Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Jeito fácil de fazer Puba em casa, para os melhores bolos, pães e sobremesas…Ver mais

Tipo:

Jeito fácil de fazer Puba em casa, para os melhores bolos, pães e sobremesas…Ver mais

São muitas fotos, mas achei melhor colocar todas, pois assim você vê todo o processo. Ficou bem longo, então senta que lá vem história.


Passos

  1. Foto 1 – Descasque a macaxeira (aipim, mandioca), lave e coloque em um recipiente com água, até que ela fique toda coberta. Deixe em cima da pia. O processo vai durar cerca de 10 dias.
  2. Nas fotos 1, 2, 3 você vê o processo de fermentação do aipim com 5 dias, com 7 dias e com 8 dias respectivamente. No oitavo dia, escorra a água e com as mãos, desmanche todo o aipim que vai estar bem mole.
  3. Coloque um recipiente com o escorredor de macarrão, como na foto 5 e despeje o aipim desmanchado. Deixe o recipiente e o escorredor em baixo da torneira e vá lavando a massa até só sobrar as fibras no escorredor, como na foto 6.
  4. Toda a água que passou pelo escorredor vai estar no recipiente de baixo, foto 7.  Deixe este recipiente parado (eu deixei de um dia para o outro) e toda a massa vai se assentar no fundo.
  5. No dia seguinte coloque outro recipiente, com o escorredor dentro, só que desta vez você vai colocar um pano bem limpo dentro do escorredor, como na foto 8.
  6. Retire o excesso de água que está por cima da massa e depois despeje a massa sobre o pano, foto 9. Deixe escorrer bem.
  7. Faça uma “trouxa” com o pano (foto 10) e pendure (foto 11). Eu pendurei na área de serviço em cima do tanque, pois ela vai ficar pingando.
  8. Deixe escorrendo por um dia ou uma noite. Depois é só tirar e colocar em um recipiente e conservar na geladeira. Se tiver bem sequinha, vai durar cerca de 1 mês na geladeira.

Observação:

  • Este é um processo bem trabalhoso, mas para quem morre de vontade de comer um Bolo de Puba, mas onde mora não tem como comprar a Puba pronta, então vale a pena fazer para matar a vontade.
  • Se você deixar o recipiente com o aipim de molho na cozinha, sua cozinha vai ficar com cheiro de coisa “apodrecida”. O melhor é cobrir com um paninho e deixar na área de serviço, que aqui em casa é mais ventilada.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X