Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Está perdendo peso mas o recupera em pouco tempo? Conheça 4 possíveis razões

Tipo:

dietas-extremas-500×3331-500×333

Também iremos dar algumas dicas que devem ser seguidas para que isso não ocorra novamente. Não desanime! Focando nos pontos certos, você irá conseguir perder peso e mantê-lo bem longe do seu corpo.


Dietas muito restritivas

As dietas muito restritivas, que eliminam completamente alguns alimentos ou grupos alimentares, são a receita perfeita para recuperar o peso perdido. Sejamos realistas, é impossível continuar o resto da vida sem ingerir nunca mais os alimentos “proibidos”, não é verdade?

Sem dar ao nosso corpo todos os nutrientes dos quais ele precisa, iremos perder massa magra e reduzir o metabolismo, tudo o que não queremos fazer. Quando acabar o período de restrição e voltarmos a ingerir os alimentos que haviam sido cortados, o organismo irá se focar em armazená-los em forma de gordura, fazendo com que o peso perdido seja rapidamente recuperado.

Hábitos alimentares não saudáveis

Depois de atingirem o famoso peso ideal, muitas pessoas começam a se dar recompensas pelo esforço realizado. Geralmente, essas recompensas surgem na forma de alimentos dos quais estamos com saudades e que não podíamos comer durante o período de regime, como doces, frituras, gorduras saturadas, fast food, etc.

Se isso só ocorresse quando abríssemos exceções, não haveria problema, mas muitos terminam uma dieta para perda de peso e voltam exatamente para os hábitos alimentares não saudáveis de antigamente. Lembre-se: se foi essa alimentação que fez com que você engordasse no passado, isso certamente vai ocorrer novamente, principalmente depois de uma dieta restritiva. Para que o peso não volte, será necessário manter os hábitos saudáveis.

Atividade física

O mesmo ocorre com a atividade física. Quando estamos de dieta e focados em perder peso, surge uma motivação extra e conseguimos fazer exercícios físicos sempre, às vezes até exageradamente, dependendo do nosso grau de preparo físico.

No entanto, depois que atingimos o peso ideal e estamos satisfeitos com nosso corpo, a motivação começa a diminuir, as desculpas começam a aparecer, e notamos que, aos poucos, vamos abandonando a atividade física. Faltamos na academia, desistimos de ir correr, uma, duas, três vezes, até que já voltamos para os antigos hábitos de sedentarismo e ganhamos todo o peso perdido novamente.

Lembre-se: a atividade física deve fazer parte da sua vida, mesmo que o seu objetivo não seja perder peso. É uma questão de saúde, por isso escolha um exercício do qual você realmente goste e que lhe dê prazer, não algo que está na moda, e faça dele um hábito na sua vida.

Estresse e má qualidade do sono

O estresse também pode atuar como um vilão no processo de ganho de peso após uma dieta. A ansiedade e o nervosismo desequilibram o nosso organismo e fazem com que tenhamos uma tendência de ingerir alimentos, como doces e açúcares, contribuindo para o ganho de peso. Tente fazer alguma atividade que o relaxe, sempre que possível, para não passar por isso. Pode ser ioga, meditação, etc.

O mesmo vale para o sono. Não dormir bem desregula o metabolismo e faz com que seja mais fácil recuperar o tempo perdido. Além disso, cansado e com sono, fica muito mais difícil fazer escolhas alimentares saudáveis e praticar atividade física. Por isso, dê a devida atenção para o descanso e tente dormir cerca de 8 horas todas as noites.

O que fazer para não recuperar o peso perdido?

Infelizmente, por mais que muitos de nós estejamos sempre em busca de uma solução, não há fórmula mágica para perder peso e para nos mantermos no peso ideal. É fundamental ficar atento aos pontos que listamos acima, mas também precisamos entender que ter um corpo bonito e saudável é uma questão de constância e da adoção de hábitos saudáveis.

Precisamos realmente gostar de comer alimentos saudáveis e de praticar a atividade física de nossa preferência. Somente quando estivermos realmente felizes com nossas escolhas saudáveis conseguiremos manter o peso desejado, pois isso não será um sacrifício.

Isso também não significa que nunca mais iremos comer gorduras, doces, farinha refinada, etc. A palavra-chave é moderação. Mantenha hábitos saudáveis no dia a dia e não haverá problema em comer quantidades moderadas das suas comidas e doces preferidos. Encontre a fórmula que funcione para você, aliando alimentação e exercícios físicos, e você vai conseguir alcançar seus objetivos de perda de peso.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X