Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Quais tarefas domésticas contam como atividade física?

Tipo:

limpeza-da-geladeira-500×330

Os empregados domésticos ou pessoas que trabalham durante a semana e aproveitam os fins de semana para colocar a casa em ordem e limpá-la, não tem mais desculpas para não realizar essas tarefas do lar, já que estudos indicam que esse trabalho conta como uma atividade física. Se nesse momento você está se perguntando quais são as tarefas, não perca tempo e leia esse artigo para derrubar esse mito e aprender sobre esse tema.


As tarefas domésticas não são esportes

Talvez algumas pessoas tenham feito alguma competição com a vassoura ou esponjas, no entanto isso não se categoriza como um esporte. As tarefas do lar não podem ser consideradas como atividades físicas, simplesmente porque o esporte é uma atividade intencional. Por exemplo, não podemos contar a ida a um shopping e percorrer as lojas como uma caminhada.

A atividade física exige certo gasto de energia e deve ser produzida por todos os músculos do corpo. Temos que considerar que limpar janelas ou lavar a louça requer esforço físico, mas segundo pesquisa da Universidade de Ulster na Irlanda do Norte, não podemos considerá-los como a prática de esporte.

É verdade também que em alguns casos, as pessoas não dispõem de tempo para as atividades físicas e por esse motivo procuram exercitar-se em casa, como, por exemplo, subindo as escadas, substituindo o elevador, deslocar-se em bicicleta e não de carro entre outros.

Por sua vez, as tarefas domésticas em alguma medida nos ajudam na queima de calorias, o que não significa que elas se tornaram um esporte em sua vida. Não é o mesmo que ir a academia meia hora por dia e varrer a casa durante o mesmo período. A diferença consiste em que para obter os benefícios para nosso corpo se exige mais esforço e concentração.

As tarefas de casa não serão a causa absoluta para o processo de emagrecimento, o que realmente é necessário fazer é conciliar, ou melhor, dedicar-se verdadeiramente a outras atividades como a jardinagem, a manutenção geral da casa como a eletricidade, a canalização etc., os que também não se encaixam como uma atividade intensa que é o que o exercício físico requer.

Rotina diária do lar para queimar calorias

Além do que mencionamos anteriormente, as tarefas domésticas podem ajudar a cumprir parte das necessidades de exercícios e proporcionar movimentos ao corpo, algo que necessitamos em alguma medida para manter-nos livre do sedentarismo completo e para a melhora de nossa saúde. Não é por esse motivo que dará desculpas para não realizar os deveres da sua casa, sejam quais forem. Um exemplo desse tipo de trabalho caseiro que te resultaria na queima de 500 calorias são uma limpeza geral ou uma mudança.

Em que te ajudará? Essas atividades contribuem para que os músculos das pernas, dos braços , as costas e abdominais estejam mais tonificados ( sempre combinando-os com os exercícios na academia)

Registramos aqui algumas dicas para realizar as tarefas do lar e colocar-se em movimento, são elas:

Recolha os objetos do chão

Essa atividade requer que ao recolher algum objeto do chão, você mantenha suas costas reta, mas abaixe-se como se fosse sentar, dobrando os joelhos até alcançar o chão. Se quiser esforçar-se mais mantenha essa posição durante uns 15 segundos. Este “ exercício do lar” é ideal para ser aplicada no quarto das crianças que normalmente deixam os brinquedos esparramados por todos os lados. O mesmo pode ser feito no jardim ao recolher restos de estrume dos animais ou qualquer outro resíduo necessário na manutenção das plantas.

Comprima seu estômago ao varrer

Quando estiver varrendo sua casa, pode simultaneamente tonificar os abdominais comprimindo os músculos do estômago e simultaneamente mantenha suas costas retas. As cerdas da vassoura devem ser movimentadas o mais longe possível do seu corpo e logo a retorne para próximo de seu corpo, repetindo esse movimento durante cinco minutos e preferentemente três vezes ao dia.

