Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

7 Remédios caseiros para os calos nos pés

Tipo:

calos1-500×330

Por que será que nossos pés recebem tão pouca atenção se são uma parte tão fundamental do nosso corpo? Por acaso a tarefa de nos sustentar e permitir andar para qualquer lugar não é suficiente? Assim como cuidamos da pele do rosto, por exemplo, deveríamos fazer o mesmo com nossos pés. Caso contrário, aparecem diferentes sinais de danos e descuidos. Neste artigo, você irá conhecer remédios caseiros para os calos nos pés. Eles não apenas ficarão muito mais bonitos, mas você também poderá reduzir as dores e os incômodos.


Por que surgem calos nos pés?

O dia a dia cansa muito nossos pés. O uso de sapatos de salto, meias, a pouca hidratação, a falta de esfoliação, o calçado apertado demais e usado durante muitas horas, a transpiração… São todos fatores que podem causar problemas.

Os calos ou calosidades se formam em diversas áreas dos pés, principalmente nos calcanhares, na lateral do dedão ou do mindinho, acima dos dedos ou na planta dos pés. Eles incomodam e, se não receberem a atenção que merecem, podem se tornar cada vez mais dolorosos.

Se alguma vez você já teve calos nos pés então sabe como eles podem ser insuportáveis. Não lhe permitem calçar nenhum sapato, incomodam o dia todo e até prejudicam o humor, a produtividade e a sua forma de ser.

Se você nunca teve calos é importante tomar algumas medidas preventivas. Por exemplo, usar creme hidratante para os pés toda vez que sair do banho. Uma vez por semana, faça massagens com algumas gotas de azeite de oliva, vaselina ou um purê de banana. Garanta também que seus sapatos estejam confortáveis, que não fiquem nem muito apertados nem soltos demais. Se forem novos, coloque um curativo onde você sabe que costumam surgir bolhas ou calos e não os use muitas horas seguidas.

calos1

Também é bom que, ao voltar do trabalho, tire os sapatos e as meias e coloque os pés em um recipiente com água morna e ervas, como a camomila. Assim, eles estarão mais descansados (e o aroma das ervas fará com que você se sinta melhor em geral).

Se você já tiver calos, faça uso da pedra pomes, mas lembre-se de sempre utilizá-la com precaução e muito respeito para não machucar os pés. Procure usá-la quando sair do banho, já que a pele estará mais suave e maleável. Você pode usar também um limão para atenuar a aspereza dos calcanhares, da planta dos pés e dos dedos. Não repita isso por mais de três minutos seguidos e, ao finalizar, sempre aplique um creme hidratante. Lembre-se de usar sapatos confortáveis a partir de agora e de prestar muita atenção aos sintomas de incômodo ou dor que possam aparecer.

Remédios caseiros para os calos nos pés

Além de usar a pedra pomes, às vezes os calos são muito profundos ou doloridos para que consigamos ficar exercendo pressão sobre eles. Preste atenção a estes remédios caseiros:

Receita N° 1 para calos

Ingredientes

  • 1/2 cebola

Como fazer?

Corte uma cebola pela metade e esfregue-a sobre a região afetada pelo calo. Repita todas as noites antes de deitar. Não é necessário enxaguar. Verifique de que os sucos da cebola penetrem bem na pele. Calce meias e vá dormir. A cebola, além de ser curativa, também tem propriedades anti-inflamatórias.

pes

Receita N° 2 para calos

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • 1 colher de azeite de oliva (15ml)

Como fazer?

Amasse o dente de alho com o azeite de oliva e cubra o calo com a mistura. Tampe com uma gaze, faça um curativo e deixe agir durante toda a noite. Retire pela manhã, sem enxaguar. Repita todos os dias até que o calo desapareça.

Receita N° 3 para calos

Ingredientes

  • 1 punhado de talos e flores de urtiga
  • 1 colher de água (15ml)

Como fazer?

Ter esta planta em casa é uma excelente ideia. Peque um punhado de urtiga e bata junto com a água no liquidificador. Você terá uma espécie de pasta, que deve ser aplicada diretamente no calo. Faça um curativo com uma gaze e deixe agir durante pelo menos três horas antes de retirar.

Receita N°4 para calos

Ingredientes

  • 1 punhado de flores e folhas de calêndula
  • 1 colher de água (15ml)

Como fazer?

O procedimento é o mesmo feito com a urtiga. Aplique sempre antes de dormir.

Receita N° 5 para calos

Ingredientes

  • 1 figo

Como fazer?

Esta fruta tem propriedades anti-inflamatórias e, ao mesmo tempo, oferece frescor e alívio. Corte um figo pela metade, extraia a polpa e aplique no calo antes de dormir. Cubra com um curativo e calce meias para não sujar os lençóis. Deixe agir durante toda a noite e pela manhã enxágue os pés com água morna. Depois use a pedra pomes e aplique por último o creme hidratante.

Receita N° 6 para calos

Ingredientes

  • 2 colheres de bicarbonato de sódio (18g)
  • 1 colher de água morna (15ml)

Como fazer?

Faça uma pasta espessa com o bicarbonato de sódio e água. Aplique no calo com movimentos circulares, como se fosse fazer uma esfoliação. Deixe agir durante 20 ou 30 minutos e retire com água morna. Posteriormente, passe a pedra pomes. Não se esqueça da hidratação final.

Receita N°7 para os calos

massagem

Ingredientes

  • 4 colheres de camomila (60ml)
  • 1 litro de água fervendo

Como fazer?

Faça uma infusão com ambos os ingredientes. Deixe tampado por alguns minutos e depois introduza os pés dentro do recipiente, com cuidado para não se queimar. Você irá suavizar seus calos e, depois, poderá passar a pedra pomes sem problemas. Ainda que pareça redundante repeti-lo, finalize o tratamento sempre com um creme hidratante. 

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X