Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Se você reconhecer um desses sintomas, consulte um médico rápido. Confira como reconhecer a trombose venosa >

Tipo:

 

Reconhecer os sintomas de trombose venosa é essencial para evitar as consequências negativas que podem resultar desta doença. É uma doença que provoca o aparecimento de coágulos de sangue nas veias. A dor ardente e forte na parte do corpo em que a trombose ocorre, não muito diferente da que causada por uma cãibra, é um sintoma evidente e que não pode ser subestimado.

Na prática, a doença afeta as veias que transportam o sangue para os pulmões e para o coração; o trombo é nada mais do que um coágulo de sangue que causa a obstrução do vaso e, de consequência, impede ou torna difícil o movimento. Não rararamente, a dor parecida com a cãibra está ligada aoaparecimento de um inchaço na área afetada, que fica vermelha e aumenta de temperatura

 

trombose-venosa-sintomas

 

Às vezes, a trombose venosa pode ocorrer após a cirurgia abdominal ou ortopédica, mas também como resultado de uma gravidez ou devido a um trauma que obrigou o membro a permanecer imóvel durante um longo período de tempo. Em outros casos, a causa da trombose venosa pode ser a utilização de progestogénios – que são as substâncias presentes em alguns produtos contraceptivos– ou a presença de um tumor.

Como você pode imaginar, aqueles que correm maior risco e são mais vulneráveis são aqueles que seguem um estilo de vida não saudável, pessoas obesas e aqueles que,na história familiar, têm uma predisposição genética. No caso você tenha a sensação de ter uma trombose venosa, não há mais nada a fazer senão recorrer a um médico o mais rapidamente possível, para submeter-se à terapia de anticoagulação, que pode ser administrada por via intravenosa ou subcutaneamente. Mais tarde, pode-se definir um tratamento a longo prazo com medicamentos para esta finalidade.

Basicamente, o tratamento a longo prazo baseia-se na administração de remédios contra a vitamina K, através do quais é inibida a síntese de proteínas específicas a partir do qual depende a coagulação do sangue. Uma solução alternativa que pode ser utilizada é aquela da administração com efeitos imediatos, que minimiza as consequências da trombose venosa, devido à ação de uma molécula que pára o fator de coagulação.

Quando falamos de trombose venosa, é feita referência a um flebotrombose que, na maioria dos casos,afeta as veias profundas das pernas, embora cada parte do corpo possa ser afetada. Existem muitos sinais não específicos que podem caracterizar essa doença: por exemplo, a turgescência das veias superficiais, além de calor e da vermelhidão. Uma complicação muito arriscada é a embolia pulmonar, que é causada pela embolização, ou seja, um destacamento de um trombo que se infiltra numa ramificação da artéria pulmonar, seguindo a direção das veias em relação ao coração, de modo a obstruir perfusão dos pulmões, em uma maneira que pode ser mais ou menos prolongado de acordo com o vaso afetado.

Entre os fatores etiológicos da trombose venosa podemos elencar um tromboembolismo venoso anterior, imobilização, devido à utilização de gesso ortopédico depois de um trauma ou lesão nas pernas, a terapia de substituição hormonal, a utilização de contraceptivos orais, a síndrome do anticorpo antifosfolipídio ou tumores, especialmente do pâncreas, do cérebro, ovário ou osso.

Entre os fatores hereditários, no entanto, podemos citar a falta de proteína S, a deficiência de proteína C,deficiência de antitrombina, e o fator V de Leiden, o que aumenta o risco de atingir uma trombose venosa profunda. Entre os outros fatores, existem níveis elevados de fator IX e os altos níveis de fibrinogénio, mas também a resistência à proteína C ativada.

 




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Cuscuz salgado

E quem não gosta dessa belezinha?

Se citar nome de Larissa Manoela, Fabíola Reipert pagará de R$ 5 a 100 mil

Juíza que acompanhou o caso disse que a jornalista faltou com a...

14 Alimentos que compras uma vez e replantas para sempre

Existem muitos alimentos que consumimos de depois deitamos fora, podem ser replantados,...

16 atitudes simples que vão evitar suas crises de rinite no inverno

Algumas mudanças de hábito, podem minimizar problemas como crises de rinite alérgica.

Deixe seu comentário