Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como cuidar da tireoide?

Tipo:

120422092.jpg

Uma das principais glândulas endócrinas do nosso corpo é a tireoide. Localizada no pescoço, tem como função produzir e armazenar os hormônios produzidos nela: o tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4). Necessita basicamente de um nutriente específico para produzir seus hormônios, o iodo. Estes hormônios são responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo do corpo humano. E quando algo não está funcionando como deveria as taxas hormonais automaticamente se alteram.


Há dois tipos de alterações na glândula. Quando há a produção excessiva de hormônios, chama-se de hipertireoidismo que apresenta sintomas como fadiga, sudorese, perda de peso mesmo com o apetite incomum e ausência de menstruação.

Quando ocorre a insuficiência desta produção, chama-se hipotireoidismo que tem como sintomas cansaço, fraqueza, câimbras e sensibilidade ao frio além de aumento do colesterol, infertilidade e doenças cardíacas.

Quando o funcionamento da tireoide não está normal, alterações no nosso corpo, como coração e pele podem ser afetados. Após pesquisa, percebe-se que umas das causas atreladas a esses problemas é a má alimentação.

A alimentação equilibrada deve conter minerais, vitaminas e iodo. Por este motivo, falaremos de alguns alimentos que são bem importantes para o bom funcionamento da tireoide.

Alimentos que ajudam e prejudicam o bom funcionamento da glândula

A castanha-do-pará apresenta em sua composição ômega-3 e selênio, fundamentais para o bom funcionamento tireoidiano. O ideal seria consumir até duas castanhas por dia.

O selênio é encontrado também nas carnes vermelhas que são fundamentais na produção dos hormônios. Cuidado apenas com o consumo excessivo da carne, já que apresenta gorduras saturadas.

Peixes como sardinha, salmão e atum são bem ricos em iodo e devem ser escolhidos para uma alimentação balanceada. Este nutriente também pode ser encontrado na linhaça, na gema de ovo. A ingestão de algas marinhas na dieta é necessária porque apresenta em sua composição o iodo em forma original.

Desde 1953 foi adotada a lei da obrigatoriedade em adicionar iodo ao sal de consumo comum e em 1956 a iodação do sal foi expandida para todo o território nacional e atribuiu ao Ministério da Saúde a responsabilidade pela importação dos suplementos iodados, iniciando uma campanha para a erradicação da deficiência deste micronutriente.

Um importante aliado nos tratamentos da tireoide é o consumo de água mineral. Por não ser água clorada, apresenta vitaminas e minerais.  Evite a água clorada, uma vez que o cloro diminui o iodo quando entram em contato e acabamos por consumir mais cloro que iodo, sendo este último essencial ao funcionamento da glândula.

Tome cuidado com certos alimentos. A soja, por exemplo, impede o bom funcionamento da glândula. Assim como ela, o glúten não é um bom amigo da tireoide. Por isso, evite alimentos derivados de aveia, cevada e outros que apresentem o glúten em sua composição.  Consumir alimentos ricos em magnésio, potássio e cálcio ajudam o funcionamento da tireoide. Abaixo listaremos alguns deles pra que você possa incluir na sua alimentação de maneira balanceada:

Ricos em potássio: banana, cenoura, ervilhas, espinafre e damasco.

Ricos em magnésio: abacate, maçã, uvas, figo e salsa.

Ricos em cálcio: brócolis, couve-flor, lentilha e semente de gergelim.

maçã. biebe08

Imagens oferecidas por: Luciano Ramo e biebe08

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

296818cce6a5fbf591b42c0ca8aa03d7-610×300
Quando médicos viraram este bebê, viram ISTO. O pai então corre pela vida do filho

O pequeno Leeim Morseman, hoje com 1 ano, vive em Bath, estado...

fd9287f520d91195a11a9a0be76edce6.jpg
ELIMINE A QUEDA DE CABELOS E ESCUREÇA-OS NATURALMENTE COM ESTA SIMPLES PLANTA!

Cabelos grisalhos nem sempre são bem-vindos. Veja também: Torta Cremosa Romeu e...

Pudim de Sorvete de Doce de Leite
Pudim de Sorvete de Doce de Leite

MODO DE PREPARO DO PUDIM DE SORVETE Em uma panela, misture o...

passos (1)
Panduíche (torta fria de pão de forma)

Ingredientes Utilizados Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais...

Deixe seu comentário

X