Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como eliminar o muco dos pulmões?

Tipo:

895367000.jpg

Em algumas ocasiões, quando estamos resfriados e não tratamos corretamente o problema, o muco começa a se acumular nos pulmões causando muita congestão, tosse, problemas respiratórios, dor, etc. Neste artigo explicaremos como prevenir e combater esta complicação com remédios caseiros e naturais.


Amolecer o muco

Primeiramente, para poder eliminar o muco dos pulmões é necessário amolecê-lo, já que à medida que espessa fica mais difícil desprendê-lo. A melhor maneira para conseguir isso é realizando vaporizações, ou seja, inalação de vapor gerado pelo cozimento de algumas plantas medicinais.

Como fazer?

  1. Ponha para ferver em uma panela, dois litros de água junto com algumas ervas medicinais. Recomendamos especialmente o pinheiro silvestre, o tomilho, o alecrim, o eucalipto, a camomila e o orégano. Em algumas lojas de produtos naturais vendem estas misturas já preparadas para o uso.
  2. Deixe cozinhar entre 5 e 10 minutos, você verá que a panela desprende um vapor aromático, retire-a do fogo e se sente em frente, cobrindo a cabeça com uma toalha e inclinando-se ligeiramente sobre o recipiente aberto (cuidado para não se queimar com o vapor excessivo).
  3. Faça inalações profundas pelo nariz, tampando uma e outra fossa nasal alternativamente, e também pela boca.
  4. Você pode repetir várias vezes por dia.

Fluidificar o muco

É fundamental que o muco fique cada vez menos espesso e mais líquido para que nosso organismo possa expulsá-lo com maior facilidade e existem várias maneiras naturais de consegui-lo:

  • Tomando caldos de verduras e hortaliças: cebola, alho-poró, couve, alho, cenoura, nabo, aipo.
  • Bebendo infusões de tomilho e eucalipto distante das refeições.
  • Evitando os alimentos que geram mais muco, como farinha e produtos lácteos. É muito mais saudável consumir bebidas vegetais e pão dextrinado, enquanto estiver com muco.
  • Beber pelo menos dois litros de água por dia, distante das refeições.

Infusões

Movimentar e expulsar o muco

Mesmo amolecendo e fluidificando o muco, também temos que ajudá-lo a sair de modo natural. A forma mais simples é realizando uns tapinhas seguidos nas costas, para isso você precisará da ajuda de outra pessoa.

A pessoa deverá colocar sua mão em forma de colher e dar uns tapinhas secos e continuados em toda a área superior das costas. Isto ajudará a desgrudar o muco das paredes dos pulmões e dos brônquios. Esta massagem é especialmente ideal para as crianças. Em idosos ou pessoas fracas faça esta massagem com cuidado.

Cuidar do intestino

O intestino está intimamente relacionado com nossos pulmões e também devemos observá-lo na hora de tratar qualquer problema pulmonar, caso queiramos tratar a causa e prevenir problemas futuros.

O muco nos pulmões também pode ser ocasionado por uma má digestão de certos alimentos. Por isso é frequente em crianças pequenas que não podem digerir adequadamente certos alimentos, como acontece com aqueles produtos que possuem farinhas refinadas.

A cebola ao lado da cama

Existe outro remédio caseiro que podemos fazer logo no início, quando começamos a sentir o muco, antes que se complique. Consiste em cortar meia cebola e deixá-la do lado da cama durante a noite. Durante essas horas iremos respirar os componentes voláteis da cebola, que limparão as vias respiratórias. Todas as noites deverá colocar uma cebola nova e lembre-se que se o muco for muito espesso este remédio não funcionará.

cebolla-muffet

As ventosas

Existe outro remédio que já é praticado por décadas que usa copinhos de cristal, e que atualmente foi profissionalizado. Esta técnica é um antigo método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa e que consiste em usar uma espécie de copinhos de cristal que faz um efeito de vácuo para se prender ao corpo, suga a pele e parte do músculo, abre os poros e movimenta a circulação sanguínea e linfática.

Deste modo, esta sucção provoca uma inflamação que precisamente descongestiona os órgãos, neste caso os pulmões. Coloque uma ventosa em cada lado na altura dos pulmões, entre a omoplata e a coluna. Deixe atuar por 10 minutos. É possível que fiquem algumas marcas circulares avermelhadas no local, porém estas irão desaparecer gradualmente. Você pode comprar as ventosas e fazer este tratamento em casa ou procurar um profissional.

 Imagens por cortesia de n_sapiens e muffet

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

431954_600573763286071_670975576_n
Bolinha de queijo superprática

Bolinha de queijo leva só 4 ingredientes. Se você ainda não lanchou,...

10930094_994729997203777_1111734434676376093_n
Massa podre de empada

Já tem uma receita de massa podre de empada? A nossa é...

945574000.jpg
4 deliciosas vitaminas detox que podem ser preparadas em casa

Ultimamente o consumo de vitaminas detox se transformou em uma tendência saudável entre aqueles...

POLENTA DE NATAL DA DONA GERALDA, O PRATO MAIS ESPERADO DA CEIA DE TODOS OS ANOS!
POLENTA DE NATAL DA DONA GERALDA, O PRATO MAIS ESPERADO DA CEIA DE TODOS OS ANOS!

Ingredientes: 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá 4 xícaras (chá) de...

Receitas da Semana...

b72a5b64afdc303923f973933f80acbd.jpg
Motivos comovem o país: Médium revela qual vai ser o futuro de Bonner com Fátima Bernardes

Durante uma programa de televisão, um médium explicou o que vai acontecer...

bolo-de-limao-facil-rapido-370×297
BOLO DE LIMÃO FÁCIL E RÁPIDO

Aprenda a fazer um delicioso bolo de limão de uma maneira simples,...

599873000.jpg
Ele utiliza coca-cola na comida:E o resultado é surpreendente!

Todo mundo sabe que a coca-cola é algo fantástico para beber num...

77127_10151557045980479_1341361273_n
Muffim de cenoura

Quem não resiste a um bolinho levanta a mão! Delicioso Muffin de...

Deixe seu comentário

X