Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Mágica caseira para limpar prata!

Tipo:

Mágica caseira para limpar prata!

Para o time que busca soluções naturais, que vão desde o cuidado com a saúde, bem estar e beleza, até soluções caseiras para cuidar da casa, tirar manchas, ferrugem e tudo que aparecer pela frente.


Por que a prata escurece?

O escurecimento da prata faz parte do processo natural de oxidação do metal em contato com a umidade do ar e certos agentes, como cloro e enxofre, e até a luz. Para manter suas pratas sempre bonitas é preciso limpá-las com uma certa regularidade.

Colocar um saquinho com giz no porta joias, ou envolvê-las em papel, pode ajudar a diminuir a umidade e consequente oxidação.

Como limpar prata naturalmente

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é muito versátil para limpar suas pratas, sendo usado de formas diferentes. Vamos a algumas delas!

Pasta de bicarbonato de sódio e água quente – Faça uma pasta de bicarbonato e água quente, coloque um pouco da pasta em um pano de algodão e use-o para polir a prata. Faça com delicadeza, já que a pasta é um pouco abrasiva e pode riscar ou danificar a peça.

Bicarbonato de sódio e água – Coloque 200ml de água em uma panela com 1 colher de sopa bem cheia de bicarbonato de sódio, coloque a prata dentro e leve ao fogo, assim que ferver, desligue e deixe de molho até que amorne. Tire, enxague e seque bem.

Bicarbonato de sódio e alumínio – Use um recipiente de metal, coloque as peças de prata, cubra-as com bicarbonato de sódio, alguns pedaços de papel alumínio (aquele usado para cobrir assados) e coloque água fervente. O bicarbonato reage com o alumínio e retira a oxidação da prata com grande eficiência. Deixe por alguns minutos, enxague e seque bem.

Pasta de dente branca

É possível polir a sua prata com um pano de algodão com um pouco de pasta branca comum. Funciona bem em peças lisas, limpando e dando brilho ao metal.  Enxague com água morna e seque bem após o polimento.

Batom

Sabe aquele batom que você nem usa mais? Ele serve para polir suas pratas, removendo a oxidação e devolvendo o brilho das peças.

Passe um pouco de batom em um pedaço de tecido macio e lustre o metal. Conforme for ficando preto, passe em outro pedaço de tecido e continue limpando. No final, enxague com água quente e seque bem.

E lembre-se: essas dicas são para peças de prata, sem pedras incrustadas ou adornos de outro material.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 3.33 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X