Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Conheça 5 receitas caseiras para remover manchas

Tipo:

download

Cuidar das roupas, dos móveis e da casa como um todo já deixou, há muito tempo, de ser tarefa exclusivamente feminina, não é verdade? Hoje em dia, homens e mulheres estão cada vez mais antenados a esses assuntos, aptos a deixar tudo brilhando e na mais perfeita ordem. Mas quando se fala em manchas, pode ser que muita gente ainda fique na dúvida entre usar produtos prontos ou apelar para dicas caseiras, usando as receitas da avó.
É certo que existe muita receita mentirosa ou que simplesmente não funciona circulando por aí, mas, em todo caso, existem inúmeras outras que não apenas resolvem o problema como ajudam na economia de dinheiro. Que tal então ficar de olho nessas receitas caseiras super úteis na remoção de manchas? Vamos lá?


Das roupas

Cuidar bem das roupas, fazendo-as durar o máximo de tempo possível é o sonho de qualquer um, não é mesmo? Atualmente existem diversas tecnologias empregadas na formulação dos mais variados produtos para lavar e amaciar as peças, mas talvez o que você ainda não saiba é que dá para usar simples receitas caseiras para tirar até as manchas mais temidas: de café e de batom!
Tirando a mancha de café: passe, o mais depressa possível, cubos de gelo no local manchado e depois lave a peça normalmente, à mão ou na máquina;
Tirando a mancha do batom: basta passar, muito leve e gentilmente, um pouco de acetona no local afetado. E essa dica também vale para manchas de esmalte, viu?

Do estofado

Outro item que normalmente é bastante atingido pelas manchas é o sofá, certo? Se você é do tipo que gosta de receber visitas ou se tem animais em casa, com certeza já passou pela situação chata de encontrar o sofá manchado de vinho ou sujo do xixi do gatinho. Mas não se preocupe, porque para isso também existe uma solução caseira totalmente eficaz!
O ideal é que, o quanto antes, o líquido seja absorvido por um pano seco de algodão. Assim, basta pressionar o pano sobre a superfície afetada, esperar um pouquinho e retirá-lo em seguida. Só então você deve aplicar a seguinte mistura: meio copo de vinagre branco, um litro de água e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio. Para fazer a aplicação, molhe uma escova de dentes na mistura e passe no estofado, no sentido do tecido, sem esfregar demais. As cerdas da escova ajudam a solução a penetrar nas camadas do tecido. O próprio bicarbonato fará o resto do serviço.
Da parede
Certamente essa é uma dica que vai surpreender. Sabe aquelas manchas de maquiagem ou até mesmo de lápis de cor e giz de cera que, sem querer, as crianças deixaram na sua parede? Pois saiba que existe uma solução caseira bastante diferente para você se livrar delas em dois tempos!
Para limpar esse tipo de mancha, você vai precisar de um pano seco e laquê para cabelo. Agite o frasco, aperte o spray sobre o pano e aplique o produto na parede fazendo movimentos circulares, para ir apagando as danadas das sujeirinhas. Não tenha pressa, porque o processo pode parecer um pouco lento, mas funciona.

Do revestimento

Por último, porém não menos afetado, surge o piso, que, coitadinho, sofre com o entra e sai de pessoas, a movimentação dos saltos altos e com a própria ação do tempo, além, claro, dos pequenos acidentes domésticos. Afinal de contas, quem é que nunca derrubou um pouco de tinta, esmalte ou bebida no chão? Mas há quem diga que os azulejos da cozinha e dos banheiros são os mais prejudicados.
Independentemente do ambiente, os pisos frios ou azulejados costumam acumular manchas com o tempo, sendo que a pior delas é a ferrugem, que pode aparecer, principalmente, em áreas que ficam em contato com metais — como perto dos penduradores de panos de prato, dos suportes para shampoo e das saboneteiras, por exemplo. Embora exista uma série de produtos no mercado que prometem enorme eficiência nessa tarefa, uma receitinha caseira pode ajudar e sair bem mais em conta.
Para extrair a ferrugem desse materiais, basta fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com água. Coloque os dois ingredientes em um recipiente plástico ou de vidro e os misture até obter uma consistência pegajosa e ligeiramente firme, como uma pasta. Depois de pronta, basta passá-la sobre a superfície afetada e deixar agir por pelo menos 10 minutos. Em seguida, retire a pasta com um pano úmido e pronto: sem ferrugem!
Como você pôde perceber, o bicarbonato de sódio é um ingrediente curinga muito útil para a limpeza doméstica. Por isso, tenha-o sempre à mão! E se lembre de que as misturas diluídas em água ou vinagre — se, por acaso, forem feitas em grande quantidade — podem ser armazenadas em frascos plásticos ou de vidro e guardadas em local fresco, ao abrigo da luz, por até 30 dias.
Agora comente aqui e divida conosco suas próprias receitinhas! Conhece outras variações das que apresentamos neste post? Compartilhe suas experiências e enriqueça nosso conteúdo! Participe!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

0swseyo8u8d25ivvb2cj0oqgg
“Com 10 anos ele pesa 188 kg”: mãe relata batalha de filho com obesidade

Um menino de 10 anos da Indonésia, chamado pela imprensa de “criança...

Cachorro quente no palito,
Cachorro quente no palito

Modo de preparo: Em uma tigela, acrescente todos os ingredientes (menos as...

a0f6e626f9b383d62fb80624724ed053.jpg
Pudim de Leite com creme de leite

Pudim com creme de leite, fica mais suave e muito mais cremoso!...

1175100_671727406170706_485463843_n
Nhoque de batata salsa com molho gorgonzola com escalopes de mignon

Leva molho de gorgonzola e fica perfeito acompanhado de mignon. Dica esperta...

Deixe seu comentário

X