Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

BRIGADEIROS SEM LEITE CONDENSADO E SEM AÇÚCAR!

Tipo: Doces e Sobremesas

71357bae6c3983770e3b16138280e63d

OK, isso foi um o teste verdadeiro. Será que da para fazer brigadeiros sem leite condensado ou açucar? Antes de começar eu estava com dúvidas, não sabia se ficaria mais grosso sem estes ingredientes, sempre pensei que é o açucar que faz o brigadeiro ficar mais duro quando ferver… Mais dúvida ainda eu tinha com meus habilidades de saber o ponto certo. Já tentei fazer brigadeiro varias vezes e nunca acertei o ponto, sempre ficou duro de mais… Será que você precisa nascer no Brasil para ter este intuição? Como o ritmo do samba 🙂


Mas como saber sem experimentar. Juntei creme de leite, adoçante natural, cacau e manteiga e levei a ferver. Fervi e fervi e fiquei feliz quando vi que a massa estava ficando mais grossa e começou soltar o fundo da panela, exatamente como um brigadeiro normal faz. Só que demorou um pouco mais tempo… e eu não tinha certeza se foi suficiente e deixei ferver um pouco mais e PUFF! a massa se separou, gordura e cacau&proteína pararam ser misturados… Coisa química, eu acho. De novo eu tinha passado o ponto, mas com outro resultado que com leite condensado. Mas não quis desistir, agora que já tinha visto que a massa ficaria mais grosso, portanto deveria funcionar!

Fiz de novo mas chamei a minha sogra para contribuir com esta intuição brasileira. É… esta vez funcionou! Jippie! Deixei esfriar no refrigerador e hoje eu fiz as bolinhas, cobertas em nozes, pistache, avelá, amendoa e coco. Embora a textura ficar um pouco diferente, mais como manteiga/trufa que um brigadeiro tradicional, estas bolinhas são os melhores substitutos de brigadeiro que eu vi. Eles derretem na boca!

~12 brigadeiros (tamanho medio)

1 copo de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açucar
2 colher de sopa de erythritol (adoçante natural). Acho que da para trocar para outro adoçante (por exemplo Stevia), mas precisa ajustar o volume, cada adoçante tem potencia diferente…
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Misture tudo
Leva a ferver numa panela com fundo grosso
Ferve por 6-10 minutos, depende do seu fogão e panela, até soltar do fundo. Exatamente como um brigadeiro tradicional.
Deixe esfriar no refrigerador.
Pica nozes, avelã, amendoas e/ou pistache, e/ou use coco ralado.
Forma bolinhas e rola nas coberturas diferentes.
Coloque em formas de brigadeiro e volta para refrigerador. Tire 5-10 minutos antes de servir.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X