Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O que fazer para a tintura do cabelo durar mais?

Tipo:

O-que-fazer-para-a-tintura-do-cabelo-durar-mais-610×300

Cabelos saudáveis e, consequentemente, bonitos fazem toda a diferença na beleza da mulher, não é mesmo? E quem optou por pintá-los, independentemente do tom escolhido, sabe que os fios necessitam de cuidados especiais para se manterem fortes, lindos e na cor desejada.
Não adiantaria nada investir em uma nova cor de cabelo que ficasse bonita apenas no momento da aplicação da coloração e por mais alguns poucos dias, e começasse a perder o brilho e o tom na sequência.


Porém, a maioria das mulheres que pintam os fios sabe que isso, de fato, ocorre, caso os cabelos não ganhem cuidados extras. Com o passar dos dias, é natural que a cor comece a desbotar, e o efeito costuma ficar ainda mais visível no caso dos tons escuros ou avermelhados.

Mas, a boa notícia é que é possível prolongar o resultado de um tom intenso e brilhante, exatamente como o desejado, por mais tempo. Confira algumas dicas fundamentais para isso:

1. Cuidados antes de pintar os fios

Antes de passar qualquer tipo de tintura nos seus fios, certifique-se de que eles estão “preparados” para isso. Por exemplo, caso os seus cabelos estejam muito danificados – devido a algum procedimento químico feito anteriormente – converse com um profissional de sua confiança sobre tratamentos que podem ajudar a recuperar a vivacidade deles.

Mas, dependendo da situação dos fios, uma hidratação feita em casa mesmo já pode ajudar. Tomar medidas simples para que os seus cabelos estejam fortes e bonitos antes mesmo da aplicação da tintura é importante para garantir resultados realmente satisfatórios.

2. Cuidados com a escolha dos produtos

Após a aplicação da tintura, é fundamental investir em produtos bons e específicos para cuidar dos fios.

Sionara Bandeira, coordenadora técnica da Keune, explica que o que mais faz os cabelos perderem a cor é a mistura do excesso de amônia, oxidante e a ação do tempo. “Por esta razão, produtos condicionadores mais ácidos ajudam a fechar a camada da cutícula para que a cor fique mais tempo. Por isso, a qualidade de produto faz diferença”, destaca.

A profissional acrescenta que “solamer” e “proteína de seda”, presentes em alguns produtos, são ingredientes que cuidam dos fios oferecendo uma proteção contra os raios UV e ajudam a condicionar os fios para que a cor dure sempre mais.

3. De olho nos retoques e na saúde dos fios

Sionara Bandeira destaca que a pessoa que opta por pintar os fios tem que estar ciente de que terá que fazer um retoque mensal, pois a raiz dos cabelos cresce de um centímetro a um centímetro e meio por mês.

“É fundamental saber que a durabilidade da cor está muito relacionada com a saúde do cabelo. Ou seja, se a pessoa só usar uma coloração mensal, respeitando, nos retoques, a aplicação correta, e usar uma manutenção para cabelos coloridos, a cor terá grande chance de fixar mais no cabelo”, destaca a profissional.

4. De olho nas particularidades de cada cabelo

Sionara explica que, se o cabelo tiver muitas luzes, ele necessitará de tratamentos ou produtos mais hidratantes para suprir a ausência de umectação do fio devido a excessivos clareamentos.

Ainda de acordo com a profissional, quando a pessoa usa tinta, por exemplo, para cobrir fios brancos, e costuma usar sempre a mesma cor, após a primeira coloração (que precisa ser feita no cabelo todo), ela deverá ter cuidados simples como usar produtos para cabelos coloridos. “Quando for retocar, é preciso aplicar a coloração na raiz de crescimento, deixar agir por 20 minutos. O restante da tinta (e o que sobrar da raiz), misturar com água e aplicar no comprimento e pontas para reavivar a cor existente ( deixando por 10 minutos). O que muita gente faz é aplicar a cor globalmente todos os meses, esquecendo que amônia sobre amônia, vai danificando o cabelo e isto faz desbotar a cor”, destaca.

