Creme Belga, mais gostoso impossível!
Tipo: Acompanhamentos
Siga-nos e compartilhe
Tipo: Acompanhamentos
Creme Belga é delicado tem sabor suave, e é coringa na cozinha!
O creme belga ou creme branco para bolo é um creme de baunilha, feito com leite condensado, a mesma medida de leite, gemas e maisena. Lembra um mingau de maisena só que muito mais gostoso. Há quem diga que lembra um chandelle branco.
Perfeito para rechear ou cobrir o bolos gelados, montar pavê ou cupcake.
Combina muito com ganache de chocolate ou com frutas como morango e uva, com gelatina ou simplesmente servido gelado sozinho em taças individuais.
Aqui no blog ele é a base de diversos doces como o delicioso pavê de Ovo de Páscoa na Travessa.
E muito simples de preparar. Tão rápido quanto o mingau. mas assim como ele, é preciso cuidado, senão empelota endurece e fica com gosto forte de maisena.
PRÉ PREPARO PARA O CREME BELGA:
Comece separando as claras das gemas. Congele as claras, assim você poderá reaproveita-las em outra ocasião preparando deliciosas sobremesas, como um Pudim de Claras ou uma deliciosa Pavlova.
Bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da casca da outra e deixe a clara escorrer numa tigelinha; coloque as gemas num bowl. Repita o procedimento com todos os ovos um a um, use uma tigelinha para escorrer a clara, e peneirar a gema, assim, caso um ovo esteja estragado , você não perde todas as gemas. 😉
Fiz a receita dupla, dobrei todos os ingredientes e por isso na foto aparecem 6 gemas.
Transfira a gema para uma peneira e fure com o garfo a fim da gema escorra pela peneira naturalmente – não mexa.
A película que a envolve a gema é a responsável pelo gosto e cheiro forte de ovo, assim evitamos esse ‘gosto de ovo’ na nossa sobremesa.
Controle a tentação de mexer na gema com o garfo ou colher, pois se mexer a película pode passar pelos furinhos e ela deverá ficar retida na peneira.
Depois que você deixou a gema escorrer, se livre da película que ficou na peneira desprezando-a e aproveite a gema que escorreu pela peneira para continuar a receita. Lembrando que se os seu ovos forme frescos, você não precisa peneirar, ovos frescos não tem cheiro de ‘ovo’. Faça aqui, o Teste do OVO FRESCO e descAUbra se o seu ovo está fresco. Se estiver, você pode ignorar esta etapa, de peneirar as gemas. Com os ovos frescos o CREME BELGA não fica com gosto, nem tampouco cheiro de ovo. Pode confiar! 😉
enquanto isso … enquanto a gema escorre … preparamos o Creme Belga
COMO FAZER CREME BELGA:
CREME BELGA:Em uma panela, fogo médio, coloque o leite condensado e leve ao fogo baixo.
Aproveite a lata ou a caixinha do leite condensado e use-a como medidor do leite integral. Dissolva nesse leite a maisena.
Leve essa mistura a panela com o leite condensado. Misture.
Acrescente as gemas já peneiras e misture-as com ajuda de um fouet.
Junte as sementinhas da fava de 1 baunilha e misture.
Acrescente também a fava na baunilha na infusão.
O fouet no preparo deste creme é uma mão na roda, ele junto com o fogo baixo são nossos aliados para evitar aquelas ‘bolinhas duras” e indesejadas que podem se formar quando preparamos creme que a base leva maisena. 😉
Fogo baixo e paciência, siga mexendo até que o creme encorpore. Após engrossar siga mexendo sempre e deixe cozinhar por 1-2 minutos até que o gosto do amido fique bem suave.
Depois de desligado o fogo. Acrescente a caixinha de creme de leite misture e está pronto.
Creme Belga, para rechear pavê, montar bolo. Espia só as micro sementinhas da baunilha no Creme Belga. Bom demais da conta!
votos, média: de 5
Vem cá conferir!!
MODO DE PREPARO Coloque todos os ingredientes menos a farinha, no liquidificador...
Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...
Ingredientes 100 g de queijo parmesão ralado 300 g de cream cheese...
Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil do...
Que tal um almoço mais sofisticado? Filé Mignon ao molho gorgonzola com...
Inove, delicie-se!
Meus Amigos com essa mesma massa eu faço torta de legumes, carne...