Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Volte agora ao Filtro de Barro e pare tudo que está fazendo

Tipo:

Volte agora ao Filtro de Barro e pare tudo que está fazendo

Me refiro, com esse trocadilho de ótimo gosto, aos tradicionais filtros São João, muuuuito presentes nas casas de vó (e se tiver sorte, na sua também). A maioria deles fabricados em Jaboticabal (SP) e exportados para todo o mundo, demonstram em estudos serem muito mais eficientes que outros tipos de filtros, como o de carvão ativado, por exemplo.


Além disso, a água costuma sair da torneira fresquinha, pois a cerâmica diminui sua temperatura em cerca de 5 graus Celsius.

Tais filtros de barro, ou de cerâmica, são campeões na filtragem de resíduos da água, retirando até 99% dos parasitas causadores de doença. Também reduzem quase integralmente a contaminação por cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo.

– “OXE, E TINHA TUDO ISSO NA ÁGUA?”

Sim! A água da sua cidade pode até ter a fama de bem tratada, mas é melhor garantir um bom filtro com vela para não arriscar. Isso porque o encanamento que leva a água da estação de tratamento até sua casa pode conter falhas que deixam poluentes do lençol freático entrar em contato com o que você bebe.

Isso é particularmente perigoso quando a pressão no fornecimento de água é diminuída em cidades com crise hídrica, como São Paulo, já que o ponto de vazamento da tubulação pode se transformar em porta de entrada para a sujeira.

A infeliz decadência dos filtros de barro

Sinal de status nas primeiras décadas do século XX, os filtros de cerâmica foram perdendo espaço para a adoção de filtros de carvão ativado nos anos 80 e, quem diria, de águas minerais engarrafadas nos últimos anos.

Nem um nem outro se justifica. A pressão da água em filtros de carvão ativado compromete o processo de filtragem (o gotejamento lento dos filtros de barro garante um processo mais confiável) e águas engarrafadas não são garantias de qualidade, como os setores de marketing de grandes empresas querem nos fazer fazer crer.

Um possível retorno vintage ao utilitário doméstico de barro poderia vir a calhar agora, como tendência saudável. É irreverente, funciona e o povo gosta!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X