Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Os 8 melhores alimentos para dormir tranquilamente

Tipo:

dormir1-1-500×361-500×361

Se você estiver tendo problemas para dormir à noite talvez seja porque está consumindo um jantar muito pesado ou sua dieta não seja completamente saudável.


No artigo a seguir, vamos revelar quais são os melhores alimentos para dormir tranquilamente. Evite a insônia naturalmente!
Primeiro passo: determine se você sofre de algum desequilíbrio do sono
Se, em alguma ocasião, você não conseguir dormir direito a noite toda não é para ficar alarmado… Mas se este episódio for frequente e estiver piorando, você pode estar sofrendo de insônia.

Esta condição é caracterizada por não se poder dormir a noite toda, ou levar um longo tempo desde o momento que se deita, até finalmente conciliar o sonho (às vezes um pouco antes do nascer do sol ou do despertador soar).

Na maioria dos casos a insônia é causada por stress, nervosismo ou ansiedade, também problemas pessoais e até mesmo o que comemos. Às vezes pode ser devido à apneia do sono, problemas cardiovasculares ou depressão.

Quais alimentos que podem ajudá-lo a dormir melhor?

Se você for incapaz de dormir bem à noite e isso se deve a uma dieta pouco saudável antes de ir para a cama, tente consumir um ou mais desses alimentos:

Alimentos ricos em proteínas

Você se sentirá satisfeito, sem excessos e não terá que encher seu prato e consumir um jantar abundante. Dentro deste grupo estão:

Frutas frescas
Queijo
Ovos
Chocolate quente

Peru

O peru é rico em triptofano, uma substância que produz a saciedade muito rapidamente. Mas também tem a capacidade de nos ajudar a dormir profunda e tranquilamente. Coma uma porção desta carne com verduras várias vezes por semana e verá a diferença.

Água

Não se esqueça de hidratar seu corpo durante todo o dia, mas especialmente à noite. Antes de ir para a cama beba um copo de água morna. Se estiver frio você pode fazer na forma de chá de ervas, por exemplo (nada de café, refrigerantes ou suco industrializado).

Banana

Ela tem 2 nutrientes muito importantes que atuam como auxiliares naturais do sono: a melatonina e o triptofano já mencionado. Ela também fornece magnésio, o que alivia a tensão física. Comer uma banana na sobremesa faz com que o cérebro dê uma ordem ao o corpo de que já é hora de dormir.

Mel

Um copo de leite quente com uma colher de sopa de mel para adoçar é um excelente remédio para dormir em paz. Reduz os níveis de um hormônio chamado orexina, cuja função é ativar o estado de vigília. Então, se estiver reduzida, nós podemos dormir quase que instantaneamente.

Farinha de aveia

É muito rica em fibras e, se comida quente, é um incentivo para o estômago. Você pode dormir sem problemas se jantar aveia. Você também pode consumir uma tigela de leite quente misturado com esse alimento uma hora antes de deitar. Basta fechar os olhos, pois ficarão muito “pesados”!

Camomila

Beba todas as noites antes de dormir uma xícara de chá de camomila.

Ingredientes

1 colher de sopa de flores de camomila (15 g)
1 xícara de água quente (250 g)

Ferva os dois ingredientes por alguns minutos, tampe, deixe descansar, coe e beba adoçado com uma colher de chá de mel. Relaxa a mente e o corpo, permitindo que os músculos descansem.

Pão integral

Uma fatia de pão permite a liberação de insulina no corpo. Esta viaja através da corrente sanguínea, atingindo o sangue e produzindo serotonina: uma substância que elimina a depressão e o estado de alerta, e você poderá dormir à noite sem problemas. Você nem imagina o resultado, se ainda passar um pouco de mel!

O que posso jantar para evitar a insônia?

Além dos alimentos listados acima; é bom ter menus que contenham os nutrientes necessários para satisfazer o apetite e, ao mesmo tempo reduzir a ansiedade ou estresse. O resultado será mais do que satisfatório, pois você dormirá bem, durante a noite o seu corpo recarregará as energias e o seu sistema imunológico será fortalecido. Algumas ideias de jantares para dormir bem:

Massa com mix de legumes

Prepare este jantar delicioso e saudável. Rende 2 pratos.

Ingredientes

300 gramas de macarrão
1 batata
2 cenouras
1 tomate
¼ repolho
1 brócolis
Sal e pimenta a gosto
Suco de 1 limão
Molho de tomate a gosto
Preparação

Descasque as cenouras e as batatas e corte em cubos. Pique os tomates, o brócolis e o repolho.
Aqueça a água em outra panela e, quando ferver, cozinhe todos os legumes por cerca de 15 minutos.
Cozinhe o macarrão em água e sal até ficar al dente (por cerca de 10 minutos).
Quando tudo estiver cozido, coloque em um refratário com azeite e adicione o molho de tomate.
Após 6 minutos, despeje o suco de limão e tempere a gosto.
Se você quiser, pode polvilhar um pouco de queijo parmesão ralado.
Veja também: Sopas de verduras que ajudam a emagrecer

Salada de frutas e queijo

Este é um prato muito rico, fresco e natural. Perfeito para a sobremesa!

Ingredientes

1 maçã
4 fatias de melão
4 fatias de melancia
1 kiwi
1 laranja
4 fatias de mamão
4 fatias de abacaxi
100 g de queijo cottage (requeijão)
4 colheres de sopa de mel (100 g)
Preparação

Lave e corte as frutas em fatias.
Coloque em um prato aleatoriamente.
Coloque o queijo no centro e finalmente derrame o mel.
Você pode levar à geladeira por alguns minutos antes de servir.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X