Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como limpar facilmente o encanamento sem usar produtos químicos

Tipo:

Limpar-canos-500×320-500×320

Um dos problemas mais incômodos que pode nos acontecer no nosso lar é quando são obstruídos os canos do banheiro ou da cozinha. É algo bastante comum e costuma afetar os trabalhos de limpeza, além de produzir odores desagradáveis. Hoje em dia, encontramos muitos produtos de limpeza no mercado que podem nos facilitar o trabalho de desobstrução do encanamento de uma forma efetiva e rápida.


Entretanto, por precaução e pelo cuidado com o planeta, esses produtos não são recomendados, já que costumam estar carregados de produtos químicos e de substâncias tóxicas que podem afetar tanto a saúde de quem o manipula, como o meio ambiente onde ele é utilizado.

Se você reconhecer que os produtos químicos não são uma boa opção para limpar o encanamento do seu lar, deixe agora mesmo de utilizá-los e opte por alternativas naturais mais saudáveis e efetivas. A seguir vamos compartilhar com você os melhores conselhos e produtos naturais para desentupir e limpar os canos da sua casa, todas as vezes que for necessário.

Vinagre branco, bicarbonato de sódio e sal para limpar o encanamento

Limpar os canos com regularidade pode prevenir futuras obstruções e danos maiores dentro dos mesmos. Uma excelente opção para limpar naturalmente os canos e evitar incômodos odores é misturar uma xícara de bicarbonato de sódio, uma xícara de sal de mesa e uma xícara de vinagre de vinho branco.

O que devo fazer?
Em primeiro lugar, você deve eliminar toda a água da pia e posteriormente jogar sobre o orifício de drenagem os ingredientes na seguinte ordem:

A xícara de bicarbonato de sódio.
A xícara de sal.
A xícara de vinagre de vinho branco, preferentemente quente.
Deixe que os ingredientes descansem por 10 minutos e, por último, jogue uma xícara de água fervendo.

Esse tipo de tratamento é ideal para eliminar todo tipo de gorduras e óleos que se acumulam no encanamento pelos alimentos.

Sal, vinagre e bórax para limpar o encanamento do seu lar
Este tratamento simples também garante a você canos limpos e livres de obstruções por gorduras, restos de comidas ou qualquer substância que possa causar obstrução.

O que você deve fazer?

Misture ¼ de xícara de sal com ½ xícara de vinagre branco e ¼ de bórax. Posteriormente, jogue a mistura pelo cano e finalize com abundante água fervendo. É possível melhorar os resultados ao ferver em uma panela água com abundante sal e jogá-la quando terminar com o resto dos ingredientes.

Limpar o encanamento com bicarbonato de sódio, sal e limão

Esse produto natural à base de bicarbonato de sódio, sal e limão facilita a limpeza do encanamento e previne os odores provenientes dos canos.

O que devo fazer?

Misture partes iguais de bicarbonato de sódio e sal. Jogue a mistura pelos canos e, posteriormente, despeje uma boa quantidade de suco de limão. Para terminar, jogue no encanamento bastante água fervendo.

Sal para limpar o encanamento

Um truque mais simples para limpar os canos do seu lar consiste em utilizar uma boa quantidade de sal e água bem quente.

O devo fazer?

Ponha para esquentar um copo de água no micro-ondas e logo depois, acrescente 3 colheres de sal. Quando a mistura estiver pronta, jogue-a sobre o encanamento e deixe-o descansar a noite toda.

Como prevenir obstruções no encanamento?

A melhor forma de manter os canos limpos é prevenir que se acumulem restos de resíduos de alimentos ou outros produtos utilizados no banheiro e na pia da cozinha. Para evitar que os canos sejam obstruídos, é importante instalar na tubulação, um tecido de arame nos encanamentos. Desse modo, você vai evitar que caiam restos de cabelo, comida, gorduras, penugens ou qualquer elemento que possa causar uma obstrução.
Nunca cometa o engano de jogar restos de óleos ou qualquer tipo de gordura pelos canos. Embora eles tenham uma forma líquida, vão se solidificar e causar obstrução dentro dos canos. A melhor coisa a fazer é jogar os restos de óleo em um recipiente ou lata velha antes que eles se solidifiquem.
É muito importante fazer uma limpeza especial no encanamento com frequência, para estar mais seguros de que ele estará limpo e de que não iremos ter problemas de obstruções ou odores desagradáveis.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X