Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como fazer velas aromáticas com cascas de frutas

Tipo:

laranja-vela-3-500×325-500×325

Por trás do uso das velas aromáticas existe uma longa história e uma tradição que se manteve até nossa atualidade com bastante força, não apenas decoram nossos lares e esses recantos mais íntimos onde costumamos relaxar, ultimamente seu uso tem se estendido ao campo da medicina natural, graças ao uso dos óleos essenciais e de suas propriedades para a saúde.
As velas têm sua origem no século XI, como meio indispensável de iluminação, eram feitas de gordura animal e possuíam um odor muito ruim. Mas, com a chegada da luz elétrica, as velas passaram a ser utilizadas como elemento decorativo nesses espaços mais íntimos, onde o descanso, a introspecção, pareciam mediadas por essa luz trêmula, submergida em um pequeno reservatório de cera derretida.


Começou, então, a misturar com óleos essenciais para aumentar o relaxamento, para que, mediante seus aromas, exerçam um efeito sedativo e saudável, capaz de aliviar, por exemplo, enxaquecas ou dores de cabeça.

As velas e a aromaterapia

O uso de aromas como mediadores do sono é algo que desde sempre teve bastante peso na medicina natural.

A aromaterapia aposta no sentido do olfato para produzir no corpo determinadas sensações, graças aos azeites essenciais extraídos de plantas e frutas, raízes, caules, folhas, de elementos naturais que são capazes de aliviar o estresse, a ansiedade, nos dando certas sensações, graças a estes perfumes que se misturam com a cera e essa fumaça suave que respiramos pelo nariz.

Indicaremos, a seguir, as propriedades que são atribuídas a determinados azeites essenciais que podemos encontrar sempre em estabelecimentos direcionados à beleza natural, ervanários, drogarias:

Lavanda: É relaxante, alivia a ansiedade e o estresse.
Canela: Possui propriedades que estimulam a mente.
Maçã: É conhecido por ser capaz de aliviar os efeitos da terrível enxaqueca.
Jasmim: Relaxante e sedativo.
Gardênia: Oferece-nos tranquilidade.
Coco: Adoça os ambientes.
Eucalipto: Desinfeta o ambiente e nos ajuda a melhorar nossa concentração.
Baunilha: É antidepressiva e calmante.
Limão: Alivia a ansiedade e as vertigens.
Canela: Alivia a fadiga nervosa.
Laranja: Tem princípios sedativos.
Rosa: Tem propriedades para a insônia, a dor de cabeça e para o estresse.
Tomilho: Ideal para o cansaço mental.
Cedro: Inspira ânimo e otimismo. É relaxante e cria um ambiente muito agradável no lar.

Como elaborar uma vela aromática com casas de frutas

De que precisamos?

Cera ou parafina refinada, a quantidade depende de quantas velas você desejar fazer ou do seu volume.
Essências essenciais: Aqui, como temos mostrado anteriormente, você escolherá aquela que mais necessita ou que mais se adapte às suas preferências pessoais, frutas cítricas, algo mais doce como a rosa ou o jardim. A maioria delas são relaxantes e fáceis de conseguir em qualquer loja natural.
Um molde.
Panela para derreter a parafina.
Haste de pinça.
Pavio: é um pequeno fusível que se encontra no centro das velas para que possa ficar presa, este é um fio grosso ligeiramente armado. Também é fácil de ser encontrado.

Preparo

Comece derretendo a parafina em uma panela em banho-maria, use uma espátula para mexer. Aqueça a cera até que esteja derretida. Recomenda-se ser derretida em banho-maria e removê-la.
Uma vez que a cera está liquida, pode incluir a essência que você escolheu, mas lembre-se: faça isso com a cera um pouco fria porque senão, por estar quente, evapora o aroma e o óleo rapidamente.
Agora, leve esta mistura para o molde, pode ser redondo, quadrado, pense que esta será a forma final de sua vela. O molde deve estar untado com óleo de cozinha. O pavio também.
Para fixar o pavio no centro da vela, tem que amarrar uma ponta do pavio de algodão (o pavio), a haste de retenção que mencionamos acima, deve estar no centro. Introduza-o para que seja mais fácil para poder colocar o pavio.
Agora terá que deixar durante 5 horas, o óleo essencial, a cera e o pavio estarão ganhando consistência e será necessário bastante tempo para que tudo fique bem fixado.
É o momento de desenformar, para isso basta girar o molde para ver se solta com facilidade.
Se notar que a vela possui algum tipo de imperfeição, como riscos ou furos de ar, pode remover com um pano umedecido com álcool para esfregar suavemente e fazer com que a vela fique mais fina e homogênea.
Com este processo, poderá comprovar que é muito fácil fazer suas próprias velas aromáticas e relaxantes, basta escolher a essência que mais combina com você e procurar também o lugar da casa onde poderá relaxar melhor. Estas velas também são um excelente presente, poderá fazê-las com formatos criativos e decorá-las com papel colorido ou flores secas.

Opcional: vela em molde de laranja

Se por alguma razão, desejarmos pôr de lado os moldes normais, podemos usar uma alternativa totalmente natural a partir de uma tangerina ou laranja.

De que precisamos?

Tangerina ou laranja: preferivelmente, a laranja por sua facilidade de extração
Fósforos
Colher
Azeite de oliva vegetal
Faca

Preparo

1. A primeira coisa que temos que fazer é colocar a tangerina em uma superfície plana e realizar um corte muito leve e fino na casca.
2. Introduzir de maneira muito cuidadosa uma colher, evitando romper as partes da tangerina. (Ver imagem abaixo).
3. Deslize a colher ligeiramente no interior da tangerina para depois retirar fruta com máxima delicadeza.
4. Retire a fruta e guarde para utilizar mais tarde. Pegue a casca e tenha muito cuidado para não quebrá-la.
5. Despeje a mistura para a vela na casca e deixe-a repousar. Para isso, poderá repetir os passos citados acima, a menos que você substitua o molde tradicional por este.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X