Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Saiba como consumir aveia para emagrecer

Tipo:

41288000.jpg

A aveia é um elemento natural com um grande poder nutritivo. Ela oferece tantas coisas ao nosso organismo que, durante muitos anos, foi o alimento base de muitos povos e civilizações.


Isso fez com que ela ganhasse o título de “rainha dos cereais”, pois o seu alto teor de proteínas, vitaminas, carboidratos, minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e manganês) e outros nutrientes fazem com ela se destaque em diversas categorias.

Assim, a aveia é ideal para quem quer perder peso, controlar o colesterol e a pressão arterial, melhorar o trânsito intestinal, regular os níveis de açúcar nos sangue e inclusive proteger o organismo contra o câncer.

A seguir, iremos conhecer melhor as suas propriedades.

Por que a aveia é tão eficaz para ajudar a perder peso?

Seu potencial emagrecedor se deve a múltiplas propriedades que, quando interagem, tornam este alimento um de nossos melhores aliados na hora de controlar a nossa alimentação e cuidar do nosso corpo.

Vejamos como a aveia faz isso:

Mantém o colesterol em níveis saudáveis

Colesterol

Seu alto teor de aminoácidos essenciais, fibras e gorduras insaturadas como o ômega-6 (ácido linoleico) conseguem reduzir os níveis de colesterol rum (LDL). Por sua vez, a ajuda que a aveia oferece ao nosso corpo para aumentar o colesterol bom (HDL) no sangue permite descongestionar as veias e perder peso.

Tem um grande poder saciante

Seu potencial emagrecedor é surpreendente não apenas porque nos ajuda a regular fisiologicamente nossos níveis de açúcares e colesterol, mas também porque nos proporciona um certo equilíbrio psicológico graças ao seu poder saciante.

Isso se deve ao alto teor de carboidratos complexos ou de lenta absorção, o que permite controlar os níveis de açúcar no sangue e faz com que a aveia seja um alimento ideal para pessoas que sofrem de diabetes.

Favorece o trânsito intestinal e ajuda a eliminar toxinas que envenenam o nosso corpo

Graças ao seu alto teor de fibras, a aveia favorece o trânsito intestinal e elimina a prisão de ventre. Assim, descongestiona nosso corpo de toxinas e gorduras que nos fazem engordar e, inclusive, nos fazem adoecer.

Nutre o corpo e os tecidos

A aveia evita que os tecidos do nosso corpo fiquem frouxos quando perdemos peso, pois oferece minerais como o ferro, sódio, zinco, potássio, ácido fólico, etc.

Previne o câncer

Cancer-de-mama

Elementos presentes na aveia contribuem para diminuir a probabilidade de desenvolver alguns tipos de câncer que estão relacionados aos nossos hormônios, como o câncer de mama.

Mantém o nosso sistema cardiovascular saudável

Como comentamos o beta-glucano se encarrega de destruir ou devorar o excesso de colesterol que fica contido em nossas artérias. Por esta razão, ele favorece a saúde do sistema cardiovascular.

Como podemos incluir a aveia na dieta?

Aveia

Acostumarmos-nos a incluir a aveia em nossa dieta pode ser algo difícil no começo. No entanto, basta adquirir o hábito para que tudo se torne mais fácil, já que os resultados obtidos são magníficos e duradouros.

Devemos saber que a melhor aveia que podemos utilizar é aquela cultivada de maneira orgânica, e que mantenha a sua qualidade de integral.

Uma vez que tenhamos focado o objetivo de incluir este alimento em nossa dieta emagrecedora, também deveríamos evitar, como é óbvio, alimentos refinados, embutidos, fritos, etc. Além disso, combinar o consumo de aveia com a prática de atividade física irá ajudar a potencializar a queima de gordura com mais facilidade.

Consequências do seu abuso

Devemos ser conscientes de que abusar da aveia pode causar gases, inflamação no abdômen ou diarreia. Além disso, cada porção contém cerca de 300-400 calorias. Todas estas questões deveriam fazer com que usássemos este ingrediente com moderação.

Como é melhor consumir a aveia? Crua ou cozida?

