Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Caponata de berinjela simples e fácil de fazer é só misturar os legumes picados e levar ao forno

Tipo:

caponata-de-berinjela-19-10.jpg

Explore o mistério por trás de uma caponata de berinjela absolutamente tentadora! Esta preparação descomplicada e bem gostosa, irá elevar seus momentos à mesa, tanto no dia a dia ou em uma ocasião memorável! Impressione a todos com a originalidade de sabores desta gostosura de origem italiana. Confira a receita e faça a magnífica caponata de berinjela, que todos vão amar! 


Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!

Como fazer caponata de berinjela

Para a receita de caponata de berinjela, com um preparo simples, precisaremos de: pimentão vermelho, pimentão amarelo, pimentão verde, azeitonas verdes, orégano, azeite, sal, pimenta-do-reino, molho inglês, vinagre (para o molho das berinjelas), berinjelas, sal, cebola, alho e pimenta-de-cheiro. Picaremos as berinjelas em cubos, colocando-as em uma vasilha com água, umas gotinhas de vinagre e sal (para não amargarem depois de assadas), deixando-as reservadas. Seguiremos direitinho o passo a passo para a finalização da receita. Preparada no dia anterior, a caponata ficará ainda mais deliciosa. Sirva e deguste sua apetitosa caponata de berinjela!

Ingredientes da receita de caponata de berinjela

  • 1 pimentão amarelo em cubos
  • molho inglês (a gosto)
  • sal (a gosto)
  • água, vinagre e sal (para deixar a berinjela de molho)
  • 3 berinjelas lavadas e secas
  • pimenta-do-reino (a gosto)
  • 1 pimentão vermelho em cubos
  • 1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço fatiadas
  • 3 pimentas-de-cheiro em cubos
  • 1 pimentão verde em cubos
  • azeite de oliva (a gosto)
  • orégano (a gosto)
  • 1 cebola grande em cubos
  • 3 dentes de alho fatiados

Modo de preparo

  1. Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180°C. 
  2. Lave bem a berinjela e remova as pontas. Na sequência, pique em cubinhos. 
  3. Ponha os cubos de berinjela numa vasilha com água, vinagre e sal, até cobri-los. Deixe de molho por 10 minutos para tirar o gosto amargo. 
  4. Nesse meio tempo, numa tigela, misture: a cebola (picada em cubinhos), o alho (fatiado), a pimenta-de-cheiro (em cubinhos), os pimentões (vermelho, amarelo e verde), picados em cubos, livres das sementes. Tempere com: orégano, sal, pimenta-do-reino e molho inglês. 
  5. Escorra os cubos de berinjela e em seguida, seque-os com papel-toalha ou com um guardanapo limpo.
  6. Una os cubos de berinjela à mistura preparada,em um refratário de vidro, assegurando uma boa combinação e utilizando bastante azeite para regar. 
  7. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C durante aproximadamente meia hora.
  8. Decorrido esse tempo, confira (com cuidado para não se queimar), se os ingredientes estão bem assados. 
  9. Em seguida, tire do forno, acrescente as azeitonas verdes, se, gostar, regue com mais azeite, e aguarde esfriar. 
  10. Leve à geladeira e deixe reservado para servir somente no dia seguinte, pois a caponata de berinjela fica ainda mais gostosa depois de permanecer na geladeira durante um tempo. 
  11. Está pronta! Sirva e deguste a sua fantástica caponata de berinjela!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Sobremesa econômica e fácil de fazer com apenas 4 ingredientes

Como acabar com as baratas e outros insetos bem fácil sem comprar veneno

Molho de salada rápido à moda do chef

Os famosos biscoitos de laranja que estão enlouquecendo o mundo! Derrete na boca

É um grande erro adicionar apenas água para cozinhar o arroz, deixa eu te ensinar qual é o segredo

Sorvetão de Maracujá

Coloque sal no vaso sanitário e acabe com as manchas e o mau cheiro

Pegue limão e faça essa deliciosa sobremesa em apenas 5 minutos

Cascudão, bolo que meu marido faz toda semana pra tomarmos café a tarde

Cascudão, bolo que meu marido faz toda semana pra tomarmos café a tarde




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

macarrao-de-forno-by-kem-f8-89082
Macarrão de forno by k&m

Vem cá conferir!! HUmm...

Cupcake de almôndegas.
Cupcake de almôndegas

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de...

Deixe seu comentário

X