Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Consumo excessivo de adoçante pode causar câncer?

Tipo:

Adocante

Afinal, adoçantes fazem mal à saúde? Essa é uma pergunta que deixa muitas pessoas preocupadas na hora de servir um cafezinho ou mesmo consumir refrigerantes light ou diet. Constituídos a partir de um edulcorante, adoçantes tem a capacidade de “adoçar” mais do que açúcar normal. “O adoçante substituí o açúcar não só em casa, mas é também usado pela indústria alimentícia nos produtos diet e light”, explica a nutricionista funcional, Juliana Trevilini Garcia.


Os mais e os menos agressivos

De acordo com a nutricionista funcional o consumo saudável de adoçantes é possível quando o alimento é ingerido apenas quando necessário e em pequenas quantidades e deve-se privilegiar os que menos agridem o nosso corpo. “Várias pesquisas, mesmo que ainda não conclusivas, apontam que o uso contínuo e indiscriminado de adoçantes, principalmente, os presentes na indústria alimentícia, podem causar câncer”, alerta a especialista.
Adoçantes considerados mais prejudiciais são o aspartame, acessulfame, sacarina e ciclamato. Os mais indicados são sucralose e estévia. Juliana esclarece que a sacarina e o ciclamato sódico são pouco indicados, pois apresentam níveis elevados de sódio – nocivo a pacientes hipertensos.
A nutricionista Juliana faz ressalva em relação ao ciclamato. “Existem algumas evidências com relação a uma atividade do ciclamato como promotor de câncer ou co-carcinogênico e que o uso da mistura ciclamato-sacarina pode estar associada ao aumento no risco de câncer de bexiga”. Já o aspartame e o acessulfamo também devem ser utilizados com cautela, por haver suspeitas de serem cancerígenos.

Rotatividade

A stevia rebaudiana é derivada de uma planta e possui alto poder de dulçor, não têm qualquer valor calórico, não altera os níveis de açúcar nem de insulina no sangue, e principalmente, não tem efeitos secundários prejudiciais, apenas apresenta sabor residual. “Embora seja um dos indicados, recomendamos sempre que as pessoas diminuam o consumo e procurem sentir o sabor dos alimentos, antes de adicionar qualquer adoçante”, orienta a nutricionista.
A sucralose é derivada do açúcar da cana. Entre os adoçantes, é o que possui sabor mais próximo do açúcar. “Só não é indicado para pacientes com desordens tireoidianas, por ter cloro em sua composição.”

Para manter a saúde em dia, a nutricionista orienta fazer rotatividade entre o consumo do açúcar mascavo e de estévia e evitar a adição dessas substâncias quando possível em chás e sucos naturais. “Assim, aos poucos, você se acostumará e descobrirá delicioso sabor no que consome, independentemente da adição de qualquer substância”, enfatiza a Juliana.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

05df48ae9307fa4c0f64f0434577b411.jpg
Cocada de panela de pressão simples

Modo de Preparo: Coloque tudo na panela de pressão, quando pegar pressão...

178979_607241015952679_637688467_n
Pavê de chocolate com coco

É feito em menos de uma hora. Confira a lista de ingredientes!

76522_highlight
Bolo de limão de padaria

Quer um bolo de limão igual aquele da padaria? Aqui tem a...

Deixe seu comentário

X