Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Aprenda a pintar cabelo com extratos naturais

Tipo:

HennaPelo-500×325-500×325

As tintas para o cabelo nos permitem mudar nossa aparência, dar um visual mais moderno, disfarçar os cabelos brancos, etc. Ainda que isso sempre requeira uma sessão no cabeleireiro ou bem o fazemos nós mesmas, mas normalmente se faz com produtos que muitas vezes podem ser agressivos e nocivos para nossa estrutura capilar.


Mas, você sabia que existem extratos naturais com os quais podemos pintar o cabelo? Não nos referimos às tinturas de herbolário, e sim às tinturas que podemos elaborar em casa a partir de plantas, e que também nutrirão e proporcionarão benefícios ao nosso cabelo. Neste artigo te explicaremos quais são e como prepará-los.

Estes produtos são totalmente naturais, pelo qual seguramente não obteremos os mesmos resultados que os produtos artificiais, como que durem muito tempo ou façam uma mudança radical na cor. Entretanto, darão uma bonita e natural cor ao nosso cabelo, podemos usar habitualmente já que o não estragam e, inclusive, se pode usar durante a gravidez.

Para pintar o cabelo de vermelho

Esta tinta é possivelmente uma das mais conhecidas dentre os produtos naturais: a henna. A henna pinta bem até a raiz, além de engrossar e dar saúde ao nosso cabelo, é uma das que mais permanece: até três meses.

Misturemos a henna em pó, que encontraremos em herbolários e lojas de produtos naturais, com um pouco de suco de limão e óleo ou condicionador para que não resseque muito o cabelo.

Devemos ter cuidado de proteger nossas mãos com luvas de plástico, pois pode nos tingir a pele.

Para pintar o cabelo loiro

A camomila é muito conhecida por dar tons claros ao nosso cabelo, e inclusive algumas marcas de Shampoo já a inclui para potenciar a cor loira. Por isso preparamos uma infusão de camomila acrescentando também calêndula, e opcionalmente também podemos colocar um pouco de açafrão. Aplicaremos a infusão durante pelo menos meia hora e assim o clareamos.

Para pintar o cabelo de castanho

As folhas de nogueira nos permitem dar ao cabelo uma tonalidade castanha, mas também lhe proporcionar dar brilho e força. Para prepará-la ferveremos as folhas na água e quando estiver morna aplicaremos esta decocção em nosso cabelo, deixando atuar por 15 minutos. Antigamente esta tinta se preparava fervendo as folhas de nogueira na cerveja, o que também é muito benéfico para o nosso cabelo, já que proporciona muito brilho e ao ferver perde o álcool.

Outra opção consiste em ferver sálvia e alecrim com bastante água durante seis horas. A sálvia, tem a propriedade de disfarçar a aparição dos primeiros cabelos brancos, e o alecrim é uma excelente planta para o nosso cabelo, usada tradicionalmente para evitar a queda. Depois quando a infusão estiver fria acrescente uma colher de vinagre de maçã e aplicar ao cabelo durante meia hora, para depois clarear.

Para pintar cabelo de preto

Neste caso prepararemos uma infusão de chá preto, que também nos ajuda no caso de querer devolver a cor natural quando tenhamos feito mechas. Prepararemos a infusão bem concentrada e a deixaremos repousar por meia hora. Aplicaremos no cabelo e deixaremos atuar por vinte minutos.

Alguns esclarecimentos

Recomendamos não utilizar recipientes nem utensílios de alumínio para preparar as tintas naturais.
Quando aplicarmos a tinta em nosso cabelo tratar de cobri-los com papel filme para um melhor resultado.
Teremos que repetir o processo a cada poucos dias até que consigamos a cor desejada.
A única desvantagem que tem estas tintas em relação às artificiais é que não deixam o cabelo tão brilhante, mas isso podemos solucionar aplicando habitualmente máscaras hidratantes e utilizando como condicionador vinagre de maçã, misturado com água em partes iguais. Quanto mais seco estiver o cabelo maior proporção de vinagre acrescentaremos. Deixaremos atuar dois minutos e clarearemos com água morna ou fria.
Recomendamos usar sempre Shampoos naturais e ecológicos para que não danifiquem tanto nosso cabelo e permitam que a tinta permaneça por mais tempo. São um pouco mais caros e não fazem tanta espuma, porém a longo prazo nosso cabelo estará mais saudável e não teremos que lavá-lo com tanta assiduidade, já que permitem que o cabelo esteja limpo por mais tempo. Em este artigo explicamos como podemos lavar o nosso cabelo usando somente bicarbonato e vinagre.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X