Quem colore e também tem luzes nos fios deve lembrar que as luzes precisam ser retocadas no máximo a cada dois meses, aplicado descolorante ou tinta clareadora apenas na raiz. “Depois de clarear a raiz, é necessário aplicar semi color (tonalizante sem amônia) sobre o cabelo todo. Neste caso, a tinta sem amônia trata a cor… Por não ter amônia, acrescenta cor e dá brilho”, explica Sionara.

5. Cuidados necessários com os produtos químicos

A profissional Sionara explica que a mulher que gosta de colorir, usar mechas, alisar, ou ainda, fazer progressiva, tem que ter cuidado triplicado com os fios. “Pois, nestes casos, cabelos processados não seguram a cor devido à grande exposição a produtos químicos em conjunto. Eles, para que a cor dure, precisam de muita hidratação, reestruturação, entre outros tratamentos, para que o cabelo fique tratado e fácil de arrumar”, destaca.

6. A importância dos tonalizantes

Sionara acrescenta que quanto mais poroso estiver o cabelo, menor será durabilidade da cor.

Vale ressaltar que os cabelos porosos vão além do ressecado. Neste caso, os fios ficam também quebradiços e sem elasticidade. Uma dica para identificar se os cabelos estão mesmo porosos, é: segurá-los e esticá-los. Com o polegar e o indicador em formato de pinça, passar os dedos pelos fios… Caso encontre nós ou mesmo uma “areiazinha”, é sinal que as cutículas estão abertas e o cabelo, poroso.

“Hoje temos muitas opções de tratamento. No caso de porosidade extrema, é preciso evitar ficar mudando a cor dos cabelos e, de preferência, optar por tonalizantes sem amônia”, diz Sionara.

“Muitas pessoas pensam que tonalizantes duram pouco. Isso é engano, quanto mais se usa tonalizante, mais a cor se fixa e o cabelo fica tratado”, destaca a profissional.

Mais dicas importantes para que a tintura dure mais

Água quente agride o fio e acelera a perda de pigmentação, por isso, é preciso ter bastante cuidado durante o banho. Uma dica é lavar rapidamente o cabelo e aplicar o condicionador, colocando, em seguida, uma touca plástica comum na cabeça para continuar o banho. Minutos antes de desligar o chuveiro, basta tirar a touca e enxaguar os fios.
Não exagere no xampu, ainda que o produto seja adequado ao seu cabelo, para evitar o ressecamento. Para isso, não despeje o xampu diretamente no couro cabeludo. Coloque uma pequena quantidade nas palmas das mãos, friccione uma na outra e só então passe o xampu nos fios.
Hidrate os fios logo após a aplicação da tintura. A maioria dos produtos já vem com um creme próprio para isso, o que ajuda na fixação da cor. Em grande parte dos salões também é possível encontrar hidratações que devem ser feitas imediatamente após a pintura dos cabelos.
Proteja os cabelos dos raios solares, para isso, aposte num leave-in com proteção solar, especialmente quando for à praia ou à piscina.
Evite transformações radicais. Claro, você deve mudar o visual sempre que sentir vontade, isto é ótimo! Mas procure clarear ou escurecer os fios progressivamente, pois os processos necessários para uma grande mudança acabam agredindo muito os fios, deixando-os frágeis e ressecados.
Por fim, sempre converse com um profissional antes de apostar nessas mudanças de cor, pois ele, provavelmente, passará dicas importantes em relação aos cuidados que você precisará ter com os seus cabelos após o procedimento.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

5 votos, média: 3.2 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

1094946_648881618455285_1086556140_n
Macarronada com molho vermelho com carne moída

Que tal uma macarronada esperta para o jantar?

334633000.jpg
Elimine a gordura do abdômen com este xarope caseiro

  Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

50201319.jpg
6 maravilhosas ideias de sanduíche sem pão que você vai adorar

Desde a antiguidade, o pão é um dos alimentos mais consumidos em...

0f48c7c2626e3008afbbaa959f3b7715.jpg
Irmãs investem R$ 300 em bolos de pote e viram empresárias em MG

Uma é dentista e a outra pedagoga, mas juntas são sócias. Esse...

Deixe seu comentário

X