Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Rica em ferro, cereja preta é indicada para culinária e tratamentos medicinais

Tipo:

145247057.jpg

Muito cultivadas em toda a Europa e no leste dos Estados Unidos, a cereja preta, também chamada de cereja negra ou cereja selvagem, cresce em arvores que atingem até nove metros de altura, possuem flores de cor branca e perfumadas. A fruta tem entre dois e três centímetros de diâmetro, nasce em cachos e possuem um sabor adocicado.


Propriedades medicinais

Devido ao seu teor de ferro, frutose e vitaminas B e C, a cereja selvagem vem sendo muito utilizada para tratar doenças como a gota, deficiência de ferro, constipação intestinal e reumatismo. Por possuir efeitos tônicos, o fruto também ajuda a tratar distúrbios do sistema nervoso, estresse e ansiedade. Além de auxiliar em males de baixa resistência imunológicas e deficiência de vitaminas, como fadiga ou anemia.

Aplicações e usos

A fruta é muito utilizada na culinária para fazer geleias e tortas de cereja, e é também muito utilizada para dar sabor a licores, refrigerantes, sorvetes e também usadas como ornamento em coquetéis. Ela às vezes é utilizada em substituição a cereja vermelha, pois possui um sabor mais forte e nítido. É muito usada para bolos que levam chocolate amargo, a exemplo do famoso floresta negra.

Confira abaixo uma deliciosa receita de bolo de cereja negra saudável, que pode também ser feito substituindo alguns ingredientes para quem é adepto do veganismo.

Bolinho de cereja preta

Ingredientes

-2 xícaras de farinha de trigo
-2 colheres de chá de fermento
-Meia xícara de chá de sal
-2/3 xícara de açúcar mascavo
-180 ml de iogurte
-1/3 xícara de leite (de gado, soja ou coco)
-1/3 xícara de óleo
-1/3 xícara de molho de maçã ou banana amassada
-1 colher de chá de baunilha
-1 xícara e meia de cerejas negras (congeladas ou frescas)
-3 colheres de açúcar integral

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 350 graus. Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento em pó, o sal e o açúcar mascavo. Em outra tigela, misture o iogurte, o leite, óleo, o molho da maçã ou banana esmagada e a baunilha. Após misturar bem, despeje os ingredientes molhados no recipiente grande onde estão os secos, e mexa até que a massa fique grossa. Assim que a massa estiver engrossando, comece a adicionar as cerejas.

Coloque a massa em uma forma de papel para ficar na forma de bolinho ou na própria bandeja. Polvilhe o açúcar integral sobre a parte superior de cada bolinho. Asse por cerca de 25 minutos com o forno a 350 graus. Após isso é só retirar do forno, esperar esfriar e depois se servir. Bom Apetite!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X