Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Aplicações terapêuticas do bicarbonato de sódio

Tipo:

Bicarbonato-de-sodio1-500×332

Muitos médicos veem no bicarbonato de sódio um autêntico recurso que complementa muitos de nossos tratamentos. É um componente químico maravilhoso, considerado como uma solução acessível e prática para diversas doenças. Quer saber em quais casos é possível recorrer ao bicarbonato de sódio? Então confira!


1. O bicarbonato de sódio e a saúde renal

O bicarbonato é um complemento excelente para todas as pessoas que sofrem de insuficiência renal. Mas, a que se deve todas essas propriedades? Em primeiro lugar ao fato de que o bicarbonato é um eletrólito de origem natural que nos ajuda a regular a acidez do sangue (nível do pH). É um modo magnífico de ajudar os rins a desempenharem suas funções. É normal, por exemplo, que o nível de bicarbonato caia consideravelmente no organismo de pessoas que sofrem de insuficiência renal, ficando com um nível muito baixo que causa acidose renal. Assim, o melhor que podemos fazer é tomar uma colher de sopa de bicarbonato diluída em água depois do jantar, pois isso ajudará a equilibrar o pH do sangue a níveis adequados, melhorando assim as funções metabólicas dentro do corpo. Vale a pena considerar essa propriedade.

2. Infecção urinária

Quem já não sofreu de infecção urinária pelo menos uma vez? É algo muito habitual, principalmente em mulheres, e algo que podemos tratar – além de com os antibióticos prescritos pelo médico – com bicarbonato de sódio e limão. Esses dois ingredientes reduzem a dor e a sensação de ardor, sintomas típicos de infecções urinárias. Essa capacidade se deve, antes de tudo, a uma substancia alcalina que faz com que a urina fique menos ácida, portanto, irrita menos o sistema urinário. Um remédio simples que cai muito bem para as mulheres. Assim, basta adicionar o suco de meio limão a um copo de água com uma colher de sopa de bicarbonato e aproveitar!

3. Bicarbonato de sódio para limpar o cólon

A limpeza do cólon é essencial para equilibrar a saúde de nosso corpo. Em certas ocasiões essa parte de nosso intestino se satura com elementos tóxicos e leveduras, impedindo que consigamos processar o sal e obter vitaminas essenciais como a K. Tudo isso, de algum modo, vai afetando nossa saúde sem que nos demos conta. O bicarbonato de sódio atua como um excelente anti-ácido, capaz de limpar as toxinas do trato gastrointestinal. Se mesclamos o bicarbonato de sódio dissolvido em água com ervas medicinais, conseguiremos evitar a prisão de ventre e fortalecer nosso sistema imunológico, aumentando a proliferação de todas essas bactérias saudáveis que nos ajudam a depuração do organismo.

4. Bicarbonato de sódio para fazer melhor a digestão

Tomar bicarbonato dissolvido em água depois das refeições é sem dúvidas um recurso que muito conhecem e provaram alguma vez, principalmente depois de algum jantar mais pesado do que o normal. Quando sofremos, por exemplo, de uma indigestão, é habitual sofrermos de náuseas, inchaço e ardor no peito, e nesses casos é muito útil tomar bicarbonato de sódio para decompor as gorduras e facilitar assim a digestão em nosso estômago. Além disso, aqueles que costumam experimentar habitualmente acidez estomacal não podem perder a oportunidade de provar desse ótimo remédio para obter melhoras. O ardor será aliviado graças à neutralização do excesso de ácido, reduzindo assim o mal-estar e a sensação de ardor. Porém, atenção, ao notar que experimenta episódios de acidez estomacal de duas a três vezes por semana, consulte um médico para descartar outras doenças. Nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

5. Bicarbonato de sódio para emagrecer

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio pode nos ajudar a queimar gorduras? Isso acontece basicamente porque esse elemento de origem natural consegue nos oferecer uma sensação de saciedade muito adequada. Mas, ainda mais, o bicarbonato faz com que tanto a água como os alimentos estejam mais alcalinos se consumidos com esse elemento, assim, elevando o pH do sangue e tudo isso faz com que as gorduras sejam digeridas e queimadas. O que os especialistas dizem é que os elementos alcalinos transformam a gordura em músculos e energia. Se, do contrário, consumimos açúcar branco e farinhas fazemos o caminho inverso, ou seja, queimamos músculos e armazenamos gorduras. Modo de dizer. Mas, se tomamos água alcalina eliminamos rejeitos ácidos, equilibramos o pH e vamos perdendo peso. Assim, é recomendável tomar um copo de água com bicarbonato – uma colher – uma ou duas vezes por dia. Mas lembre-se, nunca tome mais de três colheres de bicarbonato de sódio por dia, pois mais do que isso pode chegar a ser prejudicial. Para concluir, esse químico natural é um complemento magnífico para incluir em nossa alimentação, é um aliado da saúde que potencializa a funcionalidade renal e o equilíbrio do sangue. Porém, o bicarbonato é só um complemento, caso soframos de algum tipo de doença será sempre o médico quem nos indicará o tratamento mais adequado.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

6d3ad5fa5cfe8c01893367ac2b35539c9c383
Emagrecer e não voltar a engordar

Manter o peso é uma tarefa mais árdua. Vejam essas dicas!

22780340_725712657617648_6181839907608129619_n
Massa de Coxinha com Leite

Ingredientes Recheio: 2 peitos de frango cozidos 1 cebola ralada 1 dente...

k
Torta sorvete de chocolate: receita com brigadeiro é a mais prática do mundo

Modo de preparo Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante...

nega maluca
NEGA MALUCA GELADA DE MAIZENA, JÁ EXPERIMENTEI VÁRIAS RECEITAS E ESSA É IMBATÍVEL!

Ingredientes: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

Deixe seu comentário

X