Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Desobesi-M Emagrece Mesmo?

Tipo:

Desobesi-M-Emagrece-Mesmo-430×285

O Desobesi-M é um medicamento que já foi usado no tratamento da obesidade por diminuir o apetite e proporcionar a sensação de saciedade ao organismo de uma pessoa, atuando como um anorexígeno.
O remédio era comprado legalmente em farmácias somente mediante apresentação de prescrição médica. Ele poderia ser vendido por apenas R$ 20. Era encontrado também em caixas contendo 30 cápsulas.
Potente na perda de peso, relatos dizem que o Desobesi-M emagrece três quilos por semana ou até um quilo por dia de um usuário em alguns casos.
Um dos pontos que fazia com que as pessoas utilizassem o Desobesi-M para emagrecer é a facilidade de não precisar cortar os alimentos preferidos da dieta e não ter que sentir fome para eliminar alguns quilos.


Medicamento foi proibido pela Anvisa em 2011

Entretanto, em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro do medicamento, proibindo assim a sua comercialização. Já no ano seguinte, determinou que todos os lotes ainda encontrados no mercado brasileiro fossem apreendidos.
A proibição aconteceu devido à presença da substância femproporex na composição do remédio, que atua diretamente sob o neurotransmissor neroadrenalina.

Antes da proibição da Anvisa

Quando ainda era possível encontrar a substância através do Desobesi-M, não era tão simples assim conseguir uma prescrição médica. É que, geralmente, ele era recomendado para quem fosse obeso, com índice de massa corpórea maior que 30, ou estivesse com sobrepeso, com o índice de massa corpórea acima de 27.

Contraindicação

Antes da proibição, além da necessidade da prescrição médica, o Desobesi-M era vendido de maneira controlada por ser um remédio tarja preta, classificação que se refere a medicamentos que oferecem danos aos pacientes que fazem uso dele.
Ainda havia uma série de restrições ao Desobesi-M: ele não podia ser usado por mulheres grávidas ou em período de amamentação, indivíduos com histórico de dependência química, pacientes com distúrbios psiquiátricos e pessoas com epilepsia, glaucoma, problemas renais ou que fossem hipertensas.
Também não era aconselhada a ingestão do remédio por mais de quatro meses. Porém, para os pacientes que tomavam o remédio há bastante tempo ou em doses altas, era indicado que a interrupção fosse feita aos poucos.
Para acompanhar o uso do medicamento, também era recomendada a prática de atividades físicas. Uma das justificativas é que quando o paciente parava de ingerir o remédio, poderia voltar ao peso anterior e até engordar mais ainda devido ao aumento de fome que a interrupção poderia trazer.
Em sites de vendas de remédios pela internet, é possível encontrar o Desobesi-M sendo comercializado. Entretanto, se a Anvisa chegou ao ponto de não permitir que o medicamento continuasse a ser vendido no Brasil, é porque os efeitos colaterais realmente são graves e oferecem prejuízos à saúde. A melhor saída para emagrecer continua sendo a união entre alimentação equilibrada e saudável e a prática de exercícios físicos.

Efeitos Colaterais

Antes de pensar que o Desobesi-M emagrece e tentar adquiri-lo ilegalmente no mercado negro, é importante conhecer os efeitos colaterais que o uso desse medicamento proibido pode causar ao organismo.
O remédio causa tremor ao paciente, deixa-o mais irritado que o normal, traz ansiedade, confusão, fraqueza e dor de cabeça. Além disso, o Desobesi-M ocasiona problemas mais complicados como arritmia cardíaca, angina (estreitamento das artérias que transportam o sangue até o coração, causando assim prejuízos ao suprimento de nutrientes e oxigênio ao órgão), hipertensão e hipotensão (baixa pressão sanguínea).
Ele ainda deixa o indivíduo com calafrios, boca seca, náusea, gosto estranho na boca, diarréia e vômito. Quando utilizado por um longo período de tempo, ele não consegue mais surtir efeito e o paciente pode ficar dependente psiquicamente do medicamento.

Femproporex

O Desobesi-M emagrece justamente por conta da presença da substância femproporex em sua composição, como seu princípio ativo. Ela faz parte do grupo das anfetaminas, que atuam no sistema nervoso central como estimulantes.
O femproporex é um anorexígeno, que além de diminuir o apetite do paciente, faz com que a sua capacidade de percepção de cheiro e sabor dos alimentos também seja menor e tenha maior ritmo para a prática de exercícios.
O princípio ativo encontrado no Desobesi-M é o grande responsável por causar alguns efeitos indesejados como dependência dos pacientes ao medicamento, por deixá-los irritados, ansiosos e sem sono, por trazer agitação, delírios, nervosismo, tremores e fazer com que eles se comportem de maneira violenta.

Os brasileiros e os remédios para emagrecer

Mesmo sendo um recurso para ser utilizado em último caso nos processos de emagrecimento, devendo vir depois da mudança de hábitos alimentares e incorporação da prática de exercícios físicos à rotina, os medicamentos que contribuem para a perda de peso fazem a cabeça da população brasileira.
Prova disso é que, de acordo com uma avaliação realizada pela empresa especializada em pesquisa de consumo Nielsen Holding no ano de 2012, 12% dos brasileiros tomam remédios para emagrecer.
A pesquisa também identificou que o Brasil é o campeão no número de consumidores desse tipo de medicamentos na América Latina. A porcentagem média de uso dessas substâncias na região ficou na casa dos 8%. Em países como a Venezuela e o Peru, a taxa ficou apenas em 4%.
Outro dado apontado pela pesquisa foi o nível de insatisfação dos brasileiros com o próprio corpo. Enquanto, 30% afirmam estar satisfeitos com o peso, 43% se consideram um pouco acima do peso e 16% acredita estar acima do peso. Ela ainda descobriu que 50% dos brasileiros busca perder peso de alguma maneira.
Outros dados da Anvisa do ano de 2009 informam que nesse ano foram vendidas mais de 67 toneladas de sibutramina, outra substância usada para perder peso.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 4 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X