Dance enquanto cozinha

Ao preparar o almoço ou o jantar, principalmente se você não gosta de cozinhar, pode aproveitar esse momento para desfrutar de uma boa música. O ato de cozinhar pode levar mais ou menos meia hora, em que deverá manter-se na mesma posição em pé. O que deve fazer para tornar esse momento agradável e produtivo a sua saúde é colocar músicas que goste e comece a dançar. Mova todo o seu corpo enquanto organiza os utensílios e prepara os alimentos. Sempre, obviamente, com muito cuidado ao se aproximar do fogão, ter que mover alguma panela no fogo ou cortar algum alimento. Essa atividade pode ajudar na queima de até 400 calorias dependendo do tempo que o execute.

Aumente o ritmo de suas tarefas

Qualquer que seja a tarefa da casa que esteja realizando procure ser mais dinâmico(a) no movimento quando, por exemplo, lavar a louça, limpar as janelas, passar pano no chá, tirar o pó dos móveis ou lavar o banheiro. Também pode aproveitar e escutar sua música preferida e mover seu corpo ao ritmo que esteja escutando. Recordamos que, mesmo que faça movimentos rápidos esteja sempre atenta para não sofrer nenhuma lesão.

Lava as janelas por dentro e por fora
Certamente seus ombros irão agradecer. Como é uma tarefa que não se faz todos os dias, talvez uma vez por semana, a cada quinze dias ou uma vez ao mês, devido ao acúmulo de sujeira, essa atividade fará que você se movimente e a execute com força. Se você leva pelo menos meia hora sem abaixar os braços e com movimentos circulares poderá queimar até 150 calorias. O mesmo funciona na limpeza de espelhos.

Encarrega-se de cuidar de seu jardim

Não somente é uma atividade bonita porque estará em contato com a natureza e ao ar livre mas também te servirá como um exercício físico. Para rastrear a terra faça o mesmo ao varrer a casa, para colher na horta , as famosas sentadinhas, lembra? Abaixe com os joelhos flexionados e para regar as plantas, carregue um recipiente maior e lembre-se sempre mantenha as costas retas.

Limpe o chão à mão

Primeiro escolha uma boa esponja e com o auxílio de um recipiente com água e produto de limpeza, e suas luvas de mãos, abaixe e de joelhos esfregue o chão até remover a manchinha menor que exista diante dos seus olhos. Mas, se prefere executar essa tarefa em pé, utilize a vassoura, mas faça a atividade da mesma forma de quando varreu ou rastreou seu jardim. O mesmo se aplica no momento de passar o aspirador.

Lave você mesma seu carro

Além da vantagem de economizar dinheiro, você estará fazendo um pouco de exercício. Os movimentos devem ser estendidos (quando lavar o teto esticar bem os braços) o que proporcionara que alongue as costas e braços, e as famosa sentadinha ao limpar os pneus e as partes inferiores do seu veículo.

Lava a roupa à mão

É verdade que toda máquina de lavar se encarrega da limpeza de nossas roupas, no entanto nem todo tipo de tecido pode ser colocado neste eletrodoméstico como, por exemplo, as roupas de seda ou algodão, as de uso dos bebês ou delicadas. Nesses casos, você deve lavá-la à mão e as demais roupas antes de introduzi-las na máquina, poderá também esfregá-las para remover manchas com o auxílio de uma escova própria para os tecidos. Esses movimentos são os mesmos que fazemos para lavar a louça e panelas com gorduras.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

46699ab9e498c5de93b2651741820923.jpeg
Sashimi de salmão maçaricado

Super saboroso, muito leve e bem fácil de preparar Veja também: Torta...

2016-03-26-01-23-44
Chá de folha de Amora possui 22 vezes mais Cálcio do que leite, diz estudo

Chá de folha de amora Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta...

Cocada de Leite Condensado
Cocada de Leite Condensado

Essa delícia de cocada bem simples de ser feita, maravilha!

Deixe seu comentário

X