Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Análise revela: Frango do subway tem tudo, menos frango!!

Tipo:

87195f60a4e4c54b9584a827386f0e40.jpg

fonte:Marina Demartini– Revista Exame Editora Abril


Um estudo canadense, contestado pelo Subway, afirma que grande parte da carne de frango nos sanduíches da rede é feita de soja.

São Paulo – Uma análise afirmaque o frango usado pela rede de restaurantesSubwayestá longe de ser apenas frango. O relatório,feito pela CBC Marketplace(programa de TV investigativo do Canadá), afirma que a ave dentro de sanduíches da cadeia defast foodcontém menos de 50% do DNA do animal. Na realidade, segundo esse estudo, que é contestado pelo Subway, grandeparte do DNAé de soja.

O estudo da CBC analisou seis tipos de sanduíches de cinco empresas diferentes:McDonald’s, Wendy’s, Tim Hortons, A&W e Subway. Os testes foram realizados pelo laboratório de DNA Forense da Universidade de Trent, no Canadá.

Na primeira rodada de análises de DNA foram testadas duas amostras de cinco dos produtos e uma amostra do frango do Subway. Depois, os pesquisadores isolaram três porções pequenas de cada uma dessas amostras para mais uma bateria de testes.

Matt Harnden, cientista do laboratório, disse à CBC que a maioria dos sanduíches tinham pontuações muito próximas de 100% de DNA de frango.

Contudo, no caso do Subway, os resultados foram tão inesperados que os pesquisadores decidiram fazer análises mais profundas. Eles pegaram cinco amostras do frango assado de um dos lanches e mais cinco porções de frango em tiras de outro sanduíche da marca.

O resultado final surpreendeu os cientistas. Ofrango assado tinha apenas 53,6% de DNA de frango e o frango em tiras tinha ainda menos de DNA do animal (42,8%). O restante do DNA doalimento, segundo Harnden, é basicamente soja.

Cada frango testado contém uma média de 16 ingredientes, entre eles cebola em pó e mel. Além disso, o frango dessasredes defast foodtinha cerca de 25%menos proteína do que éencontrado em seu equivalente caseiro.

Subway rebate

O Subway condenou a análise nessa quarta-feira, 1, e sugeriu que o frango usado nos testes da CBC foi diluído em altos níveis de soja.

“O teste incrivelmente falho feito pelo Marketplace é um enorme desserviço para nossos clientes”, disse Suzanne Greco, presidente do Subway, em um comunicado,aponta o Washington Post. “A alegação de que nosso frango é apenas 50% de frango é 100% errada.”

A rede defast foodtambém liberou os resultados de seu próprio estudo, que foi feito um dia antes da publicação da análise da CBC. Dois laboratórios independentes, Maxxam Analytics e Elisa Technologies, testaram os frangos usados nos sanduíches do Subway e avaliaram a quantidade de soja nas amostras. Segundo a análise, a proteína vegetal faz parte de menos de 1% da porção coletada.

“Esses resultados são consistentes com os baixos níveis de proteína de soja que adicionamos com as especiarias para ajudar a manter os produtos úmidos e saborosos”, afirmou o Subway.

A CBC respondeu à empresa ao publicar orelatório completo de seis páginas em seu site. “Os testes de DNA não mentem (especialmente quando realizados várias vezes), e qualquer pessoa com acesso a um laboratório de DNA poderia realizar esses testes”, escreveu Robert Hanner, biólogo da Universidade de Guelph, no Canadá,no site da CBC.

Oprograma ainda explicou em seu site que os testes de DNA não revelam a porcentagem exata de frango nas porções.Caso fosse possível separar a matéria vegetal da carne numa amostra com 50% de DNA da ave e 50% deDNA de soja, as duas metades não se equilibrariam numa balança.

Por isso, esses exames não são normalmente usados para indicar a massa percentual de algum alimento.Porém, especialistas entrevistadospela CBC dizem que o teste, mesmo não sendo exato, é um indicador da presença deingredientes animais e vegetaisnos alimentos.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Frango à Parmegiana fácil, rápida e light 22
Frango à Parmegiana Fácil, Rápida e Light

Modo de preparo: Em uma frigideira grande aqueça 1 colher de azeite...

b2bdb0e3985f16fdfcd02d896ab2f313
Se você beber água com limão todos dias de manhã, estes 10 problemas vai eliminar!

Você provavelmente já deve ter escutado falar de que água morna com...

BC
COMO PODE UMA MASSA MOLE VIRAR ALGO TÃO GOSTOSO?! É O LANCHE TOP DAS GALÁXIAS !!

Ingredientes 1 ovo; 2 colheres sopa de óleo; 1/2 xícara de leite;...

Ela mergulha as unhas em álcool. O Resultado? INCRÍVEL, LINDO, GENIAL!!
Ela mergulha as unhas em álcool. O Resultado? INCRÍVEL, LINDO, GENIAL!!

 Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil do...

Deixe seu comentário

X