Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O óleo de coco poderia prevenir o Alzheimer

Tipo:

874226000.jpg

Segundo um estudo muito recente publicado em revistas como a Alzheimer’s Society, o consumo regular de óleo de coco poderia prevenir o Alzheimer, o que constitui uma possibilidade muito interessante para evitar o surgimento da demência.


Em 2017 esperam-se novos relatórios clínicos que validem, de forma definitiva, o benefício ou não de oferecer o óleo de coco às pessoas com a doença.

Atualmente,são muitos os pacientes diagnosticados com o mal de Alzheimer que apresentam não uma melhora estável, mas uma diminuição do processo degenerativo, e isso já é por si só um fato que nos dá esperança.

Até hoje a ciência não pôde oferecer uma cura ou tratamento eficaz para o Alzheimer, de forma que, no momento, contamos apenas com estratégias para frear seu avanço na medida do possível.

Portanto, o óleo de coco é uma opção interessante sobre a qual queremos falar.

Prevenir o Alzheimer com o óleo de coco

Muitos de nós estamos muito acostumados a ler e ouvir várias recomendações sobre como prevenir o Alzheimer: aumentar o consumo de ômega 3, preservar nossa reserva cognitiva, aumentar o consumo de frutas e vegetais…

Temos que esclarecer que, apesar dessa doença degenerativa não ter cura, vale a pena ter hábitos de vida saudáveis para, ao menos, prevenir seu aparecimento.

A origem do Alzheimer conta com três hipóteses básicas: o déficit da acetilcolina, o acúmulo de amiloide e os transtornos metabólicos.

casal_idosos_prevenir_o_alzheimer

Então, de que maneira o óleo de coco poderia nos beneficiar? Explicamos:

O problema da glicose no Alzheimer

As células nervosas do cérebro das pessoas com o mal de Alzheimer não são capazes de utilizar a glicose para produzir energia e, como consequência, estas células deixar de realizar sua função de maneira eficaz, degradando-se.

  • O óleo de coco atua a nível cerebral como uma forma de combustível ou de “energia alternativa”, capaz de preservar parte do funcionamento das células.
  • Atualmente está sendo realizado um estudo clínico nos Estados unidos para demonstrar se o óleo de coco pode realmente atuar como um substituto natural da glicose para as células nervosas.

Os resultados serão publicados em 2017.

O papel das cetonas no nosso cérebro

As cetonas são um composto orgânico presente no óleo de coco que poderia frear o avanço do Alzheimer. A forma como conseguiriam isso seria a seguinte:

  • Os ácidos graxos de cadeia média (AGCM) presentes no óleo de coco não se transformam em tecido adiposo para serem armazenados, mas vão diretamente para o fígado para se converterem em cetonas.
  • As cetonas são liberadas na corrente sanguínea para depois serem transportadas até o cérebro, onde são facilmente utilizadas como combustível, sem a necessidade de insulina.
  • Estas cetonas potencializam e melhoram os processos cognitivos.
  • Temos que lembrar que os pacientes com o mal de Alzheimer apresentam uma resistência muito característica à insulina, portanto o óleo de coco se destaca como uma alternativa muito interessante.

prevenir_o_alzheimer

O óleo de coco pode prevenir e curar o Alzheimer?

A resposta par se o óleo de coco pode curar o Alzheimer é “NÃO”. Entretanto, sobre a questão de poder preveni-lo, atualmente não contamos com estudos suficientes para dar uma resposta segura e firme.

Enquanto aguardamos mais pesquisas e estudos, os dados aos quais podemos nos ater atualmente são os seguintes:

  • O óleo de coco combate a inflamação.
  • O óleo de coco melhora os processos cognitivos dos pacientes afetados pela demência. Seus efeitos são “a curto prazo”. Atualmente, a indústria farmacêutica trabalha para conseguir um efeito mais “durável”.
  • O óleo de coco possui uma gordura benéfica que potencializa a saúde de nosso fígado e de nosso cérebro.
  • O óleo de coco é um complemento alimentar muito energético e nutritivo que oferece bons resultados a pacientes diagnosticados com Alzheimer.

prevenir_o_alzheimer_cerebro_com_alzheimer

Como devemos consumir o óleo de coco para prevenir o Alzheimer

A dose recomendada é de uma colherada diária, contendo 15 gramas. É importante que você consuma o óleo de coco extra-virgem não refinado, o mais natural que você encontrar no mercado.

Você vai encontrar o óleo de coco na forma quase sólida, e muita gente o utiliza como uma alternativa à manteiga.

A melhor forma de consumir óleo de coco para prevenir o Alzheimer é do seguinte modo:

  • Ao natural, apenas uma colherada ao se levantar de manhã
  • Uma colher de sopa misturada ao café
  • Uma colher de sopa misturada à aveia
  • Uma colher de sopa misturada a um suco

prevenir_o_alzheimer_oleo_de_coco

Ainda que sejam necessários mais estudos, vale a pena incluir em nossa dieta o óleo de coco: é um complemento muito nutritivo que nos permite melhorar nossa saúde, perder peso e cuidar de nosso cérebro.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X