Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Chás e infusões: para que serve cada um?

Tipo:

193764000.jpg

Nós os consumimos constantemente, mas sem dúvidas não sabemos a enorme variedade que existe à nossa disposição ou quais são suas propriedades. Nesse artigo você encontrará um guia completo com a maioria dos chás e infusões e informações relacionadas aos seus usos. Confira e, nunca permita que faltem em sua cozinha!


Tipos e propriedades dos chás

Chá verde

Esse chá é considerado um ótimo remédio natural, é o mais saudável e o que oferece mais vantagens do que qualquer outra espécie de chá (principalmente o fermentado). O chá preserva os componentes da erva natural, in situ, quase completamente. Dentre as principais propriedades do chá verde podemos destacar: é antioxidante, ou seja, pode atrasar os sinais do envelhecimento prematuro; é depurativo, eliminando os líquidos que se acumulam no organismo; é digestivo e combate as gorduras, nos ajudando a perder peso.

Além disso, ele é rico em vitaminas A, B e C, flúor, sódio e minerais, reforça o sistema imunológico e permite ao corpo se proteger das infecções ou vírus. Pelo seu baixo teor de teína, deve ser preparado com água antes de ferver, porque do contrário as folhas cozinharão e seu sabor ficará amargo. Os chineses foram os primeiros a descobrir este maravilhoso chá, que hoje em dia é maiormente consumido no Japão. Nos dois países o processo de elaboração do chá é um pouco diferente.

cha-verde

Chá preto

É o mais popular na cultura ocidental, geralmente apresenta-se em saquinhos, mas também em ervas. Seu sabor e suas propriedades fazem dele uma bebida maravilhosa. Tem uma boa quantidade de antioxidantes e além da propriedade de saciar a fome, é bom para o estômago e possui poucas calorias. Nem sempre foi usado para consumo, também foi uma moeda de troca, já que não perde seu sabor com o passar do tempo.

As folhas da Camélia Sinensis passam por um processo de oxidação para deixar de ser verde e se tornar preto. É estimulante por sua quantidade de teína. A temperatura ideal da água para preparar esse chá é de aproximadamente 95º C e sua intensidade dependerá do tipo ou do tempo que deixar mergulhando na xícara.

Chá branco

É chamado de “elixir da juventude” por suas maravilhosas propriedades. Diz-se que é o mais refinado e delicioso dos chás. No lugar das folhas usam-se os brotos menores e moles da planta. Por isso é que se costuma dizer que a pessoa que bebe esse chá, na realidade está bebendo da juventude da planta, ou de sua energia vital.

A cor clara se deve a uma pelugem branca que recobre as folhas recentemente brotadas, as quais são colhidas manualmente durante poucos dias na primavera. É produzida nas altas montanhas de Fujian, na China, e tem sabor delicioso e aroma delicado, além de oferecer vitaminas C e E. Também é antioxidante e diurético e deve ser bebido a uma temperatura de aproximadamente 75º C.

infusoes

Chá vermelho

É denominado “Pu-erh” e conhecido por suas maravilhosas propriedades, que o torna um ótimo aliado para as pessoas que querem queimar gorduras. É o “chá dos imperadores”, porque por muito tempo seu consumo foi proibido às pessoas de castas inferiores. Tem um sabor muito forte, terroso e é vermelho escuro. O processo de maturação requer muitos anos. Beber três xícaras desse chá por dia elimina as gorduras do corpo e reduz os níveis de colesterol. A temperatura ideal de preparo é de 95º C.

Chá azul

Chamado “Oolong” ou semi-fermentado. Seu sabor pode ser classificado entre o chá verde e preto. Seu processo de fermentação é interrompido, depois é enrolado e deixa-se oxidar até vinte vezes. É procedente de duas regiões: Fujian (China) e Formosa (Taiwan). Tem um sabor vegetal como o chá verde e pode ser mais claro ou escuro, dependendo do processo de preparo. É antioxidante, fortalece o sistema imunológico, regula o colesterol, reduz a tensão arterial e contém vitaminas e minerais. A temperatura para bebê-lo é de 90º C, más pode também ser consumido gelado ou frio.

Infusoes-digestivas

Tipos de infusões e suas propriedades

Depois de conhecermos os principais chás, é hora de aprender um pouquinho sobre as infusões as quais podemos aproveitar usando algumas ervas ou plantas.

Camomila

É muito usada para tratar transtornos digestivos leves, indigestão, cólicas, diarreia ou gastrite. Serve também para irritações ou inflamações oculares e é usado para problemas respiratórios como asma, tosse ou acumulação de catarro. Trata a acne e limpa feridas superficiais.

Menta

Tem propriedades antissépticas, antiespasmódicas e digestivas. Reduz flatulências, afasta insetos, mantém o bom hálito e é usada para tratar a tosse e eliminar o catarro.

menta6

Tília

A parte medicinal da tília encontra-se nos frutos e nas flores. É sedativa e usa-se como tranquilizante para o sistema nervoso. Permite melhorar a digestão e nos ajuda a dormir melhor. Pode ser usada para reduzir problemas arteriais, cólicas e dores menstruais.

Valeriana

É muito similar à tília quanto às suas propriedades sedativas e relaxantes. É preciso ter cuidado com a quantidade consumida, porque pode causar um efeito sedativo excessivo no sistema nervoso, baixar a pressão arterial e desacelerar a circulação.

Anis

Suas folhas dão hálito fresco se mastigadas, é expectorante, tônico estomacal, regula os ciclos menstruais, alivia as flatulências e ajuda a fazer a digestão.

Alecrim

Tem propriedades curativas para o sistema nervoso, reforça a memória e melhora a circulação do sangue.

alecrim

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X