Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Por que as cores do semáforo são vermelho, verde e amarelo?

Tipo:

Por-que-as-cores-do-semáforo-são-vermelho-verde-e-amarelo-430×285

Você já imaginou como seria o trânsito, especialmente nas grandes cidades, sem o semáforo? Mesmo com a possibilidade de utilização de guardas para controlar o fluxo de veículos, não podemos negar que o aparato é prático e facilita muito a vida dos motoristas e até mesmo pedestres. Geralmente, já no Jardim de Infância as crianças são ensinadas os significado das cores que aparecem no sinal, sendo que vermelho significa que é necessário parar, amarelo exige atenção e verde te autoriza a seguir.


No entanto, se pensarmos bem, as cores não fariam muito sentido se não ensinassem o significado delas para nós. Afinal das contas, seria difícil supor que vermelho significa parar e verde seguir, por exemplo. Sendo assim, fica a dúvida no ar: como e por que essas cores foram escolhidas? Para responder à questão é necessário fazer uma pequena viagem no tempo e regressar ao século XX, mas especificamente para o ano de 1923, quando o semáforo foi inventado por um homem chamado Garrett Morgan.

Morgan foi um inventor afro-americano que viveu entre os anos 1877 e 1963. Além de ter inventado o semáforo, ele é famoso por ter salvado a vida de alguns trabalhadores que ficaram presos em túneis cheios de fumaça. O inventor vivia na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos e foi o primeiro homem negro do município a possuir um carro.

Teoria sobre as cores

Você se lembra de algum outro objeto conhecido que tenha as cores do sinal? Depois de muito questionamento sobre as escolhas das cores dele ao longo do tempo, algumas pessoas associaram o objeto a alguns outros: as bandeiras de várias países africanos. Será que Morgan se inspirou na bandeira do país de seus antepassados para criar as cores do semáforo? Não é possível afirmar com certeza, já que o inventor não deixou qualquer registro com a afirmação, mas não podemos negar que a teoria é, no mínimo, curiosa.

Benin, Burkina Faso, Camarões, República Centro-Africana, Comores, Eritreia, Etiópia, São Tomé e Príncipe, Senegal e Togo são alguns dos países do continente africano cuja bandeira é composta pelas cores vermelho, amarelo e verde. Não podemos negar que uma incidência tão grande de cores nas bandeiras desses países e a sua posterior utilização em uma criação de um inventor afro-descendente realmente é de se criar especulações. Já imaginou se as cores utilizadas para controlar o tráfego no mundo todo fossem, na verdade, uma representação da África?

Claro que tudo não passa de uma teoria, não existe nenhuma explicação oficial para as cores do semáforo, a escolha de Morgan pode ter sido baseada em outros sinais de trânsito que existiam na época ou em algum outro código de cores. Quem sabe um dia a resposta definitiva não seja descoberta?

Outras invenções

Além do semáforo, Garret Morgan também foi o inventor de outros aparatos conhecidos. Ele inventou um tipo de capa protetora respiratória, que mais tarde originou as máscaras de gás. E não pense que ele parou por aí, o inventor também criou a preparação para alisamento de cabelo, isso mesmo! As pessoas que recorrem ao alisamento hoje em dia precisam agradecer a esse homem.

O semáforo criado por Garret, formado por uma haste em forma de T não ficou sob a custódia dele por muito tempo. Em tempos difíceis, quando Morgan estava sem dinheiro, ele resolveu vender os direitos da sua invenção à General Electric Corporation por 40.000 dólares.

Fonte: Biography

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X