Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Massa de empadão que derrete na boca feita com apenas 2 ingredientes

Tipo:

massa-de-empadao-14-10.jpg

Não deixe de preparar essa deliciosa massa de empadão, feita com apenas 3 ingredientes, que fica um espetáculo e chega a desmanchar na boca, de tão macia! Com esta receita incrível, você também aprenderá a fazer um recheio de frango cremoso dos deuses! Confira a receita do Canal Bateu, ta pronto, faça e aproveite a sensacional massa de empadão, que deixará seu empadão divino!


Como fazer massa de empadão

Para a massa de empadão, começaremos pelo recheio de frango, seguindo corretamente o passo a passo da receita, reservando-o. Para a massa, colocaremos a farinha numa vasilha e acrescentaremos o sal e a margarina. Misturaremos com as pontas dos dedos, até obtermos uma farofa, na sequência, vamos amassar até ficar uma massinha homogênea. Num refratário de vidro, vá dispondo porções da massa e arrumando com as mãos, para forrar o fundo e as laterais. Sobre a massa, distribuiremos o recheio já frio. Finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e aproveite seu apetitoso empadão, feito com a magnífica massa de empadão! Bom proveito!

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Ingredientes da receita de massa de empadão

Para a massa

  • 1 colher (chá) de sal
  • 500g de farinha de trigo (podendo variar conforme a marca)
  • 250g de manteiga ou margarina com 80% de lipídios (gordura)

Para o recheio

  • sal (a gosto)
  • um fio de azeite
  • 1 lata de milho-verde em conserva escorrido
  • água do cozimento do frango (o quanto baste)
  • 1 kg de peito de frango cozido em água e caldo de galinha e desfiado
  • azeitonas verdes sem caroço fatiadas (a gosto)
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite ou requeijão cremoso
  • temperos a gosto (cebola triturada, alho amassado, pimenta-do-reino, açafrão, ervas finas, colorau)
  • 1 gema de ovo batida com um garfo (para pincelar)
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo

  1. Para o recheio do empadão, leve uma panela ao fogo com um fio de azeite, acrescente o alho e deixe dourar levemente. 
  2. Junte a cebola, doure um pouco e entre com o frango desfiado, refogando.
  3. Acrescente a água do cozimento do frango e tempere com: pimenta-do-reino, açafrão, ervas finas e colorau, tudo a gosto, ou utilize os temperos de sua preferência. Prove e acerte o sal.
  4. Numa tigelinha, adicione um pouco da água do cozimento do frango, junte a farinha de trigo e mexa, para dissolver bem. Despeje na panela do recheio.
  5. Ponha também o milho-verde e as azeitonas, misturando com uma colher de pau. Por último,acrescente o creme de leite, mexendo para agregar. Deixe reservado.
  6. Para a massa, num bowl, ponha a farinha de trigo, o sal e a margarina e vá misturando com as pontas dos dedos, formando uma farofa.
  7. Em seguida, amasse até alcançar o ponto em que ao apertar uma porção da massa nas mãos, ela fique uniforme.
  8. Pegue um refratário de vidro (35cm de comprimento x 22cm de largura) e vá adicionando porções da massa, ajeitando e moldando. Forre o fundo e as bordas do refratário com essa massa. Reserve uma parte da massa par cobrir o empadão.
  9. Em seguida, espalhe por cima da massa o recheio reservado, que já deve estar frio.
  10. Para cobrir o empadão, disponha a parte reservada da massa entre dois pedaços de plástico e abra com um rolo. Se notar que ela está muito mole, leve à geladeira e mantenha por 30 minutos, assim ela endurecerá novamente.
  11. Cubra o empadão com essa massa, pincele com a gema de ovo.
  12. Leve para assar em forno pré-aquecido por 40-45 minutos, até ficar bem assado e douradinho.
  13. Retire, aguarde amornar, sirva e saboreie seu irresistível empadão de frango!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Aprenda a fazer doce de leite caseiro sem açúcar

Sobremesa econômica e fácil de fazer com apenas 4 ingredientes

Como acabar com as baratas e outros insetos bem fácil sem comprar veneno

Molho de salada rápido à moda do chef

Os famosos biscoitos de laranja que estão enlouquecendo o mundo! Derrete na boca

É um grande erro adicionar apenas água para cozinhar o arroz, deixa eu te ensinar qual é o segredo

Sorvetão de Maracujá

Coloque sal no vaso sanitário e acabe com as manchas e o mau cheiro

Pegue limão e faça essa deliciosa sobremesa em apenas 5 minutos

Cascudão, bolo que meu marido faz toda semana pra tomarmos café a tarde




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X