Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Massa de esfiha fofinha e deliciosa feita com ingredientes que você tem em casa

Tipo:

massa-de-esfiha-29-0811.jpg

Fiz uma massa de esfiha que vai bem com qualquer recheio e fica super macia e saborosa! Uma massa que praticamente não dá trabalho para fazer e que é muito econômica, essa massa de esfiha vai fazer você querer experimentar ou até mesmo vender esfiha de tudo quanto é sabor! Experimente!


Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Como fazer massa de esfiha

Para fazer essa massa de esfiha vamos precisar de ingredientes que provavelmente você tem em casa, como água, leite, fermento biológico seco, açúcar, sal, óleo, farinha de trigo, recheio da sua preferência, e ovo. O modo de preparo dessa massa de esfiha é muito simples! Primeiro, misturamos os ingredientes da massa, incorporando a farinha por último. Sovamos bem até a massa ficar lisa e deixamos descansar por 30 minutos. Porcionamos a massa, boleamos, recheamos, modelamos as esfihas e deixamos descansar por 30 minutos. Pincelamos gemas e assamos por 30 minutos, saboreando, servindo ou vendendo essas delícias depois!

Ingredientes da receita de massa de esfiha

Para a massa

  • 150 ml de água morna
  • 150 ml de leite morno
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 90 ml de óleo (~6 colheres de sopa)
  • 500 g de farinha de trigo

Para a montagem

  • recheio da sua preferência
  • 2 gemas de ovo

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, coloque a água morna, o leite morno e o fermento biológico seco.
  2. Misture bem até o fermento dissolver e acrescente o açúcar, o sal e o óleo, misturando novamente.
  3. Incorpore a farinha de trigo aos poucos, mexendo para incorporar bem até que a massa fique firme.
  4. Transfira a massa para uma bancada limpa e enfarinhada e sove bem até que ela fique lisa e sem grudar nas mãos, por aproximadamente 5 minutos.
  5. Ponha a massa em uma tigela untada e cubra com um pano úmido, deixando descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume.
  6. Porcione a massa e faça bolinhas, abrindo-as com o auxílio de um rolo de massas em formato de disco.
  7. Recheie as esfihas e modele-as juntando três pontas e vincando bem as laterais.
  8. Reserve as esfihas que forem ficando prontas em uma forma untada e enfarinhada.
  9. Deixe descansar por mais 30 minutos para a massa crescer e pincele as gemas de ovo batidas.
  10. Asse em forno pré-aquecido a 200 °C por 30 minutos ou até dourar bem.
  11. Agora é só saborear essa delícia preparada com essa maravilhosa massa de esfiha!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X