Os melhores Alimentos para Subir as Plaquetas
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A função das plaquetas no nosso organismo é fundamental pois fazem parte do processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas várias patologias podem fazer com que os níveis desçam podendo ocorrer uma hemorragia interna. Uma contagem de plaquetas baixas é um assunto sério que requer supervisão médica, mas na sua alimentação poderá encontrar uma ajuda extra.
As plaquetas baixas podem dever-se a infecções graves, a doenças como a Dengue, doenças do baço, anemia hemolítica, carência de vitamina K, e a doenças mais graves como a leucemia ou resultado de um tratamento de quimioterapia, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível subi-las.
Dependendo da doença que tenha originado a descida das plaquetas, uma mudança de dieta pode ser favorável. É importante saber que em casos mais graves como a leucemia estes alimentos não trazem uma mudança significativa, pelo contrário em casos de dengue, anemia ou outro tipo de infecções e doenças ajudará significativamente.
Perante uma descida das plaquetas é necessário ingerir alimentos com um alto grau de vitaminas e minerais, que ajudaram o nosso corpo a gerar mais trombócitos e assim recuperarmos a nossa saúde.
Nos casos de anemia é necessário aumentar o consumo de ferro de forma rápida, pois as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência. Deverá incluir na dieta alimentos como os espinafres, agrião, lentilhas, pimento vermelho, fígado e goiaba.
A cenoura, beterraba e aipo são conhecidos pelas suas propriedades para subir as plaquetas. A melhor forma de consumir estes alimentos é numa salada e crus, assim obterá o máximo de vitaminas, no entanto em casos de doenças como o dengue ou infecções graves, onde os pacientes estão mais fracos, a melhor forma é comê-los num caldo ou num creme de vegetais.
A vitamina C é uma grande aliada para aumentar a contagem de plaquetas, pode obtê-la em frutas como o kiwi, os morangos, a laranjas, o limão. Uma boa sugestão para os pacientes que estão mais fracos é administrar a fruta através de um suco refrescante.
Outro dos alimentos que ajudam a subir as plaquetas são as folhas verdes de vegetais. A vitamina K encontrada na couve, brócolis, espinafre, repolho e alface, ajuda a promover a saúde óssea para além de ajudar na coagulação sanguínea. Por isso, aumente o seu consumo de folhas verdes escuras em sopas e saladas.
Se fez um exame de sangue e a sua contagem de plaquetas estiver alterada deve consultar um especialista de imediato para determinar a origem da alteração.
2 votos, média: 3 de 5
Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...
Dica de biscoitinho de queijo para acompanhar aquele cafézinho da tarde!!
Esse aspecto amarelado surge quando as roupas brancas ficam um grande período...
Carne assada no forno leva bacon nos ingredientes. Delícia para o almoço,...
Valsa na Travessa é uma receitinha especial de natal que fica simplesmente deliciosa!...
Chá de alecrim deveria fazer parte da rotina da maioria das pessoas. Ele...
Modo de Preparo: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante...
Mais um bombom que deixa um gostinho de quero mais em qualquer...