Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

REMOVA AS MANCHAS DE ÓLEO DAS PANELAS

Tipo:

manchas-o

Depois de um almoço ou jantar deliciosos, sempre há aquela tristeza quando vemos a pia cheia de louças para lavar. Ainda mais quando no meio estão panelas com gordura e óleo de fritura. Mas a limpeza do óleo das panelas não precisa ser um sacrifício e alguns truques podem facilitar este trabalho.
Cada tipo de panela, em relação ao material que ela é feita e ao seu revestimento, possui uma maneira específica de ser lavada. Porém, algumas dicas são universais, como não usar esponjas feitas de materiais abrasivos, como a palha ou a esponja de aço, que podem arranhar as panelas e tirar seus revestimentos, e o uso de água quente para amolecer e ajudar a dissolver melhor a gordura.
As panelas com revestimentos anti aderentes, como o Teflon ou T-Fal, de uso muito comum hoje em dia, são de fácil limpeza e não necessitam de raspagem ou produtos químicos fortes para tirarem a gordura.
Basta apenas que, após retirar o óleo que sobrou na panela, se ponha água quente, ou ponha-a para ferver na própria panela, com um pouco de detergente ou sabão diluído, até amolecer a gordura ou o óleo que ficou preso. Depois é só tirar a água e lavá-la normalmente, com bastante sabão, tomando cuidado para não se queimar na panela ainda quente.
Esse procedimento pode ser repetido em outros tipos de panela, como as de inox, as de barro, as de bronze, alumínio etc. que possuem material frágil a riscos e manchas ou que podem perder seus revestimentos. Lembrando sempre que a esponja não deve ser abrasiva e, para cada modelo de panela, um tipo mais duro ou mais mole é recomendado. É importante que, após esquentar a água, tome-se cuidado com as panelas esmaltadas em relação à mudança brusca de temperatura, não as colocando debaixo da água fria diretamente após serem levadas ao fogo.
Quando a gordura teima em não sair, dando aspecto de sujeira e oleosidade à panela, utilize limão para complementar a limpeza. Corte um pedaço do limão e, após passar a esponja com sabão na panela, de modo que faça bastante espuma, passe a parte aberta por toda a superfície suja. Enxague normalmente em água corrente.
Se a gordura queimou e ficou grudada no fundo da panela, uma maneira de limpá-la sem muito esforço é utilizar sal de cozinha comum. Cubra toda a gordura que ficou grudada com água limpa, jogue o sal e leve ao lume por aproximadamente cinco minutos. Dessa maneira a gordura toda irá soltar e será só passar a esponja para terminar de limpar sua panela


MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

294679000.jpg
Salve os cabelos quebradiços e sem brilho usando gengibre

Você está com os cabelos quebradiços e sem brilho? É natural que...

Como-fazer-automassagem-para-reduzir-a-barriga-430×285
Como fazer automassagem para reduzir a barriga: passo a passo

Conquistar uma barriga sarada, assim como um bumbum empinado, é sempre um dos maiores...

5sds
Nhoque a bolonhesa

Olha só o que escolhemos para o almoço de hoje: nhoque a...

Deixe seu comentário

X