Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

COMO COZINHAR O FEIJÃO + RÁPIDO E DEIXÁ-LO + GOSTOSO

Tipo: Acompanhamentos

feijão

Na hora de cozinhar:


  • Coloque em um pirex próprio para microondas, a quantidade de feijão que você costuma cozinhar. Eu costumo cozinhar a metade de um pacote. Depois de por o 1/2 quilo de feijão no pirex, preencha com água até cobrir por completo os feijões e com dois dedos de água a mais. Coloque no seu microondas entre 8 e 10 minutos, dependendo da potência. Tire do microondas e pegue um feijão. Tente dobrá-lo. Se ele se romper no meio, é pq já está mais molinho que o normal (óbvio). Coloque o feijão na panela de pressão, junto com a água, se for necessário coloque mais água e coloque no fogo médio. Quanto tempo você costuma gastar cozinhando o feijão na panela de pressão? 40 minutos? Com essa dica você economiza 20 minutos de gás. Isso mesmo! A metade do tempo. Depois da panela pegar pressão, cozinhe por 20 minutos.

Quer deixar seu feijão mais vermelhinho?

Ingredientes:
2 colheres de sobremesa de colorau (colorífico, aquele tempero em pó vermelho)
1 colher de sopa de óleo

Modo de fazer:
Depois colocar o feijão já amolecido no microondas e com água na panela de pressão, coloque os dois ingredientes. Cozinhe os 20 minutos e você verá como seu feijão ficará mais bonito!

Como armazenar o feijão depois de cozido?

Quando você for cozinhar seu feijão, o ideal é que você só coloque o colorau, pois ele não tem gosto e se você já cozinha com os temperos, eu feijão dura no máximo 2 dias, não é? E aí você cozinha feijão mais de 3 vezes na semana? Que desperdício de gás!
Como eu disse, costumo cozinhar metade de 1 quilo, mas só uso umas 100 gramas feijão por almoço. Como fazer isso?
Depois que o feijão estiver cozido, pegue apenas a parte que você irá consumir no almoço. O que sobrar, coloque em um pote com tampa e depois de frio, claro, coloque na geladeira. Toda vez que você for usar, só pegue a quantidade necessária e tempere da forma que você quiser. Esse feijão sem tempero dura 5 dias na geladeira.
Quer que dure mais? Separe quantidades certas que você e sua família consomem em um dia em potinhos pequenos e congele. Toda vez que você precisar usar, descongele e tempere. Feijão congelado dura 1 mês.

Quer deixar seu feijão mais gostoso e com o caldo mais grossinho?

Ingredientes:
100g de feijão cozido
3 colheres de sopa de pimentão picadinho (o verde ou o vermelho)
3 colheres de sopa de cebola picada
1 dente de alho
1 colher de sobremesa de orégano
1 tablete de tempero pronto (caldo knorr)
1 colher de chá de colorau
2 colheres sopa de azeite
quanto der de pimenta do reino
quanto der de sal

Modo de preparo:
Refogue todos os ingredientes no azeite, menos feijão. Quando a cebola der uma murchada, coloque o feijão. Refogue mais um pouco e acrescente água suficiente para cobrir todo o feijão. Deixe ferver, com a metade da panela tampada, até o caldo começar a engrossar.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

81 votos, média: 3.42 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X