Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como eliminar os cálculos renais naturalmente

Tipo:

rins1-500×232

O certo é que os cálculos renais (também chamado pedras nos rins) são complicados de eliminar, ou melhor, não é tão simples.


Além de seguir a medicação, é sempre bom levar em conta algumas receitas e técnicas caseiras para que os cálculos renais não incomodem mais.

Informações sobre os cálculos renais

As pedras nos rins podem se formar por diversas causas e são realmente muito dolorosas quando “querem sair”, além de causarem muita ardência ao urinar.

Podem relacionar-se com infecções no trato urinário ou por uma predisposição para formá-los (seja hereditário, por tratamentos médicos, etc.). Outras consequências dos cálculos renais são os vômitos, náuseas ou a urina com sangue.

Este último pode se tornar uma situação muito traumática, mas que servirá para nos ligarmos de que algo não está bem e que devemos consultar um médico. Tenha em mente que os cálculos podem voltar a se formar várias vezes se não realizamos uma prevenção adequada. Por isso, nada melhor que estas três dicas que podem ser usadas como tratamento e como prevenção.

Beber muito líquido

Você pode não sentir vontade de beber líquidos quando seu corpo dói inteiro por causa dos cálculos, mas não deixe de fazê-lo, porque é muito importante se manter hidratado (beba, sobretudo muita água).

Se você não estiver bem hidratado durante o processo de eliminar as pedras, o incômodo será maior. Por outro lado, não é bom deixar de tomar água porque pode provocar a formação de novos cálculos e baixos níveis de urina, concentrando no organismo substâncias sólidas que não favorecem a situação.

Quando se acumulam nos rins elementos como o oxalato, o cálcio e o ácido úrico e estes não recebem água suficiente para uma fácil eliminação, se acumulam e formam pedras, ou melhor, cristais sólidos que ao serem expelidos junto com a urina provocam muita dor.

Então, não deixe de beber água ou sucos sempre que possa, mesmo que seja inverno. É aconselhável, para um adulto, beber 2 litros por dia. No inverno, é possível substituir a água por chás ou infusões, porém o café não conta.

Consuma mais verduras e frutas

Existem alguns alimentos que são muito bons para prevenir a aparição de cálculos renais, e também aumentar as defesas do organismo e reforçar o sistema imunológico.

Isso ajuda a evitar outras doenças ou quadros desagradáveis que podiam agravar mais a dor. Os médicos aconselham consumir entre 5 e 7 verduras e frutas por dia para poder desintegrar as pedras, assim como evitar que se formem, além de impedir o acúmulo de cálcio e a formação dos tão indesejados cálculos, que podem acontecer nos rins, na bexiga ou no trato urinário em geral.

O aspargo é um dos alimentos que eliminam as pedras, podendo ser fresco, em lata ou congelado. Além de conter uma substância que dissolve os cálculos ou os reduz, tornando mais simples a sua eliminação.

O aspargo serve para aumentar a atividade renal e aumentar o fluxo de urina, muito bom para aqueles com problemas de retenção de líquidos.

Consuma muita vitamina C

A vitamina C deve ser um dos nutrientes mais recorrentes em sua alimentação diária, porque é um excelente aliado na batalha contra as pedras dos rins. Por outro lado, a vitamina C também pode facilitar o acúmulo de oxalato, porém é excelente para desintegrar o cálcio e os cálculos. No fim, se você por os efeitos em uma balança, sem dúvidas o segundo é mais positivo que o primeiro.

Prepare e beba todos os dias suco de laranja, principalmente de jejum. Não deixe de lado as outras frutas cítricas, como o limão, a lima, a toranja ou o abacaxi. Com essas frutas você também pode preparar sucos muito deliciosos, com propriedades diuréticas e refrescantes para o verão.

Os cítricos são muito bons para aumentar as defesas do corpo, logo, assim que os cálculos se formem seu organismo estará mais preparado para eliminá-los, e o processo não será tão doloroso.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X