzida pelo organismo humano, o que significa que a nossa necessidade deve ser suprima através do consumo de alimentos que a apresentem, como o mamão.

– Vitamina C: o mamão possui mais vitamina C do que a laranja. E o potencial desta vitamina não é novidade.

Sua principal atividade é o auxílio na síntese de colágeno, por isso a deficiência de vitamina C em nosso organismo pode causar escorbuto, doença relacionada a problemas de síntese de colágeno e que apresenta como sintomas o sangramento da pele e gengiva, dificuldade de cicatrização de feridas, palidez, perda de apetite, deformidade e quedas dentárias, dentre outros.

Assim como a vitamina A, a vitamina C também possui propriedades antioxidantes, e é benéfica ao sistema imunológico. E, por fim, esta vitamina é fundamental no processo de funcionamento das células brancas do sangue, além de garantir a absorção de ferro pelo organismo, o que a torna fundamental em casos de anemia.

– Vitaminas do complexo B: assim como as anteriores, este conjunto de vitaminas auxilia o sistema imunológico. E não apenas isso. Fique atento (a) às seguintes informações.

A carência em vitamina B1, por exemplo, está ligada a doenças como furunculose, seborreia, eczema e aumento de fungos no corpo.

A vitamina B2 atua na saúde dos olhos, pele, boca e cabelos, por isso o mamão maduro, quando esfregado sobre a pele auxilia na eliminação de manchas, suaviza a cútis áspera e evita rugas. Quer cosmético melhor do que o suco de mamão?

PAPAÍNA

A papaína é um dos componentes mais importantes do mamão. Uma enzima de muitas utilidades e mais poderosa que a pepsina.

Seu principal benefício está relacionado aos processos digestivos. Por isso o mamão é um alimento ideal para o desjejum, contribuindo na satisfação das exigências nutricionais de nosso organismo logo pela manhã, limpando o aparelho digestivo e preparando-o para receber novos alimentos.

Uma curiosidade é que esta enzima tem sido utilizada pela indústria farmacêutica em associação a um curativo que acelera o processo de cicatrização. Também é muito utilizada no tratamento de ulceras.

Em termos culinários a papaína é utilizada como amaciante de carnes.

FIBRAS

As fibras são conhecidas por ajudarem a regular o intestino. Elas aumentam o peristaltismo, que é o movimento de contração do tubo digestivo, e absorvem água, o que amolece as fezes e facilita a evacuação. Desta maneira, ajudam a prevenir o câncer intestinal e até mesmo doenças cardíacas.

Fibras não possuem valor nutritivo e nem energético, mas isso não significa que não sejam importantes. Estão associadas à sensação de saciedade, o que quer dizer que nos ajudam a comer menos quando realizamos alguma dieta.

Por combinar todos estes compostos, o mamão é eficaz no tratamento e prevenção de inúmeras doenças e por fim, podemos citar alguns exemplos de suas utilidades:

– Auxiliar o sistema digestivo (polpa ou folhas)

– Auxiliar no equilíbrio do ácido alcalino do organismo;

– Curar a prisão de ventre crônica;

– Combater rouquidão, tosse, bronquite e laringite. Neste caso utilizamos as flores do mamoeiro macho e mel para preparar uma infusão. Posteriormente tomamos 1 colher de sopa de hora em hora.

– Prevenir cânceres;

– Combater a vermes (sementes e látex);

– Auxiliar na cura de hemorragias renais (raízes) dentre outras.

Contraindicações
O mamão possui substâncias químicas que suprem os efeitos da progesterona nas mulheres. Por isso não é aconselhável que mulheres grávidas e pessoas sensíveis ao látex não exagerem no consumo da fruta e de seus derivados.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

29598123_443304476132907_4719946919001706719_n
ALMOÇO FÁCIL – FAROFA DE COUVE DELICIOSA!

Aprenda a fazer uma deliciosa farofa de couve e deixe seu almoço...

Screenshot at Apr 14 17-26-31
Nunca mais desperdice pão velho faça essa torta de forno maravilhosa e bem fácil de preparar

Créditos Canal Receitas Aprenda Essa torta de forno é uma excelente opção de...

11754315_1071231966220246_1686521531141280569_o
Bolo bolacha de chocolate

Ser feliz é fácil, gente! Basta fazer esse bolo bolacha de chocolate...

1457458_706839789326134_680485070_n
Bolinho frito de leite condensado

Bolinho delicioso leva leite condensado nos ingredientes. Aprenda a fazer!

Deixe seu comentário

X