A aveia oferece diversas propriedades tanto crua quanto cozida, e pode nos ajudar a perder peso das duas maneiras. No entanto, a verdade é que a aveia crua conserva melhor os seus nutrientes.

Ou seja, ao cozinharmos a aveia, ela perde muitos de seus minerais, fibras e enzimas que ajudam o nosso sistema digestivo e o nosso corpo a eliminar toxinas. Além disso, ela também perde vitamina B, vitamina E e diversos antioxidantes.

Por outro lado, a aveia cozida tem um sabor mais agradável, sendo mais fácil de digerir e até de mastigar. A cocção a suaviza, o que nos ajudará a evitar gases e outros problemas na hora de incluí-la na dieta.

No entanto, ainda que o sabor e a textura possam ser diferentes, no caso da aveia crua, ela ganha a batalha, já que podemos suavizá-la deixando-a de molho ou misturando-a com frutas e outros alimentos.

Quais receitas podemos fazer com a aveia?

Por ser um cereal, a aveia é um alimento muito versátil. Por esta razão, temos muitas alternativas para consumi-la, basta usarmos a imaginação.

Cuidado! Fique de olho para ver se você já ingeriu bastante aveia durante o dia, e regule a quantidade de consumo. O ideal é consumir duas colheres de aveia por dia, para não exagerarmos no número de calorias. Aqui estão algumas ideias para incorporar a aveia no momento do dia que quiser.

Água de aveia para emagrecer

Agua-de-aveia

Beber água de aveia quente em jejum é ideal para eliminar toxinas. Ela pode ser obtida de maneira muito simples, deixando a aveia de molho durante uma noite.

Aveia em seus pratos

Você pode polvilhar um pouco de aveia crua em suas saladas e refeições. Para fazer isso, basta triturá-las para que se transformem em um pó.

Purê com aveia

Você pode acrescentar um punhado de aveia no liquidificador quando for fazer purês. Desta maneira, você poderá enriquecer seus pratos, tanto em termos de sabor quanto de nutrientes.

Batidas de aveia

Se você acrescentar um punhado de flocos de aveia a suas batidas e sucos, não apenas irá facilitar o processo de depuração do organismo, mas conseguirá acelerar a perda de peso com um simples toque. Aqui estão algumas opções:

Batida de banana, aveia e mel

Batida-de-aveia

  • 1/4 de xícara de aveia
  • 1/2 iogurte natural desnatado
  • 1 banana
  • 1/2 xícara de leite desnatado
  • 2 colheres de chá de mel
  • 1/4 de colher de chá de canela

Batida de aveia e frutas silvestres

Em primeiro lugar, você deve misturar os ingredientes e deixá-los repousar durante cerca de 5 horas.

  • 1  1/2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 2 colheres de aveia (regule a sua quantidade)
  • 3/4 de xícara de leite vegetal (de soja, amêndoas, arroz, etc.).
  • 1/2 colher de chá de essência de amêndoas

Passado o tempo recomendado, prepare a batida no liquidificador com os seguintes ingredientes:

  • 1/2 xícara de leite vegetal
  • Um punhado de morangos congelados (podem ser mirtilos, framboesas, amoras, etc.).
  • 1 colher de xarope de bordo (pode ser substituído por canela ou linhaça)

Você pode acrescentar uma banana cortada em pedaços, se quiser. Misture com o preparo feito anteriormente e já estará pronto para tomar. É uma delícia!

Iogurtes de aveia

  • 3 iogurtes naturais desnatados
  • 1/2 embalagem de cream cheese light
  • 10 nozes
  • 1 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 3 colheres de xarope de agave
  • Hortelã fresca

Esta receita tem uma vantagem, pois pode ser elaborada com antecedência.

Bata os iogurtes com o queijo e a hortelã e deixe repousar. Pique as nozes e coloque-as na base. Coloque a mistura anterior por cima e polvilhe os flocos de aveia. Você pode adoçar o iogurte com xarope de agave posteriormente.

Esperamos que você decida incluir a aveia na sua dieta e possa aproveitar estas deliciosas receitas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X