Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Essa é a receita de carolina de padaria que aprendi com um padeiro famoso na minha cidade

Tipo:

carolina-de-padaria-06-0911.jpg

Ninguém vai resistir se você preparar para a família, a maravilhosa carolina de padaria! Trata-se de uma minibomba recheada conforme a sua preferência, que ainda recebe uma deliciosa cobertura de chocolate, deixando todos com água na boca! Além disso, essa receita é fácil e irresistível! Confira a receita do Canal GORDICES DA TEKA e faça a sensacional carolina de padaria, que vai arrasar!


Como fazer carolina de padaria

Para a carolina de padaria, vamos colocar uma panela no fogo com a manteiga, o açúcar e a água e aguardar a manteiga derreter. Adicionaremos a farinha, mexendo sem parar para não empelotar, até formar uma massa uniforme, que desgrude da panela. Seguiremos o passo a passo para acrescentar os ovos e o resultado será uma massa lisa e pesada. Colocaremos essa massa num saco de confeitar com bico pitanga aberto, número 5 na ponta e vamos modelar as carolinas em formas grandes forradas com papel-manteiga, fazendo bolinhas até a massa acabar. Para finalizar a receita seguiremos o passo a passo, depois é só servir e degustar suas irresistíveis carolinas de padaria!

Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!

Ingredientes da receita de carolina de padaria

  • chocolate meio amargo e branco a gosto (para decorar)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (140g)
  • 4 ovos inteiros (54g em média cada)
  • 1 colher (sopa) de açúcar (12g)
  • 1 xícara (chá) de água (240ml)
  • recheio a gosto (brigadeiro, doce de leite, chocolate, creme de confeiteiro, etc.)
  • 5 colheres (sopa) de manteiga (125g)

Obs.: A medida da xícara é 240ml.

Modo de preparo

  1. Leve uma panela ao fogo com a manteiga, o açúcar e a água, mexa um pouco e deixe a manteiga derreter.
  2. Em seguida, adicione a farinha e já mexa bem rapidamente, sem parar, com uma colher de pau, para não formar grumos na massa.
  3. Vá mexendo por cerca de 4 minutos, até formar uma massa homogênea, que solte da panela.
  4. Desligue o fogo e mexa a massa com a colher, até ficar bem morninha. Não prossiga com a receita na adição dos ovos com a massa quente, pois não dará certo.
  5. Com a massa levemente morna, acrescente o primeiro ovo e misture bem, até esse ovo “sumir” na massa. Em seguida, adicione os demais ovos, sempre um por vez, misturando bem e só adicionando o próximo quando o anterior já estiver incorporado na massa. 
  6. Essa massa fica bem pesada e lisinha, é assim mesmo.
  7. Na sequência, ponha a massa em um saco de confeitar com um bico pitanga aberto, número 5. 
  8. Cubra uma forma grande e retangular ou qualquer outra que você tenha em casa com papel-manteiga. Se quiser, faça marcações de pequenos círculos no papel, com uma caneta, para facilitar, deixando um espaço entre eles, pois as carolinas vão crescer no forno. 
  9. Sobre cada marcação, coloque a massa em forma de bolinhas, usando o saco de confeitar com o bico pitanga na ponta. Repita isso até acabar a massa, forrando mais assadeiras conforme a necessidade.
  10. Pegue uma tigelinha com água, molhe a ponta do dedo e aperte a pontinha que ficou em cima de cada carolina, alisando para não ficarem tortas após assadas.
  11. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 36-40 minutos. Lembrando que esse tempo pode variar conforme a potência do forno.
  12. Um truque para as carolinas se manterem sequinhas por mais tempo, é observar quando já estiverem douradinhas, abrir um pouquinho a porta do forno, abaixar a temperatura para 150°C e deixar assim por 3-5 minutos. Desta forma, a umidade do forno vai sair e você as terá sequinhas por mais tempo.
  13. Retire do forno e aguarde esfriar bem, para adicionar o recheio.
  14. Você pode recheá-las com: brigadeiro, doce de leite, chocolate, creme de confeiteiro ou o que desejar. Coloque o recheio num saco de confeitar, depois, fure a carolina na parte de cima com o bico e preencha bem com o recheio, até ficar estufadinha. Repita esse procedimento até rechear todas elas. 
  15. Para a cobertura, uma sugestão é derreter chocolate meio amargo picado numa tigelinha por 30 segundos no micro-ondas, tirar, mexer e derreter por mais 30 segundos. Use imediatamente.
  16. Coloque um pedaço de papel-manteiga sobre uma superfície lisa, pegue cada carolina e passe a parte de cima dela no chocolate derretido até a metade. Deixe escorrer o excesso de chocolate e acomode-a no papel-manteiga. Repita esse processo com todas as carolinas.
  17. Se desejar dar um charme a mais em suas carolinas, derreta da mesma forma um pouco de chocolate branco, adicione num saquinho, corte a pontinha e faça riscos em movimento de vai e vem por cima delas, com o chocolate meio amargo ainda mole, ates de endurecer.
  18. Após a cobertura esfriar por completo, sirva e aprecie sua divina carolina de padaria!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X