Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Alimentos ricos em cálcio para intolerantes à lactose

Tipo:

623475454.jpg

O cálcio é o mineral mais abundante, e talvez o mais importante, que encontramos no corpo humano, por isso, para quem apresenta intolerância à lactose o consumo de cálcio pode se tornar um problema aparentemente complicado.


É o elemento básico para construir e manter os ossos e dentes em perfeito estado regula o diâmetro dos vasos sanguíneos e ajuda músculos e nervos a funcionarem corretamente, além de permitir que as células transmitam os sinais entre elas e ao cérebro.

Por tudo isso é muito importante manter o consumo constante de alimentos ricos em cálcio, sendo sua principal fonte os alimentos lácteos.

Porém, o que parece simples para alguns pode ser um problema para outros, e neste caso, os outros são aquelas pessoas que apresentam intolerância à lactose.

Mas como para cada problema há uma solução, apresentamos agora algumas alternativas para essas pessoas, outra maneira de consumir o cálcio que necessitamos e que vegetais e outros alimentos podem oferecer.

Laranjas, mais cálcio do que vitamina C

As laranjas, como o resto dos cítricos, são constantemente associadas à vitamina C. Porém, comprovadamente, elas oferecem mais cálcio do que a dita vitamina.

Por exemplo, um copo de suco de laranja oferece 38% dos requisitos diários de cálcio para o corpo de um adulto.

Por sua vez, uma laranja pode oferecer 375 mg de cálcio, o que a torna um dos alimentos mais ricos em cálcio, com maior teor deste mineral disponível na natureza.

Orange fruits with Splashing water

Salmão e sardinha, dois alimentos ricos em cálcio

O salmão e as sardinhas são os dois tipos de peixe com mais teor de cálcio. No caso das sardinhas em conserva, três porções oferecem em média 325 mg de cálcio, o que corresponde a 33% do consumo diário de cálcio recomendado.

Além dos grandes teores de cálcio que este peixe nos oferece, é possível prepara-lo de maneiras diferentes para ressaltar seus sabores.

À sua vez, consumir três porções de salmão oferece 181 mg de cálcio ou o equivalente a 18% do mínimo requerido pelo corpo.

Além disso, o salmão é delicioso, pode ser preparado de milhares de maneiras distintas e seu consumo é altamente recomendado para manter a saúde cardíaca, aumentar as gorduras saudáveis do corpo e cuidar da aparência.

Espeto de sardinas

Tofu, uma alternativa ao queijo

Um dos alimentos mais ricos em cálcio e que funciona como substituto do queijo ou da carne, para aqueles que são vegetarianos, é o tofu. Mas é importante que o mesmo tenha sido complementado com sal de sulfato de cálcio.

Do contrário, este queijo de soja não é uma fonte significativa de cálcio. Meia xícara de tofu enriquecido de cálcio oferece 253 mg de cálcio, que corresponde a 25% do consumo diário necessário.

Tofu

Alimentos ricos em cálcio e fáceis de encontrar

Os intolerantes à lactose não devem se preocupar com a falta de cálcio em seu corpo, pois a solução é fazer algumas mudanças no hábito alimentar. Se prestarmos bastante atenção, nos daremos conta de que estes alimentos se encontram disponíveis em qualquer dieta equilibrada e saudável, além de estarem ao alcance de todos.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

Gjhp0oeqxgE-HD (1)
Filé de frango empanado utilizando apenas 1 ingrediente fica crocante e delicioso

Como fazer filé de frango empanado Esse filezinho de frango é tudo...

uiu
Misturei 3 ingredientes e fiz um sabão líquido potente para lavar roupas…Ver mais

Créditos Canal Bernardo Fernandes Com pouquíssimos ingredientes, vamos aprender a fazer um poderoso...

dicas-roupas-sapatos-4-430×285
16 Dicas sensacionais para salvar suas roupas e sapatos

Você certamente já se irritou com aquelas bolinhas que se formam em...

Screenshot at Mar 25 16-13-02
Pavê olho de sogra, quem disse que não da pra fazer sobremesa rápida e gostosa

Receita de Pavê olho de sogra 100 g de coco ralado; 1...

Deixe seu comentário

X