Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

10 Incríveis benefícios da aveia e uma receita para o café da manhã

Tipo:

90376000.jpg

A aveia é um dos cereais mais completos, deliciosos e saudáveis que podemos encontrar; é um dos alimentos mais consumidos no mundo, porque tem um alto valor nutricional e energético que se transformou na base da alimentação de muitas civilizações e culturas.


Popularmente a aveia também é conhecida como “a rainha dos cereais”, porque contém mais proteínas, vitaminas, hidratos de carbono e nutrientes que os demais cereais. O melhor de tudo é que, podemos aproveitar a aveia todos os dias do ano, pois sempre está disponível e o seu preço é bem econômico. Quer mais motivos para consumir aveia todos os dias?

Controla o colesterol

A aveia contém um composto chamado Beta-Glucana (fibra) que, de acordo às pesquisas, é benéfico para as pessoas que sofrem de colesterol alto. Incluir aveia no café da manhã todos os dias, pode ajudar a regular os níveis de colesterol.

É antioxidante

Propriedade_antioxidante

A aveia também possui propriedades antioxidantes que contribuem para combater os radicais livres procedentes do colesterol ruim. Este é um benefício realmente importante porque também é a chave para prevenir as doenças cardiovasculares.

Fortalece o sistema imunológico

A Beta-Glucana da aveia ajuda a melhorar a resposta do sistema imunológico contra vírus e bactérias que causam as infecções. Consumir uma porção de aveia por dia nos ajuda a fortalecer o sistema imune e assim protegemos o nosso corpo destes patógenos.

Ajuda a combater a diabete

Combate_diabetis

As pessoas que consomem aveia regularmente são menos propensas a contrair diabetes tipo II. A fibra solúvel da aveia pode ajudar as pessoas com diabetes, porque estimula a digestão do amido estabilizando os níveis de açúcar, especialmente depois de ingerir os alimentos.

Melhora a digestão

O consumo da aveia nos ajuda a melhorar a digestão, pois a fibra é ideal para melhorar o trânsito intestinal e evitar problemas como a prisão do ventre. Além disso, a fibra insolúvel da aveia ajuda a reduzir os ácidos biliares e diminuir a sua capacidade tóxica.

Proporciona saciedade

Aveia

Uma das razões pelas quais é recomendado consumir aveia no café da manhã é porque gera uma sensação de saciedade por mais tempo, evitando que sintamos a necessidade de comer a toda hora. Este benefício se deve ao seu teor de hidratos de carbono complexos ou conhecidos também como carboidratos de absorção lenta.

É anticancerígena

A aveia contém lignanas e fitoestrógenos, que são duas substâncias chaves na prevenção do câncer relacionado com os hormônios. Por esse motivo é recomendado especialmente para as mulheres que estão na fase da menopausa, pois as pesquisas descobriram que é a chave para reduzir, em boa parte, o risco de padecer de câncer de mama.

Ajuda a combater a asma

A aveia também tem um efeito expectorante que ajuda especialmente as pessoas que sofrem de tosse e bronquite. Estudos revelaram que, aumentar o consumo de cereais integrais como a aveia, pode reduzir em até 50% o risco de asma nas crianças. O estudo complementou a dieta com a ingestão de peixes e fibra dos cereais, concluindo que o consumo desses alimentos pode reduzir em até 50% o risco de asma e, em 80% o risco de estreitamento das vias respiratórias, que ocorre nos brônquios.

Protege o coração

Coração

A aveia contém lignanas, que são fitoquímicos também presentes em outros cereais, que são sintetizados graças à flora intestinal e podem proteger o coração de diferentes doenças.

É diurética

O consumo de aveia ajuda a eliminar o ácido úrico e aumenta a quantidade de urina graças ao silício que contém. Devido a esta propriedade, a aveia também combate a gota e outras doenças relacionadas à retenção de líquidos.

Como consumir a aveia no café da manhã?

Embora haja diversas formas de comer aveia no café da manhã, a seguir compartilharemos uma receita simples com a qual você poderá aproveitar todas as suas propriedades para começar o dia da melhor maneira.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de aveia integral moída.
  • 6 amêndoas.
  • 2 nozes.
  • 1 colher de sementes de chia.
  • Mel ou estévia.
  • 1 colher de café de uva passa.
  • Bebida de coco ou amêndoa.

O que se deve fazer?

  • Encha um recipiente pela metade com aveia.
  • Acrescente uma colher de sementes de chia.
  • Misture bem esses elementos e complete o resto do recipiente com a bebida vegetal escolhida, deixando um espaço para os outros ingredientes.
  • Acrescente as demais substâncias e finalmente tampe e deixe na geladeira durante toda a noite. No dia seguinte você pode acrescentar um pouco de leite.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X