Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Sabes o que significam os símbolos nas etiquetas das roupas? Tens a certeza?

Tipo:

etiquetas_roupa_capa-610×300

Há vários símbolos nas etiquetas das roupas que não imaginas o que signifiquem, ou que pensas que são uma coisa, e na realidade são outra! Mas devias ter mais atenção ao seu significado, e conhecer a maioria desses símbolos, pois o que eles indicam são os cuidados a ter com a roupa na altura da sua lavagem, o que é muito importante para que a roupa dure e se mantenha como nova.


Esses símbolos aparentemente indecifráveis nas etiquetas das roupas, nos passaram despercebidos na infância e na adolescência porque nunca precisamos deles antes.

Na correria do dia-a-dia, as peças novas são misturadas com as mais antigas e o destino de todas elas é, quase invariavelmente, o mesmo: a máquina de lavar roupa. E é assim que a vida útil de muitas de nossas roupas é reduzida. Sem muita atenção, acabamos por deitar fora um manual que faz toda a diferença na manutenção de artigos do vestuário, e limpando-os sem o cuidado especial que alguns materiais requerem, acabamos estragando-os rapidamente.

Para evitar esse desgaste, veja o que os símbolos nas etiquetas das roupas representam. Tenho certeza que vai manter um cuidado maior com as suas peças!

Lavagem

1. Quando a etiqueta tiver uma bacia e um “X” significa que o artigo não deve ser lavado; ou quando estiver em estado húmido requer um tratamento delicado. Essa não tem como se confundir.

2. A bacia com uma mão indica que a lavagem da peça deve ser manual à temperatura máxima de 40ºC;

3. Ao encontrarmos somente a imagem de um recipiente com água – o qual pode vir seguido de um traço, ou não – podemos entender que a roupa pode ser lavada normalmente, à mão ou à máquina;

4. Atente para a presença da barra abaixo do recipiente, a qual significa que caso opte pela ação mecânica, ela deverá ser reduzida.

5. Os símbolos acima contêm números os quais representam, individualmente, a temperatura máxima da água durante a limpeza da peça. As três figuras indicam que a lavagem à máquina pode ser normal, bem como o enxaguamento e a centrifugação das roupas.

6. Quando no desenho da bacia, notarmos a existência de um traço, devemos redobrar os cuidados durante a manutenção das nossas roupas. Isso porque cada número indica a temperatura máxima em que a água deve ser utilizada, e nesses casos, a interseção mecânica deverá ser reduzida. Para o enxaguamento, o ideal é que ocorra um decréscimo gradual da temperatura da água – arrefecimento -, enquanto a centrifugação deverá ocorrer de forma mais suave. Já as duas barrinhas abaixo da última imagem significam que o artigo não pode passar por torções.

Lavagem a Seco

1. Os círculos presentes nas etiquetas representam a lavagem a seco;

2. A letra “A” indica que para esse tipo de limpeza é permitida a utilização de todos os tipos de solvente universal;

3. O “F” limita o uso desses produtos, indicando o uso de hidrocarboneto;

4. A letra “P” restringe a limpeza ao uso de percloretileno;

5. Quando o círculo vier com um “X”, este tipo de lavagem não é recomendada.

Alvejamento

1. Formas triangulares representam os cuidados com o alvejamento das peças. Triângulos sozinhos indicam que o clareamento através de quaisquer alvejantes é permitido;

2. A presença do “X” cortando a figura impede a ação desses produtos para o branqueamento dos artigos;

3. As letras “Cl” presentes dentro dessa forma representam o cloro, sugerindo a utilização de produtos que possuem esse componente sejam diluídos em água fria para o clareamento das roupas.

Secagem

1. Para saber as instruções quanto à secagem das suas peças, tenha atenção para os quadradinhos presentes nas etiquetas;

2. O traço horizontal no meio do quadrado indica que o artigo deverá ser estendido neste sentido durante a sua secagem;

3. já a presença de três barras verticais permite a organização das peças para que sejam secas por gotejamento.

4. A presença de uma curva na parte superior do quadrado sugere que a melhor forma para secar a peça em questão é estendendo-a no varal;

5. Quando visualizar círculos inscritos nos quadros a intervenção mecânica é permitida. Um ponto preto dentro deste círculo estabelece que a secagem seja feita à temperatura mínima;

6. Dois pontinhos recomendam que o processo ocorra no ciclo normal das máquinas à temperatura máxima;

7. Conter um “X” que restringe a secagem.

Passar

1. Para seguir as devidas instruções e evitar estragar as roupas, a dica é ficar de olho nos pontinhos presentes dentro dos ferros das etiquetas.

2. A presença de apenas um revela que a peça deve ser passada à baixa temperatura (no máximo 100ºC);

3. Dois indicam que a base do ferro deve estar em temperatura média, próxima aos 150ºC;

4. A temperatura máxima – 200ºC – é permitida somente quando existirem três bolinhas na imagem.

5. O “X” é sempre uma imagem de negação, a qual aqui representa que a peça não pode ser passada.

Esses pequenos símbolos presentes nas etiquetas, podem fazer toda a diferença na hora da lavagem, secagem ou passagem de uma roupa. Quando sabe interpretar cada um deles, está mantendo a qualidade de suas roupas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X