Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Usos do pepino contra a retenção de líquidos

Tipo:

pepino-500×3251-500×325

Os líquidos fogem com regularidade do sangue para os tecidos do corpo. O sistema linfático é uma rede de tubos em todo o corpo, que frena esse fluido (chamado linfa) dos tecidos e se esvazia novamente na corrente sanguínea. A retenção de líquidos (edema) é causada quando o fluido não é eliminado dos tecidos.
As duas grandes categorias de retenção de líquidos incluem edema generalizado, quando a inflamação ocorre em todo o corpo, e edema localizado, quando partes particulares do corpo são afetadas. Nesse artigo falaremos sobre a utilidade do pepino para tratar a retenção de líquidos.


A ampla gama de causas para esse problema inclui a reação do corpo ao calor, um alto consumo de sal e os hormônios relacionados com o ciclo menstrual. Porém, é recomendável consultar um médico e, principalmente, jamais se automedicar, já que o edema pode ser um sintoma de doenças graves tais como de coração, rins ou fígado.

Principais sintomas da retenção de líquidos

Os sintomas mais comuns da retenção de líquidos são:

Inchaço das regiões do corpo que são afetadas;
De modo geral, os pés, tornozelos e as mãos são as áreas que mais incham;
Geralmente, sente-se dor nas regiões afetadas;
As articulações ficam rígidas;
Ganha-se peso muito rápido, em poucos dias ou semanas;
Ocorrem flutuações no peso que não podem ser explicadas;
Ao pressionar a pele, podem ocorrer sangramentos por alguns segundos;
Em alguns casos, ao pressionar a pele a fim de que facilite a circulação para aliviar a pressão, isso não ocorre.

Usos do pepino para tratar a retenção de líquidos

Um pepino contém cerca de 45 calorias, incluindo sua casca, por isso, tomar um copo de água com uma rodela de pepino ao invés de tomar refrigerantes ou energéticos é uma maneira em potencial de reduzir a quantidade de calorias diárias ingeridas.

Para tornar a experiência mais visível, podemos reduzir as calorias que os líquidos que tomamos diariamente nos oferecerem para apenas 150 calorias. Outro benefício é que ao conciliar o pepino com a água que bebemos, acabamos por consumir também seus nutrientes.

Ele é tão efetivo porque contém pouquíssimas calorias e um alto teor de água, características ideais para acabar com a retenção de líquidos. Dessa forma, é possível utilizar o pepino como ingrediente principal para preparar uma deliciosa água que te ajudará a eliminar o excesso de líquidos no corpo.

A água de pepino é diurética, o que significa que pode ajudar contra a retenção de líquidos, que é uma das causas mais comuns de ganho de peso. Porém, também inclui vitamina C, que pode ajudar na proteção contra as deficiências do sistema imunológico, doenças cardiovasculares, problemas de saúde pré-natal, doenças nos olhos e inclusive rugas.

A vitamina K pode ajudar o sangue a se coagular e os ossos a se tornarem mais fortes. A vitamina A é a chave para uma boa visão, um sistema imunológico saudável e o crescimento celular.

O potássio pode reduzir o colesterol e a pressão arterial alta, já o ferro, transporta o oxigênio, que dá vida às células do sangue e o cálcio contribui para o crescimento dos ossos, e todos esses nutrientes podem ser encontrados na água de pepino.

Sem dúvida, a quantidade desses nutrientes vai depender de quantos pedaços de pepino forem colocados na água e, nesse sentido, quanto mais pepino for utilizado maior a quantidade de nutrientes recebida pela água.

Para combater a retenção de líquidos o ideal é utilizar um pepino para cada 2 litros de água. É aconselhável beber esses dois litros ao longo do dia. A água potável é uma ótima opção para limpar as toxinas do corpo, e a água de pepino tem uma grande quantidade de fibra.

Essa fibra ajuda na digestão e causa a sensação de saciedade, uma melhor digestão dos alimentos também pode ajudar na perda de peso.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X