Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

4 remédios naturais para a combater a queda de cabelo

Tipo:

queda-de-cabelo-500×332

O cabelo faz parte do atrativo físico, tanto em homens quanto em mulheres. A maioria está numa luta constante para ter um cabelo volumoso e brilhante, pois um cabelo saudável dá uma melhor aparência e imagem estética. Entretanto, uma grande porcentagem de pessoas tem que lutar contra a queda de cabelo, um dos problemas capilares mais comuns e difíceis de tratar.


Estima-se que no couro cabeludo existam 100.000 fios de cabelo e é normal que, por dia, caiam entre 50 e 100 fios. Não obstante, quando a queda supera esse limite, é o momento de começar a tratar, já que pode avançar e se tornar um problema maior, a calvície.

Por que o cabelo cai?

Atualmente, muitas pessoas têm que lidar com esse problema capilar, já que são muitos os fatores que podem desenvolvê-lo. Entre suas principais causas, temos:
O envelhecimento
Os efeitos ambientais
O estresse
O consumo excessivo de tabaco
Deficiências nutricionais
O desequilíbrio hormonal
Fatores genéticos
Infecções do couro cabeludo
O uso de produtos químicos para o cabelo
Certos medicamentos
Doenças autoimunes, síndrome do ovário policístico, anemia por deficiência de ferro ou doenças crônicas.

Hoje em dia existem muitos produtos que podem ajudar a cobater a queda do cabelo, evitando assim que piore e que ajudem a recuperar a beleza do fio. Entretanto, não é necessário investir muito dinheiro em tratamentos que podem demorar a dar resultados.

Ao invés disso, podemos optar por utilizar ingredientes naturais que, devido às suas propriedades, também podem ajudar a conseguir um cabelo volumoso e sedoso.

Massagem com óleo essencial

As massagens com óleo essencial para o cabelo são muito adequadas para combater a queda, já que estimulam o fluxo sanguíneo aos folículos pilosos e fortalecem as raízes. Entre os óleos que podem ser usados com essa finalidade, encontramos o óleo de coco, amêndoas, oliva, rícino e de alecrim.

Como fazer?

Uma boa opção é preparar uma mistura de óleos essenciais com o óleo de alecrim. Este acelera os resultados e fornece importantes benefícios ao fio.
Aplique um pouco do óleo em todo o couro cabeludo e massageie, aplicando uma suave pressão com os dedos.
Realize esse tratamento de uma a duas vezes por semana.
Feno-negro para evitar a queda de cabelo

Este ingrediente natural ficou popular por sua efetividade em combater a perda de cabelo. O feno negro contém estrogênios e outras substâncias similares ao hormônio sexual feminino, que melhoram o crescimento do cabelo e ajudam a reconstruir os folículos pilosos.

Além disso, fornecem proteínas e ácidos nicotínicos que também estimulam o crescimento natural do cabelo.

Como fazer?

Submirja as sementes em um copo com água e deixe durante toda a noite
Na manhã seguinte, amasse-as até formar uma pasta
Aplique essa pasta por todo o cabelo e couro cabeludo, cubra com uma touca e deixe atuar durante 40 minutos
Utilize esse remédio todos os dias durante um mês.

Suco de cebola

Por seu alto conteúdo de enxofre, o suco de cebola ajuda a melhorar a circulação do sangue nos folículos pilosos, regenerando-os e reduzindo a inflamação. Além disso, tem propriedades antibacterianas que combatem as infecções do couro cabeludo, infecções essas que podem causar a perda de cabelo.

Como fazer?

Extraia o suco de uma cebola e aplique sobre o couro cabeludo. Deixe atuar durante 30 minutos e, em seguida, enxágue muito bem para eliminar o odor.
Outra opção consiste em misturar três colheres de suco de cebola com duas colheres de gel de aloe vera. Aplique essa mistura por todo o couro cabeludo, deixe atuar por 30 minutos e enxágue.

Beterraba

Além de ser muito saudável para o organismo, o suco da beterraba é um bom aliado para a saúde capilar, sendo capaz de frear a queda e promover o crescimento saudável. Contêm hidratos de carbono, proteínas, potássio, cálcio e vitaminas B e C, que são essenciais para um cabelo saudável e forte.

Como fazer?

Inclua o suco de beterraba em sua dieta. Também pode consumir outros sucos como o de espinafre, alface, alfafa, cenoura ou mirtilos, entre outros.
Para o uso capilar, ferva algumas folhas da beterraba, triture-as e, em seguida, misture com um pouco de rena. Quando formar uma pasta, aplique-a por todo o couro cabeludo, deixe que atue por 20 minutos e enxágue com água abundante.
É importante levar em consideração que esse tratamento com beterraba pode mudar a cor do cabelo, ainda que também seja ideal para cobrir os fios brancos naturalmente.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

12 votos, média: 3.83 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X