Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Isso é o que acontece no seu corpo quando você come chocolate amargo

Tipo:

311146000.jpg

O chocolate amargo é um os alimentos mais consumidos em todo o mundo, não só por ter um aroma agradável e um sabor delicioso, mas também porque foi comprovado que ele é muito benéfico tanto para a saúde emocional quanto para a física.


Comer chocolate pode gerar sensações de culpa em muitas pessoas que desconhecem por completo todas os seus aspectos positivos, e que acreditam na falsa lenda que diz que ele “engorda”. No entanto, todos deveriam se livrar da culpa e comer pequenas porções de chocolate amargo diariamente, já que, ao invés de engordar ou fazer mal ao corpo, o chocolate tem propriedades que são muito boas para o organismo.

Você sabe o que acontece em seu corpo quando você come chocolate amargo?

Por ser rico em antioxidantes, o chocolate é um dos melhores alimentos para prevenir o acúmulo de radicais livres e o envelhecimento precoce das células. Este benefício é realmente importante, já que evita que as substâncias tóxicas se acumulem no corpo e afetem a saúde de diversas formas diferentes. Além disso, ele favorece a juventude das células, e por isso também é recomendado para o cuidado da pele.

Imediatamente depois de consumir chocolate aumentam os níveis de energia e isso melhora a sua capacidade de concentração nas diferentes atividades que devem ser realizadas diariamente.

Ao consumir uma porção moderada de chocolate amargo por dia, se reduzem os riscos de ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares, graças a seu alto teor de antioxidantes.

coracao

Depois de comer chocolate amargo, seu humor também irá melhorar e a depressão poderá diminuir, já que este alimento contém um composto químico chamado anandamida, responsável por nos proporcionar uma sensação de bem estar e melhorar o estado de ânimo.

Nesses momentos de estresse, ansiedade, angústia ou mau humor, o consumo de uma porção de chocolate amargo pode atuar como um calmante natural para nos relaxar, já que é capaz de estimular a produção de serotonina.

O chocolate possui uma importante quantidade de flavonoides, que são antioxidantes que protegem a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta (obviamente ele não substitui a camada de proteção de um protetor solar convencional, mas ajuda a diminuir os impactos).

Outros vantagens importantes de comer chocolate amargo

Além dos principais benefícios já mencionados, o consumo de chocolate amargo em porções moderadas também tem outras vantagens que vale a pena mencionar.

  • É ideal para combater e eliminar a fadiga
  • Oferece uma sensação de saciedade ao corpo, e evita que comamos mais calorias petiscando o tempo todo
  • Por suas quantidades significativas de magnésio, ele ajuda a formar novas células, a reparar o DNA e a relaxar os músculos
  • Estimula a circulação do sangue, e assim previne problemas no coração e formação de varizes
  • Contém cálcio que, além de ser bom para as unhas e os dentes, também pode ajudar a prevenir problemas de osteoporose.
  • Pode prevenir e combater a anemia graças a seu conteúdo de zinco.
  • Mantém as articulações e tendões saudáveis, graças a seu teor de fósforo, cálcio e agentes antibacterianos.
  • O chocolate amargo é rico em flavonoides
  • Pode ajudar a prevenir o câncer de cólon, problemas de colesterol e outras doenças crônicas
  • Oferece gorduras saudáveis que melhoram a saúde do sistema nervoso e evitam problemas de triglicérides.
  • A teobromina, um componente do chocolate, poderia ajudar a reduzir a atividade do nervo vago, que é o que causa os ataques de tosse

Como comer o chocolate amargo de forma saudável?

Chocolate

Para aproveitar 100% dos benefícios do chocolate amargo, é muito importante escolhê-lo bem e sempre consumir a versão com maior percentual de cacau possível. Ainda que o sabor amargo não seja tão delicioso quanto o sabor doce do chocolate convencional, é nessa forma que ele concentra todos os seus benefícios. Entretanto, você também pode optar por chocolates semi-amargos, que contêm menos benefícios mas também têm menos açúcares refinados em comparação com as marcas mais tradicionais, às quais estamos acostumados.

O consumo de chocolate deve ser moderado e sempre deve-se escolher a sua variedade amarga para aproveitar seus benefícios. Hoje em dia, podemos encontrar nos mercados diferentes variedades de chocolates, e embora eles sejam deliciosos, eles não oferecem esses benefícios e costumam estar carregados de outras substâncias que podem inclusive causar o efeito contrário no organismo.

As pessoas com um estado de saúde bom podem comer até duas porções de chocolate amargo, dependendo do tipo de dieta e do nível de atividade física que praticar. Em casos especiais como o diabetes, sobrepeso e obesidade, é importante consultar um médico antes de consumir porções diárias de chocolate.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

Batata ao creme
Batata ao creme

Muito, mas muito boa essa prática receita! Batata é sempre muito bom!

1380283_680972771912836_1642899842_n
Brigadeiro com sorvete

Procurando uma gordice para essa noite de sábado? Veja essa receita de...

1238219_10151827490195479_387759282_n
Xícara Recheada

Bolo na Xícara recheado e com cobertura!

Doce da avó
Doce da Avó

Modo de preparo: Fez o pudim segundo as instruções e colocou numa...

Deixe seu comentário

X