Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Remédios caseiros e naturais para aliviar a dor ciática

Tipo:

169790000.jpg

O nervo ciático é o maior nervo do nosso corpo e quando ele inflama, seja por irritação ou compressão, podemos começar a sentir uma dor muito forte que começa na cintura, vai descendo pela coxa e chega até abaixo do joelho. Ataques no nervo ciático são muito comuns e geralmente provocam a sensação de puxão ou beliscão que podem até paralisar de dor e evitar que a pessoa continue com as suas atividades normalmente.


As dores ciáticas podem ser controladas com remédios caseiros e também é recomendável fazer repouso durante um ou dois dias. Se você também padece deste problema é muito importante consultar um médico, pois ele poderá diagnosticar a severidade da afecção e determinar se requer um tratamento mais intenso. No entanto, para complementar seus tratamentos, recomendamos os melhores remédios caseiros para aliviar a dor ciática naturalmente.

Suco de batata e aipo

Suco_de_mamão_e_aipo

O suco de batata e aipo tem dado resultados muito positivos para aliviar as dores ciáticas, mas o único inconveniente é que requer uma centrífuga de sucos. A receita consiste em extrair o suco das batatas e do aipo até obter 280 ml. Uma vez que esteja pronto deve ser consumido diariamente.

Infusão de salgueiro

O salgueiro contém uma substância chamada salicina, princípio ativo da aspirina. Graças a esta propriedade, a infusão de salgueiro também é recomendada para aliviar a dor ciática. Para isso você só precisa ferver meio litro de água com um pedaço da casca desta árvore e deixar cozinhar durante 15 minutos. Depois de passado esse tempo retirar do fogo, coar e beber a cada 8 horas.

Urtiga

Urtiga

A Urtiga possui propriedades que ajudam a relaxar o nervo ciático e diminuir a dor. Para aproveitar este benefício, é recomendável preparar um banho de um litro da infusão de urtiga ou optar por passar na região dolorida umas ramas de urtiga fresca, com o intuito de aliviar a dor e a inflamação na região afetada. Esta última recomendação deve ser feita com muito cuidado, duas vezes por dia.

Tomilho e orégano

O tomilho e o orégano são dois ótimos aliados para aliviar as dores ciáticas, pois possuem propriedades anti-inflamatórias. Para isso você tem que simplesmente misturar uma colher de tomilho fresco, uma de orégano e outra de urtiga em um litro de água, levar a preparação para o fogo e deixar repousar por 5 minutos. Quando já estiver pronta, coar e beber duas vezes por dia.

Alho

Alho

O alho cru é outro dos remédios recomendados para aliviar a ciática, já que se trata de um alimento que ajuda a manter o sangue quente, permite uma boa circulação e isso é a chave para o alívio deste tipo de dor.

Cataplasma de lúpulo

Para aliviar as dores e a inflamação da região afetada, outra boa opção é preparar um cataplasma de lúpulo, que se faz fervendo esta erva durante 10 minutos e depois envolvendo-o em uma gaze. Sem deixar que esfrie, aplicar sobre a região dolorida e cobrir com um pano para conservar o calor.

Água quente

A aplicação de calor na região afetada é ideal para aliviar a dor e diminuir a inflamação. Para isso basta colocar bolsas de água quente, pelo menos 3 vezes ao dia.

Movimentar-se

Caminhar

Embora seja recomendado ficar um ou dois dias de repouso, os especialistas recomendam não exagerar, pois pode ser contraproducente. O ideal é que depois de dois dias de repouso, retome as atividades normais, evitando carregar muito peso ou rotacionar as costas durante as 6 primeiras semanas desde o início da dor.

Massagens

As massagens são de grande ajuda para combater os espasmos musculares que costumam se desencadear com a ciática. Este tipo de terapia deve ser feita por um profissional, porque um movimento mal feito pode causar mais sensibilidade. As massagens podem diminuir a tensão e a dor, além de controlar o estresse que pode lhe provocar esta afecção.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X