Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Remédios naturais para aumentar a imunidade

Tipo:

710266000.jpg

Ninguém gosta de ficar doente o tempo todo. Com a imunidade baixa, ficamos mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções e doenças em geral, por isso é importante dedicar esforços para fortalecer o sistema imunológico.


Para fazer isso, não são necessários remédios e suplementos; alguns alimentos que já consumimos em nosso dia-a-dia, aliados a hábitos mais saudáveis, são capazes de aumentar os níveis de imunidade e proteger nosso organismo contra as mais diversas ameaças externas.

Alimentos que aumentam a imunidade

1. Gengibre

O gengibre é um dos alimentos que mais benefícios oferece para o organismo. Ele fortalece o sistema imunológico por ser rico em antioxidantes e possuir propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias.

Estudos mostram também que o gengibre combate a congestão nasal, gripes, resfriados, febre e vírus em geral, e é capaz de aliviar dores na garganta.

Ele ainda atua inibindo a proliferação de células associadas a vários tipos de câncer, sendo visto como uma arma poderosíssima na prevenção da doença.

2. Alho

Um dente de alho contém 5gm de cálcio, 12mg de potássio e mais de 100 compostos sulfúricos, que são os grandes responsáveis por aumentar a imunidade.

alho

Ele estimula a multiplicação de células que combatem as infecções e aumenta a produção de anticorpos, além de possuir antioxidantes que neutralizam os radicais livres na corrente sanguínea.

A ação do alho é potencializada se ele for consumido cru, já que o calor do cozimento pode reduzir seus efeitos antibióticos.

3. Iogurte e leite fermentado

A imunidade está intimamente ligada ao sistema digestivo, e é aqui que entram o iogurte e o leite fermentado, principalmente devido aos probióticos que eles contêm.

Probióticos são “bactérias do bem” que oferecem diversas vantagens para a digestão e o intestino. Eles ajudam a equilibrar a flora intestinal, melhoram a absorção de nutrientes e previnem o crescimento e a multiplicação de “bactérias do mal”, que podem causar infecções e doenças.

Eles também atuam mantendo uma camada mucosa no aparelho digestivo, tornando-o mais forte e capaz de prevenir invasões de agentes infecciosos. Por último, os probióticos ainda conseguem aumentar a concentração e atividade de algumas células do sistema imunológico. 

4. Vegetais verdes

Cientistas descobriram que vegetais verdes são fundamentais para manter um trato intestinal saudável. Eles garantem o adequado funcionamento de um tipo de glóbulo branco localizado no intestino e na pele, crucial para manter os níveis de imunidade altos.

Além disso, são carregados de antioxidantes que combatem os radicais livres e oferecem uma diversidade enorme de vitaminas, minerais e enzimas capazes de combater agentes patogênicos.

Estes vegetais ainda possuem propriedades desintoxicantes, ajudando o organismo a neutralizar e eliminar toxinas, contribuindo para o seu fortalecimento e aumento da imunidade.

Para obter os benefícios, aposte na couve, espinafre, brócolis, repolho, rúcula, alface e acelga.

5. Cogumelos

Os benefícios dos cogumelos para a imunidade foram descobertos recentemente, e eles vêm se consolidando como um verdadeiro remédio natural para vários males do corpo.

Eles são capazes de fortalecer o sistema imunológico e possuem propriedades antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias e até antifúngicas. Ainda ajudam a normalizar a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.

Além disso, estudos mostram que alguns cogumelos podem até matar células cancerígenas e facilitar a regeneração dos nervos.

Outras recomendações para aumentar a imunidade

Além da alimentação, aposte nestes hábitos simples para fortalecer ainda mais o sistema imunológico.

  • Reduza o estresse, já que quando estamos estressados, nossas glândulas produzem mais cortisol, alterando as reações do sistema imunológico e tornando o organismo mais suscetível a resfriados, gripes e outros vírus.
  • Pratique atividade física regularmente, já que ela ajuda a reduzir os níveis de tensão e estresse, e contribui para aumentar a imunidade

atividade-física

  • Durma bem. Privar o organismo do mínimo de 8 horas de sono por dia diminui os níveis de imunidade e eleva substâncias químicas inflamatórias no corpo, que podem causar doenças
  • Evite fumar ou se expor à fumaça do cigarro, já que ela desencadeia inflamações e aumenta o risco de resfriados, bronquite, pneumonia e sinusite
  • A vitamina D é fundamental para manter o sistema imunológico funcionando bem, e sua deficiência está correlacionada com o aparecimento de várias doenças. Uma das melhores maneiras de obtê-la é se expor ao sol regularmente. Lembre-se que os períodos de exposição devem ser curtos e  fora dos horários mais quentes do dia.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X