Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Jeito errado de comer couve pode destruir sua tireoide e saúde; veja o certo

Tipo:

Jeito-errado-de-comer-couve-pode-destruir-sua-tireoide-e-saúde

Hipotireoidismo

O nutricionista Gabriel Cairo, especialista em fisiologia do emagrecimento, explica que a couve contém uma substância chamada pró-goitrina. No corpo humano, ela vira goitrina, essa, sim, capaz de diminuir a liberação de hormônios pela glândula tireoide. A couve também contém tiocianato, uma substância que compete com o iodo no corpo e diminui a absorção do mineral, importante para a saúde da glândula.


Segundo o especialista, a couve causa hipotireoidismo se consumida em quantidades muito grandes e a ciência ainda sabe pouco sobre essa relação de causa e efeito. Existem dois estudos com resultados opostos que geraram grande discussão. O primeiro, publicado no periódico Human & experimental toxicology, avaliou o impacto sobre a tireoide causado pelo consumo diário de 150 de couve-de-Bruxelas cozida durante 4 semanas e os pesquisadores não encontraram qualquer mudança na liberação de hormônios pela glândula (Vale lembrar que o cozimento da couve parece ser capaz de diminuir a ação das substâncias que agem sobre a tireoide e esse pode ser o motivo pelo qual não foram encontradas alterações). Outro estudo norte-americano, publicado pelo The New England Journal of Medicine, relatou o caso de uma senhora de 88 anos, que comia diariamente de 1 kg a 1,5 kg de couve com o intuito de melhorar seu quadro de diabetes e, após meses de consumo excessivo, ela desencadeou um quadro de hipotireoidismo agudo e coma.

Má digestão

A couve é riquíssima em fibras, o que faz com que ela fique bastante tempo no seu sistema digestivo e te dê saciedade. Outro benefício da grande quantidade do componente é a diminuição da absorção de açúcar e até um pouco de gordura. Por outro lado, consumir muita fibra sem tomar boas quantidades de água pode causar prisão de ventre. Isso porque a ausência do líquido dificulta o deslizamento das fezes pelo trato digestivo.

Intoxicação

Ao acompanhar exames de urina de uma de suas pacientes, o biólogo molecular Ernie Hubbard encontrou quantidades muito grandes de tálio, um mineral tóxico que pode causar fadiga e falta de concentração. Depois de eliminar outras possíveis causas, ele chegou à conclusão de que era a couve que estava causando o problema. De acordo com os seus achados, o vegetal seria capaz de armazenar grandes quantidades desse mineral, que normalmente fica no solo. A história ganhou grande repercussão na mídia, mas a ciência ainda não comprovou essa relação entre couve e intoxicação pelo tálio.

Quantidade que posso comer

Cairo explica que casos de hipotireoidismo por consumo de couve são raros e mesmo pessoas que já tenham a doença dificilmente terão problemas se consumirem a couve moderadamente. A recomendação dele é comer até 5 folhas por dia, medida totalmente segura.

Já no caso da digestão, a recomendação é ingerir 25 gramas de fibra por dia. Mas, para garantir que esse nutriente flua bem pelo seu organismo, o indicado é beber aproximadamente 2 litros de água por dia – variando de acordo com o peso corporal, a prática de atividades físicas e outros fatores.

Para quem faz dieta o cuidado é ainda maior. “Quando se faz uma dieta, a tendência é que a quantidade de alimentos diminua. Sem consumir a mesma quantidade de água proveniente dos alimentos, é fundamental que se beba mais água”, explica Cairo.

Comer couve todo dia faz mal?

Caso você coma quantidades moderadas de couve, provavelmente não terá problemas. No entanto, o nutricionista explica que você estará comendo todos os dias os mesmos nutrientes. “O ideal é intercalar o consumo da couve com repolho, alface, chicória, rúcula, catalônia e outros vegetais folhosos”, explica. Dessa maneira, você consumirá uma maior variedade de nutrientes.

Couve crua pode?

A couve crua mantém ativas as substâncias que agem sobre a tireoide e, por isso, é preciso mais cuidado para não exagerar no consumo. O suco verde, que leva couve, merece ainda mais atenção. Isso porque na bebida você consome mais quantidades da folha e, portanto, mais pró-goitrina e tiocianato.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 4 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X