Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Carne de panela: agora você vai acertar toda vez que preparar no seu almoço

Tipo:

Carne-panela-1111.jpg

A carne de panela é um clássico prato que remete conforto e nostalgia, preenchendo a casa com aromas irresistíveis enquanto cozinha lentamente no fogão. A receita que o Canal Guilherme Guzela nos trouxe de carne de panela é uma escolha simples mas com um sabor inigualável!


Como fazer carne de panela 

Para fazer carne de panela iremos precisar de caldo de carne, vinho tinto seco, água, músculo bovino, louro, tomilho, cenoura, alho, páprica defumada, cebola e salsão. Vamos refogar na panela de pressão os ingredientes da carne de panela, seguindo corretamente a sequência de adição e preparo. Em seguida iremos tampar a panela, e assim que levantar pressão, vamos deixar a carne de panela cozinhar por aproximadamente 35 minutos, ou 40-45 minutos caso queira uma textura mais macia. Iremos retirar do fogo, deixar a pressão sair, e saborear cada porção suculenta dessa maravilha de carne de panela!

Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!

Ingredientes da receita de carne de panela 

  • 300 ml de caldo de carne 
  • 150 ml de vinho tinto seco
  • 150 ml de água
  • 1,5 kg de músculo bovino
  • 5 folhas de louro
  • 3 ramos de tomilho
  • 1 cenoura picada
  • 3 a 4 dentes de alho
  • 2 colheres(chá) de páprica defumada 
  • 1 cebola grande
  • 1 talo de salsão

Modo de preparo

  1. Na panela de pressão, em fogo médio, coloque o azeite e deixe aquecer bem. 
  2. Adicione a carne aos poucos, e deixe criar um crostinha, antes de colocar mais um pouco da carne. 
  3. Polvilhe um pouco de sal, e vá virando com uma colher para a carne dourar de todos os lados. 
  4. Nesse momento vai criar um fundo na panela, coloque um pouco do caldo de carne, e misture bem. Depois de bem douradas retire as carnes e disponha numa travessa.
  5. Na mesma panela, em fogo médio, coloque mais azeite, o alho picado, e deixe dourar. Acrescente a cebola, a cenoura e o salsão deixe refogar um pouco mais. 
  6. Diminua o fogo, coloque o louro, o tomilho, o extrato de tomate e a páprica e refogue bem. 
  7. Adicione o vinho tinto e o restante do caldo de carne, a carne refogada e a água e misture bem para incorporar. Ajuste o sal e se necessário coloque mais. 
  8. Tampe a panela, e assim que pegar pressão deixe cozinhar por 35 minutos. Caso você queira uma carne “desmanchando” deixe cozinhar por mais 40-45 minutos. 
  9. Depois desse tempo, retire do fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
  10. E agora a carne de panela mais top das galáxias acaba de ficar pronta!

Você também vai gostar de:

Pudim de maracujá cremoso e refrescante já anota aí para suas festas de fim de ano
Cachorro quente especial: aprenda a fazer um cachorro perfeito na sua casa mesmo
Como limpar chinelo encardido e outros calçados brancos sem estragar e deixar como novo
Sobremesa gelada cremosa e com um recheio espetacular

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Joguei CRAVO na VELA e Parei de GASTAR no mercado, dica de milhões

Bolo de Pão de Queijo no liquidificador

Coloque CRAVOS da ÍNDIA no LIMÃO e se SURPREENDA com o RESULTADO

Rolinhos primavera assados e sem glúten: uma versão saudável e crocante

Bolo de abacaxi invertido sem farinha de trigo e sem fermento

Torta de maçã com mais fruta do que massa

Misturinha para Limpar pisos: Receita caseira faz milagre com piso manchado e encardido

Bolinhos doces de banana e iogurte

Rosca de polvilho de padaria

Macarronada com Carne moída e um molho secreto que você vai adorar




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X